Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A concessão de serviço público é a delegação

  • A.

    de serviços, originalmente de competência do poder público à pessoa jurídica ou ao consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante licitação, na modalidade de convite e com prazo indeterminado.

  • B.

    de atribuições e serviços, originalmente de competência do poder público à pessoa jurídica ou ao consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante licitação, na modalidade de concorrência e com prazo determinado.

  • C.

    a título precário, de atribuições, originalmente de competência do poder público à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante leilão, na modalidade de tomada de preços e com prazo indeterminado.

  • D.

    de serviços, originalmente de competência do poder público à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante licitação, na modalidade de concurso e com prazo determinado.

  • E.

    serviços, a título precário, originalmente de competência do poder público ao consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante convite, na modalidade de tomada de preços e com prazo determinado.

Quando a lei estabelece a única solução possível diante de determinada situação de fato, fixando todos os requisitos, cuja existência a Administração deve limitar-se a constatar, sem qualquer margem de apreciação subjetiva, estamos diante de atos administrativos

  • A. complexos.
  • B. de gestão.
  • C. vinculados.
  • D. discricionários.
  • E. de expediente.

De acordo com a Constituição Federal, o limite de remuneração aplicável aos servidores públicos do Poder Executivo estadual é

  • A.

    o subsídio de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

  • B.

    o subsídio do Governador do Estado.

  • C.

    o subsídio de Desembargador do Tribunal de Justiça.

  • D.

    90,25% (noventa vírgula vinte e cinco por cento) do subsídio de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

  • E.

    90,25% (noventa vírgula vinte e cinco por cento) do subsídio do Governador do Estado.

São, dentre outros, elementos do ato administrativo:

  • A.

    a forma, o mérito e a razoabilidade.

  • B.

    a discricionariedade, a vinculação e a arbitrariedade.

  • C.

    o objeto, o motivo e a finalidade.

  • D.

    o sujeito, a competência e o destinatário.

  • E.

    a autoexecutoriedade, a imperatividade e a presunção de legalidade.

Sujeitos e organizações privadas que se comprometem com a realização de interesses coletivos e a proteção de valores supraindividuais, mediante contratos de gestão, integram

  • A. o terceiro setor.
  • B. as fundações públicas.
  • C. as empresas públicas.
  • D. o primeiro setor.
  • E. o segundo setor.

É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos quando houver compatibilidade de horários no caso de

  • A.

    dois cargos de professor com outro, técnico ou científico.

  • B.

    três cargos de professor.

  • C.

    dois cargos técnicos com um cargo de professor.

  • D.

    dois cargos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas.

  • E.

    dois cargos técnicos ou científicos.

Há dois princípios constitucionais fundamentais para o Direito Administrativo. A partir deles constroem-se todos os demais. São eles:

  • A.

    prescrição de veracidade e publicidade.

  • B.

    impessoalidade e legalidade.

  • C.

    legalidade e supremacia do interesse público.

  • D.

    publicidade e moralidade.

  • E.

    especialidade e supremacia do interesse público.

O poder hierárquico

  • A.

    autoriza a Administração Direta a rever, de ofício, os atos praticados pelas entidades integrantes da Administração Indireta, quando identificada a sua desconformidade com as diretrizes governamentais.

  • B.

    corresponde ao poder conferido aos agentes públicos para emitir ordens a seus subordinados e aplicar sanções disciplinares, ainda que não expressamente previstas em lei.

  • C.

    fundamenta a avocação, pela Administração Direta, de matérias inseridas na competência das autarquias a ela vinculadas.

  • D.

    constitui fundamento da organização administrativa, estabelecendo relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos integrantes da Administração Pública.

  • E.

    possibilita ao particular apresentar recurso ordinário ao Ministério ao qual se encontra vinculada entidade integrante da Administração Indireta, insurgindo-se contra o mérito do ato praticado.

A remuneração por meio de subsídio em parcela única é obrigatória para

  • A.

    o chefe do Poder Executivo e respectivos auxiliares, bem como os dirigentes superiores das entidades da administração indireta.

  • B.

    os detentores de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais.

  • C.

    o membro de Poder, os detentores de mandato eletivo e os ocupantes de cargo de chefia ou comissão.

  • D.

    o Presidente da República, os Governadores de Estado e os Prefeitos Municipais, apenas.

  • E.

    os Ministros dos Tribunais Superiores, os Desembargadores do Tribunal de Justiça e os juízes equivalentes em nível Municipal.

Nos termos da Lei nº 8.112/90, relativamente à posse e ao exercício, considere:

I. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de aprovação em concurso público.

II. A posse em cargo público independerá de prévia inspeção médica oficial.

III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

IV. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

V. O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

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