Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Dentre as regras estabelecidas pela Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), inclui-se:

  • A.

    As disposições da lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

  • B.

    Para os efeitos da lei é considerado agente público apenas o ocupante de cargo efetivo ou em comissão.

  • C.

    Se a lesão ao patrimônio público ocorrer por ação ou omissão culposa, e não dolosa, do agente ou de terceiro, estes não estarão obrigados a ressarcimento do dano.

  • D.

    No caso de enriquecimento ilícito, o agente público ou terceiro beneficiário perderá metade dos bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

  • E.

    O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente não está sujeito às cominações da lei.

O instrumento jurídico adequado para a destinação de bens públicos às organizações sociais integrantes do terceiro setor é a

  • A.

    concessão de direito real de uso, com prévia licitação.

  • B.

    autorização de uso, com prévia licitação.

  • C.

    concessão de uso, sendo dispensada a licitação.

  • D.

    permissão de uso, sendo dispensada a licitação.

  • E.

    permuta, sendo dispensada a licitação.

A partir da definição legal de poder de polícia, constante do art. 78 do Código Tributário Nacional, extrai-se que esse poder

  • A.

    deve ser sempre exercido em função do interesse público.

  • B.

    é eminentemente discricionário e não pode ser exercido em caráter vinculado.

  • C.

    sobrepõe-se à estrita legalidade, cabendo seu exercício na omissão da lei.

  • D.

    compete a entidades da administração direta e indireta, regidas pelo direito público ou pelo direito privado.

  • E.

    pode ser exercido por um ente político sobre outro.

Decorre do atributo de presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos que:

  • A.

    as prestações tipicamente administrativas podem ser exigidas imediata e diretamente pela Administração, sem necessidade de mandado judicial.

  • B.

    o particular está obrigado ao fiel atendimento do ato, sob pena de se sujeitar a execução forçada pela Administração ou pelo Judiciário.

  • C.

    na Administração Pública, só é permitido fazer o que a lei autoriza e seus preceitos não podem ser descumpridos.

  • D.

    enquanto não sobrevier o pronunciamento de nulidade, os atos administrativos são tidos por válidos e operantes, quer para a Administração, quer para os particulares sujeitos ou beneficiários de seus efeitos.

  • E.

    toda atividade pública será ilegítima se não houver a sua adequação aos princípios da moralidade e da legalidade.

Em matéria de licitações, é característica estranha à modalidade concorrência, prevista na Lei nº 8.666/93, a

  • A.

    exigência de comprovação de qualificação técnica na fase de habilitação.

  • B.

    possibilidade de alteração de valores constantes da proposta comercial durante o procedimento.

  • C.

    possibilidade de julgamento pelo critério de menor preço.

  • D.

    possibilidade de uso de recursos administrativos no curso do procedimento.

  • E.

    utilização do tipo técnica e preço para serviços de natureza predominantemente intelectual.

A prática de ato de improbidade administrativa que cause prejuízo ao erário

  • A.

    gera ao agente infrator o dever de ressarcir os cofres públicos pelos prejuízos causados, apurando-se a sua responsabilidade civil em caráter objetivo, na forma do art. 37, § 6º, da Constituição Federal.

  • B.

    gera ao agente infrator o dever de indenizar, revertendo a indenização a fundo de reparação de direitos difusos lesados, gerido por entidades da sociedade civil com participação do Ministério Público.

  • C.

    não gera o dever de indenizar.

  • D.

    apenas ensejará o dever de indenizar se as demais sanções correspondentes ao ato de improbidade não forem suficientes para a adequada correção do ilícito, a ser apreciado pelo juiz na eventual sentença condenatória.

  • E.

    gera ao agente infrator o dever de indenizar, determinando eventual sentença condenatória o pagamento em favor da pessoa jurídica prejudicada pelo ato ilícito.

É certo que a Administração Pública, dentre outras situações,

  • A.

    está sujeita à fiscalização administrativa de seus atos, sendo-lhe vedada a revogação de seus atos discricionários.

  • B.

    tem o dever de velar pela execução da lei, facultada a anulação dos atos ilegais que praticar.

  • C.

    sujeita-se ao controle jurisdicional de sua atuação, mas não ao controle legislativo de seus atos.

  • D.

    não pode descumprir a lei a pretexto de sua inconstitucionalidade, mas pode atuar, em qualquer situação, contra legem ou praeter legem.

  • E.

    deve anular os atos ilegais que praticar e pode revogar seus atos discricionários inconvenientes ou inoportunos.

A posse em cargo público

  • A. ocorrerá no prazo de quarenta e cinco dias contados da publicação do ato de aprovação no concurso público.
  • B.

    é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • C.

    independerá de prévia inspeção médica oficial de aptidão física ou mental, facultado a autoridade exigir sua comprovação por atestado médico.

  • D.

    ocorrerá apenas nos casos de provimento de cargo por nomeação.

  • E.

    não poderá dar-se mediante procuração, ainda que específica para o ato e lavrada em cartório competente.

De acordo com a Lei federal nº 8.112/90, a nomeação de servidor público federal, em caráter efetivo, far-se-á para cargos

  • A. de provimento efetivo ou de carreira, sempre precedida de concurso público.
  • B.

    de carreira, efetivos ou funções de confiança.

  • C.

    exclusivamente de carreira, precedida ou não de concurso público.

  • D.

    permanentes e temporários, precedida de concurso público.

  • E.

    efetivos e em comissão, sempre precedida de concurso público.

Sobre as características dos contratos administrativos, considere:

I. As cláusulas exorbitantes, que constituem uma das características do contrato administrativo, são cláusulas que colocam a Administração Pública em posição de supremacia, conferindo-lhe prerrogativas em relação ao contratado.

II. O princípio da finalidade não está previsto nos contratos da Administração Pública regidos pelo Direito Privado.

III. Obediência à forma prescrita em lei é uma das características dos contratos administrativos.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  • A.

    II.

  • B.

    III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

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