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As obras e os serviços no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios somente poderão ser licitados quando
I. houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.
II. existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.
III. o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
Demóstenes, ocupando o cargo de analista judiciário, ingressou com pedido de reconsideração, indeferido por Helena, autoridade que proferiu a primeira decisão sobre determinado direito funcional. Diante disso, é correto afirmar que o direito de petição
torna apto o interessado a postular em juízo em nome ou em causa própria, em qualquer situação.
se confunde, por sua natureza, com o direito de ação, podendo substituí-lo em qualquer caso.
pode ser utilizado como sucedâneo da ação penal pública perante o juízo criminal, salvo em matéria recursal.
prevê recurso do indeferimento do pedido de reconsideração, inclusive das decisões sobre recursos sucessivamente interpostos.
pode ser exercido pelo servidor público, desde que estatutário, em defesa de qualquer interesse.
Executado o contrato administrativo decorrente de concorrência, o seu objeto será recebido, definitivamente, em se tratando de obras,
Diante do exercício irregular das atribuições do servidor público federal, este deverá responder
administrativamente, excluída a incidência civil ou penal, objeto de outro ramo do Direito.
administrativa e civilmente, excluídos os sucessores.
civilmente, desde que o ato seja comissivo ou de natureza dolosa.
penalmente, apenas em matéria de contravenções penais.
civil, penal e administrativamente, sendo tais responsabilidades cumuláveis e independentes entre si.
A alteração unilateral dos contratos administrativos
torna inviável o seu verdadeiro reequilíbrio econômico-financeiro, posto que alteradas as condições iniciais do contrato.
é reprimida pelo Direito, pois viola o princípio da autonomia, constituindo verdadeiro abuso de poder.
é permitida a ambas as partes do contrato, para melhor adequação deste às finalidades de interesse público.
pode ser quantitativa ou qualitativa, estando os limites daquela expressamente previstos em lei.
pode ser recusada pelo particular contratado, desde que manifestada formalmente tal recusa no prazo de 15 (quinze) dias contados da notificação oficial.
A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de
multa e interdição de direitos.
repreensão e multa.
suspensão e demissão.
demissão e repreensão.
suspensão e exoneração.
Para a caracterização da inassiduidade habitual e para o abandono de cargo por parte do servidor público federal são exigidos, respectivamente, faltas sem causa justificada, e ausências por
60 dias interpoladamente, durante 6 meses; e mais de 30 dias interpoladamente, durante 3 meses.
30 dias, ou mais, consecutivos; e 60 dias interpola damente, durante o período de 12 meses.
30 dias ou mais interpoladamente, durante o período de 12 meses; e mais de 60 dias consecutivos.
60 dias, ou mais, consecutivos; e 30 dias, ou mais, interpoladamente durante 6 meses.
60 dias interpoladamente, durante o período de 12 meses; e mais de 30 dias consecutivos.
Os órgãos públicos são
centros de competência dotados de personalidade jurídica.
os agentes públicos que desempenham as funções da Administração Pública.
centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais.
unicamente os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
as pessoas, os sujeitos de direitos e obrigações, dentro da Administração Pública.
Em conformidade com a doutrina dominante e quanto à posição que ocupam na estrutura estatal, os órgãos públicos classificam-se em
singulares, colegiados superiores e inferiores.
autônomos, superiores, inferiores e compostos.
compostos, independentes, subalternos e singulares.
compostos, colegiados, autônomos e superiores.
independentes, autônomos, superiores e subalternos.
Quanto a Administração Pública é INCORRETO afirmar que
independe de lei a criação de autarquia ou de autorização a instituição de fundação.
é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
a investidura em cargo ou emprego público, em regra, depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.
os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
os atos de improbidade administrativa importarão, dentre outras conseqüências, na perda da função pública.
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