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É certo que, na hipótese de conveniência para o serviço, a penalidade de
repreensão, poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de provento, ficando o servidor obrigado a retornar ao serviço.
advertência poderá ser convertida em multa, na base de 25% (vinte e cinco por cento) por dia de vencimento, desobrigando o servidor a permanecer em serviço.
suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.
demissão poderá ser convertida em multa, na base de 30% (trinta por cento) por dia de remuneração, desobrigando o servidor a permanecer em serviço.
destituição de cargo em comissão poderá ser convertida em multa, na base de 20% (vinte por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.
No contrato administrativo, cláusulas exorbitantes são as
que exigem garantia contratual e seguros por dano material e moral.
colocadas no contrato que extrapolam do seu objeto.
que estabelecem obrigações para as partes, não previstas em lei.
que fixam a duração do contrato além da vigência dos respectivos créditos orçamentários e estabelecem o foro do domicílio do contratado como competente para dirimir qualquer questão sobre o contrato.
que conferem determinadas prerrogativas à Administração Pública, colocando-a em situação de superioridade em relação ao particular contratado.
Nos termos da lei, a destituição de servidor público no cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de
multa e de suspensão.
advertência e cessação de função em comissão.
multa e cassação de disponibilidade.
cassação de aposentadoria e de disponibilidade.
suspensão e de demissão.
A regra constitucional da imprescritibilidade dos bens públicos
não tem exceção.
tem por exceção as terras devolutas.
tem por exceção os bens dominicais.
tem por exceção as terras improdutivas.
tem por exceção os bens adquiridos como pagamento de dívidas.
Quanto as penalidades aplicadas aos servidores públicos, considere:
I. O ato de imposição da penalidade disciplinar mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar.
II. Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.
III. O cancelamento da penalidade de advertência e suspensão surtirá efeitos retroativos.
É correto o que se afirma APENAS em
I
I e II.
I e III.
II e III.
III.
Aretuza, aposentou-se de seu cargo público federal. Posteriormente, foi condenada em processo administrativo por ter recebido propina, em razão de suas atribuições quando estava em atividade. Nesse caso, Aretuza
responderá apenas criminalmente por ser fato delituoso.
continua aposentada por não ter mais vínculo funcional.
será notificada para repor o valor da propina sem outras conseqüências.
terá cassada sua aposentadoria.
responderá apenas civilmente para o ressarcimento de terceiros.
Quando se menciona da possibilidade que tem a administração de criar obrigações ou impor restrições, unilateralmente, aos administrados, diz-se do atributo do ato administrativo denominado
presunção de legitimidade.
auto-executoriedade.
tipicidade.
imperatividade.
presunção de legalidade.
A demissão ou a destituição de cargo em comissão por valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de
1 ano.
2 anos.
3 anos.
5 anos.
8 anos.
Dario, titular de cargo efetivo na administração federal, oficiando em processo administrativo e designado para analisar a legitimidade para a interposição de um recurso administrativo, deverá ter conhecimento de que não tem legitimidade para tanto
as associações, quanto aos direitos difusos.
os cidadãos, quanto aos interesses difusos.
aqueles cujos direitos forem indiretamente afetados pela decisão recorrida.
os titulares de interesses que forem parte nesse processo.
as organizações, no tocante a direitos ou interesses individuais.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Sobre os poderes da Administração, considere:
I. Faculdade de que dispõem os Chefes de Executivo de explicitar a lei para sua correta execução, ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada em lei.
II. Poder de que dispõe o Executivo de distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores de seu quadro de pessoal.
Estes conceitos referem-se, respectivamente, aos poderes
regulamentar e hierárquico.
normativo e disciplinar.
disciplinar e discricionário
de polícia e hierárquico.
hierárquico e normativo.
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