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A concessão de serviço público é a delegação
de serviços, originalmente de competência do poder público à pessoa jurídica ou ao consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante licitação, na modalidade de convite e com prazo indeterminado.
de atribuições e serviços, originalmente de competência do poder público à pessoa jurídica ou ao consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante licitação, na modalidade de concorrência e com prazo determinado.
a título precário, de atribuições, originalmente de competência do poder público à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante leilão, na modalidade de tomada de preços e com prazo indeterminado.
de serviços, originalmente de competência do poder público à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante licitação, na modalidade de concurso e com prazo determinado.
serviços, a título precário, originalmente de competência do poder público ao consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, mediante convite, na modalidade de tomada de preços e com prazo determinado.
Quando a lei estabelece a única solução possível diante de determinada situação de fato, fixando todos os requisitos, cuja existência a Administração deve limitar-se a constatar, sem qualquer margem de apreciação subjetiva, estamos diante de atos administrativos
De acordo com a Constituição Federal, o limite de remuneração aplicável aos servidores públicos do Poder Executivo estadual é
o subsídio de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
o subsídio do Governador do Estado.
o subsídio de Desembargador do Tribunal de Justiça.
90,25% (noventa vírgula vinte e cinco por cento) do subsídio de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
90,25% (noventa vírgula vinte e cinco por cento) do subsídio do Governador do Estado.
São, dentre outros, elementos do ato administrativo:
a forma, o mérito e a razoabilidade.
a discricionariedade, a vinculação e a arbitrariedade.
o objeto, o motivo e a finalidade.
o sujeito, a competência e o destinatário.
a autoexecutoriedade, a imperatividade e a presunção de legalidade.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Sujeitos e organizações privadas que se comprometem com a realização de interesses coletivos e a proteção de valores supraindividuais, mediante contratos de gestão, integram
É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos quando houver compatibilidade de horários no caso de
dois cargos de professor com outro, técnico ou científico.
três cargos de professor.
dois cargos técnicos com um cargo de professor.
dois cargos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas.
dois cargos técnicos ou científicos.
Há dois princípios constitucionais fundamentais para o Direito Administrativo. A partir deles constroem-se todos os demais. São eles:
prescrição de veracidade e publicidade.
impessoalidade e legalidade.
legalidade e supremacia do interesse público.
publicidade e moralidade.
especialidade e supremacia do interesse público.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O poder hierárquico
autoriza a Administração Direta a rever, de ofício, os atos praticados pelas entidades integrantes da Administração Indireta, quando identificada a sua desconformidade com as diretrizes governamentais.
corresponde ao poder conferido aos agentes públicos para emitir ordens a seus subordinados e aplicar sanções disciplinares, ainda que não expressamente previstas em lei.
fundamenta a avocação, pela Administração Direta, de matérias inseridas na competência das autarquias a ela vinculadas.
constitui fundamento da organização administrativa, estabelecendo relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos integrantes da Administração Pública.
possibilita ao particular apresentar recurso ordinário ao Ministério ao qual se encontra vinculada entidade integrante da Administração Indireta, insurgindo-se contra o mérito do ato praticado.
A remuneração por meio de subsídio em parcela única é obrigatória para
o chefe do Poder Executivo e respectivos auxiliares, bem como os dirigentes superiores das entidades da administração indireta.
os detentores de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais.
o membro de Poder, os detentores de mandato eletivo e os ocupantes de cargo de chefia ou comissão.
o Presidente da República, os Governadores de Estado e os Prefeitos Municipais, apenas.
os Ministros dos Tribunais Superiores, os Desembargadores do Tribunal de Justiça e os juízes equivalentes em nível Municipal.
Nos termos da Lei nº 8.112/90, relativamente à posse e ao exercício, considere:
I. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de aprovação em concurso público.
II. A posse em cargo público independerá de prévia inspeção médica oficial.
III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
IV. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
V. O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV.
I e III.
I e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
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