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Sobre os bens públicos, é correto afirmar que os bens
do domínio público são os que se destinam especialmente à execução dos serviços públicos e não podem ser alienados.
dominiais, ou dominicais, por integrarem o patrimônio público, não podem ser alienados pela Administração Pública.
dominiais, ou dominicais, são bens pertencentes ao patrimônio disponível da Administração Pública e podem ser alienados.
de uso especial são restritos aos destinados às instalações do Poder Judiciário.
de uso comum e os de uso especial não podem ser vendidos mesmo se forem desafetados.
NÃO enseja dispensa de licitação a hipótese de
ocorrência de guerra ou grave perturbação da ordem.
emergência ou calamidade pública.
compras de materiais de uso exclusivo das Forças Armadas, quando houver necessidade de padronização técnica.
intervenção no domínio econômico, pela União.
notória especialização do prestador de serviços.
No que se refere à gratificação natalina, é certo que
será atribuída integralmente ao servidor exonerado, calculada sobre o vencimento do mês da exoneração.
corresponde a 1/12 (um doze avos) do vencimento a que o servidor fizer jus, por mês de exercício no respectivo ano.
deverá ser paga sempre no dia 20 do mês de dezembro de cada ano civil.
a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerada como uma quinzena.
não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Quando celebram termo de parceria com a Administração Pública, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público − OSCIPs, como entidades do terceiro setor,
passam a integrar a Administração Direta.
exercem atividade privada de interesse público.
transformam-se em empresas estatais.
exercem atividade de direito público.
não estão sujeitas a fiscalização por parte do Tribunal de Contas.
Constitui norma comum e inerente ao regime jurídico das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista
a imunidade tributária garantida pela Constituição, relativa aos impostos sobre patrimônio, renda ou serviços.
o controle das suas atuações por órgãos da Administração Direta, nos limites da lei.
o desempenho de atividade de natureza não econômica.
a incidência do duplo grau de jurisdição, quando sejam partes em processo judicial.
a instituição de sua personalidade jurídica por Decreto expedido pelo chefe do Poder Executivo.
Sobre as modalidades de licitação, considere:
I. Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, confor me critérios constantes de edital.
II. Pregão é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados no órgão licitante para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital.
III. Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, devidamente cadastrados, escolhidos e convidados em número mínimo de 2 (dois) pela unidade adminis trativa.
IV. Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
V. É possível a combinação das modalidades de licitação, de modo a se estabelecer nova modalidade, desde que todos os requisitos estejam previstos na lei.
Está correto o que contém APENAS em
I e IV.
I, II e V.
II e IV.
II, III e V.
IV e V.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
As agências reguladoras, criadas para regular e fiscalizar os serviços prestados por empresas privadas que atuam na prestação de serviços, que em suas essências seriam públicos, têm natureza jurídica de
autarquias sob regime especial.
órgãos da Administração direta.
empresas públicas.
órgãos do Tribunal de Contas da União.
entidades privadas.
Os crimes definidos na Lei de Licitações, ainda que simplesmente tentados, sujeitam os seus autores, quando servidores públicos, além das sanções penais, à
pena de multa equivalente ao vencimento/salário do servidor.
pena de advertência, com anotação no prontuário.
pena de suspensão pelo prazo de 90 (noventa) dias.
sanções administrativas a critério do superior imediato.
perda do cargo, emprego, função ou mandato eletivo.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Sobre o abuso de poder, considere:
I. Ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuições ou se desvia das suas finalidades administrativas.
II. O abuso de poder só pode ocorrer na forma comissiva, nunca na omissiva.
III. Desvio de finalidade não caracteriza abuso de poder.
IV. O desvio de finalidade ou de poder ocorre quando a autoridade, atuando fora dos limites da sua competência, pratica o ato com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse público.
V. O excesso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai além do permitido e exorbita no uso das suas faculdades administrativas.
Está correto o que contém APENAS em
I e V.
I, II e IV.
I, II e V.
II e V.
III, IV e V.
A respeito das responsabilidades do servidor público civil da União, em conformidade com a Lei no 8.112/90, é correto afirmar:
A responsabilidade penal do servidor abrange tão-só os crimes contra a Administração Pública.
A obrigação de reparar o dano não se estende aos sucessores.
A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
Sendo independentes as instâncias, a responsabilidade administrativa do servidor não será afastada, mesmo no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato.
Tratando-se de dano causado a terceiros, a responsabilidade será da União, respondendo o servidor apenas no âmbito administrativo.
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