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Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
No exercício de seu poder regulamentar, o Chefe do Poder Executivo pode expedir, relativamente a todas as matérias de sua competência, regulamentos
autônomos, destinados a criar normas jurídicas gerais e abstratas, independentemente de lei anterior.
autônomos, cuja eficácia e aplicabilidade independe de posterior manifestação do Poder Legislativo.
de execução, destinados a dar fiel cumprimento às leis.
de execução, destinados a dar fiel cumprimento aos decretos por ele expedidos.
independentes, destinados a regulamentar a prestação de serviços públicos.
Victor foi nomeado técnico judiciário junto ao Tribunal Regional do Trabalho. Entretanto na data de publicação do ato de provimento Victor encontrava-se afastado servindo no juri, na qualidade de jurado. Nesse caso, o prazo legal para sua posse
continuará de dez dias, permitida a procuração com poderes gerais.
não sofrerá qualquer alteração quanto ao seu início e término.
será prorrogado por mais trinta dias, sendo vedada a procuração.
será contado do término do impedimento.
será alterado para quinze dias contados da data do julgamento.
A garantia da estabilidade, conferida aos servidores públicos após 3 (três) anos de efetivo exercício,
impede a extinção do cargo respectivo, salvo por meio de lei.
é aplicável tanto aos servidores efetivos, quanto aos servidores ocupantes de cargos de provimento em comissão.
é compatível com a demissão por razões disciplinares, mesmo por meio de simples processo administrativo, assegurada a ampla defesa.
impede a redução de vencimentos ou subsídios, ressalvadas as exceções constitucionais.
prescinde de prévia avaliação de desempenho para ser concedida.
Benedito, técnico judiciário, pretende entrar em gozo de férias em parcelas. Nesse caso, é certo que,
as férias não podem ser parceladas, mas permitido o gozo de vinte dias e a indenização de dez dias.
no parcelamento de férias, o servidor não receberá o valor do adicional de um terço dos vencimentos.
as férias poderão ser parceladas em até três etapas, sendo imprescindíveis o pedido do servidor e o interesse da administração pública.
o parcelamento de férias é permitido, desde que em duas parcelas, em períodos de quinze dias e a critério da administração pública.
estando em gozo de férias parceladas, elas podem ser interrompidas, desde que por motivo relevante apresentado pelo servidor.
Tendo em vista o regime estatutário dos servidores públicos e o regime previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas − CLT, que disciplina as relações de trabalho dos empregados públicos, é correto afirmar:
Os servidores públicos titulares de cargo em comissão estão vinculados ao regime geral de previdência social e ao regime jurídico laboral da Consolidação das Leis do Trabalho.
Os Estados e os Municípios que optarem por contratar seu pessoal sob a égide da Consolidação das Leis do Trabalho não podem derrogar normas desse regime jurídico, para adaptá-las a situações de interesse público, ainda que relevantes.
Os empregados públicos de empresas públicas que exploram atividade econômica e recebem recursos públicos do Estado para custeio submetem-se à Consolidação das Leis Trabalhistas e não à regra constitucional que veda a acumulação remunerada de empregos, cargos ou funções.
Se houver consenso entre os servidores públicos estatuários e a Administração Pública a qual se subordinam são juridicamente admitidas alterações no regime jurídico que os vincula.
O provimento derivado vertical, por promoção, em cargo efetivo de carreira deve ser precedido de concurso público.
A apuração de irregularidade praticada por servidor estadual do Rio de Janeiro será feita mediante
apuração sumária, se se tratar de abandono de cargo ou função.
processo administrativo disciplinar, se a penalidade cabível em tese for de demissão ou cassação de aposentadoria.
sindicância, quando a penalidade em tese cabível for advertência, repreensão ou suspensão até 30 dias.
intervenção direta do superior imediato, se já existir denúncia do Ministério Público.
inquérito administrativo sempre que a penalidade cabível em tese for suspensão por mais de 30 dias.
Pregão é a modalidade licitatória aplicável para
aquisição de bens e serviços comuns e para contratação de obras de pouca complexidade.
alienação de bens adquiridos por adjudicação judicial.
aquisição de bens e serviços com valor inferior a R$ 80.000,00.
aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor.
alienação de bens inservíveis e aquisição de obras de arte.
O servidor público quando instado pela legislação a atuar de forma ética, não tem que decidir somente entre o que é legal e ilegal, mas, acima de tudo entre o que é
oportuno e inoportuno.
conveniente e inconveniente.
honesto e desonesto.
público e privado.
bom e ruim.
No procedimento licitatório, as exigências relativas à qualificação econômico-financeira
devem contemplar, obrigatoriamente, a relação de compromissos assumidos pelo licitante que importem a diminuição da sua capacidade operativa ou absorção de disponibilidade financeira.
não podem contemplar a exigência de capital mínimo ou índices de liquidez.
devem limitar-se ao balanço patrimonial e demonstrações financeiras do último exercício e certidão negativa de falência.
somente podem estar presentes em licitações de grande vulto, que contemplem fase de pré-qualificação.
podem contemplar a exigência de garantia, limitada a 1% do valor estimado do objeto da contratação.
No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirmativas abaixo.
I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do próprio servidor do que do usuário.
II. O gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua do trabalho leva ao comportamento rotineiro e à perda de motivação.
III. A aceitação do erro, isto é, de procedimentos que não agreguem valor ao serviço prestado deve ser tolerado para a melhoria do clima organizacional.
IV. A principal dificuldade na implantação de programas de gestão da qualidade no setor público é a mudança constante de administradores.
V. O equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a primeira, tendo em vista o princípio do bem comum.
Está correto o que se afirma APENAS em
IV e V.
III, IV e V.
II, III e IV.
I, II e III.
I, II, III e IV.
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