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Sobre o conceito de ato administrativo, é correto afirmar:
Mesmo quando o Estado pratica ato jurídico regulado pelo direito Civil ou Comercial, ele pratica ato administrativo.
Ato administrativo é a realização material da Administração em cumprimento de alguma decisão administrativa.
O ato administrativo é sempre bilateral.
O ato administrativo pode pertencer ao direito público ou ao direito privado.
É considerado ato administrativo aquele praticado por entidade de direito privado no exercício de função delegada do Poder Público e em razão dela.
A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, que consta na Lei no 8.666 de 21/06/1993, denomina-se
Convite.
Concorrência.
Tomada de preços.
Concurso.
Leilão.
Quanto à liberdade que o administrador tem na prática dos atos administrativos, considere:
I. Ato em que a lei estabelece todos os requisitos e as condições de sua realização, sem deixar qualquer margem de liberdade para o administrador.
II. Ato que o administrador pode praticar com certa liberdade de escolha quanto à conveniência e oportunidade.
Esses conceitos referem-se, respectivamente, ao ato administrativo
vinculado e de império.
de império e de gestão.
discricionário e de gestão.
vinculado e discricionário.
de gestão e de expediente.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
A Administração Pública vem se valendo de diferentes organizações e instrumentos para formalização de parcerias com o setor privado, visando a consecução de fins de interesse público; a execução de serviços públicos a particulares; fomento à iniciativa privada de interesse público; cooperação do particular na execução de atividades própria da Administração Pública e desburocratização. Nesse sentido, o instrumento destinado à formação de vínculo de cooperação entre o Poder Público e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público − Oscip é
o Contrato de gestão.
o Convênio.
o Acordo de Programa.
a Concessão de serviço público.
o Termo de parceria.
Tício, funcionário público federal, requer a contagem de tempo de serviço para aposentadoria. O órgão onde trabalha expede uma certidão nela constando todo o tempo, o que garante a aposentadoria do requerente. Essa certidão contém requisitos e atributos que são peculiares aos atos administrativos, podendo-se apontar, como atributo, dentre outros
o objeto.
o motivo.
a presunção de veracidade.
a forma.
a finalidade.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Sobre o poder de polícia é correto afirmar:
A extensão do poder de polícia é restrito, limitandose à segurança pública.
O objeto do poder de polícia é todo bem, direito ou atividade individual que possa afetar a coletividade ou pôr em risco a segurança nacional.
No conceito de proteção ao interesse público, que é a finalidade do poder de polícia, não se incluem os valores morais.
Em respeito às garantias constitucionais de liberdade de pensamento e de manifestação, a Administração, no exercício do poder de polícia, não pode conter atividades particulares anti-sociais.
Discricionariedade e auto-executoriedade não são atributos do poder de polícia.
Ao praticar um ato administrativo a autoridade deve fazêlo de acordo com a lei. Quando a lei estabelece todos os requisitos e condições, não deixando ao Administrador nenhuma liberdade de escolha, estamos diante de um ato
discricionário ou vinculado a critério do agente que pratica o ato.
discricionário.
vinculado.
arbitrário.
hierárquico.
O controle administrativo da Administração Pública é
Nos termos da Lei no 8.112/90, a pena de advertência será aplicada por escrito, dentre outras hipóteses, quando o agente
praticar usura sob qualquer de suas formas.
valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.
receber presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições.
coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiaremse a associação profissional ou sindical, ou a partido político.
utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.
Ao dispor que a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite deve realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle, a Lei de Licitações está se referindo ao princípio
da legalidade.
da moralidade.
da igualdade.
do julgamento objetivo.
da impessoalidade.
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