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Dentre as entidades da Administração Pública Indireta, para cuja criação é suficiente mera autorização legal, NÃO se incluem as
empresas públicas.
autarquias.
sociedades de economia mista.
fundações públicas.
fundações privadas.
Sobre as empresas públicas e as sociedades de economia mista, é INCORRETO afirmar:
As sociedades de economia mista federais não foram contempladas com o foro processual da Justiça Federal.
As empresas públicas podem ser estruturadas sob qualquer das formas admitidas em direito.
O capital das sociedades de economia mista é constituído por capital público e privado.
No capital das empresas públicas pode ser admitida a participação de entidades da administração indireta.
As sociedades de economia mista não podem ser estruturadas sob a forma de sociedade anônima.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Um dos aspectos importantes das mudanças na implementação das políticas públicas é o da contratualização com as entidades do chamado 3o Setor. Com isso, a administração pública pode contratar uma organização para executar serviços públicos e viabilizar a atuação do particular na execução de suas atividades. Uma dessas entidades é a Oscip − Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O instrumento pelo qual se concretiza a contratualização entre o Poder Público e a Oscip é
o termo de parceria.
o contrato de gestão.
a concessão de serviço público.
o acordo de Programa.
o convênio.
A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração,
configura mero desatendimento da convocação para assinatura, aceite ou retirada do instrumento, não sujeitando o adjudicatário a sanção.
caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.
faculta à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, sem sujeição do adjudicatário a sanção.
sujeita o adjudicatário sempre às penas de suspensão temporária de participação em licitação ou impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 4 (quatro) anos.
implica na anulação da licitação e abertura de outra, vedada a convocação dos licitantes remanescentes.
Considere:
I. Não só os administradores públicos como toda entidade que recebe dinheiro público ou administra dinheiro público deve prestar contas.
II. A distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica, é característica própria da descentralização.
III. As entidades da Administração Pública indireta podem ter personalidade jurídica de direito público ou privado, mas sempre devem ser criadas por lei.
IV. O dever de probidade consiste na imposição a todo agente público de realizar suas atribuições com perfeição e rendimento funcional.
Está correto o que se afirma APENAS em
O juízo de conveniência e oportunidade, presente no ato discricionário, compreende o mérito administrativo,
ficando o agente público sujeito aos termos da lei quanto às condições e ao momento da prática do ato.
ficando ao arbítrio do agente público a prática do ato.
mas o agente público deve obedecer a todos os elementos estabelecidos na lei para a prática do ato.
mas não afasta a necessidade de submissão do agente público ao princípio da legalidade e ao atendimento do interesse público.
ficando ao talante do agente público a conduta quanto à finalidade da norma.
Sobre as espécies do ato administrativo, considere:
I. Licença é ato administrativo vinculado por meio do qual a Administração confere ao interessado consentimento para o desempenho de certa atividade.
II. Permissão é ato administrativo vinculado e definitivo, pelo qual a Administração consente que o particular execute serviço de utilidade pública ou utilize privativamente bem público.
III. Autorização é ato administrativo pelo qual a Administração consente que o particular exerça atividade ou utilize bem público no seu próprio interesse.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
I e III.
I, II e III.
II.
II e III.
No que se refere às penalidades, observa-se NÃO ser caso de aplicabilidade da pena de demissão, a hipótese do servidor público federal
praticar usura sob qualquer de suas formas.
ter caracterizada a inassiduidade habitual.
coagir subordinados no sentido de filiarem-se a partidos políticos.
receber presentes em razão de suas atribuições.
ter conduta escandalosa na repartição.
Tendo em vista, especificamente, a hipótese de ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de extinção de órgão ou entidade, Édipo, na qualidade de autoridade administrativa, deverá ter em conta o cabimento da
substituição que será aplicável em quaisquer situações.
remoção que será feita no interesse da Administração.
redistribuição que ocorrerá ex officio.
remoção que será feita a pedido desde que haja cargo vago.
redistribuição ou remoção a critério da Administração.
João, Servidor Público Civil do Estado do Rio Grande do Sul aposentado por invalidez, retornou à atividade, uma vez que, uma junta médica oficial, verificou a insubsistência dos motivos determinantes de sua aposentadoria. Neste caso, ocorreu
reversão.
reintegração.
aproveitamento.
readaptação.
recondução.
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