Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre as entidades da Administração indireta, considere:

I. Pessoa jurídica de Direito Público, criada por lei, com capacidade de auto-administração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei.

II. Pessoa jurídica de Direito Privado, autorizada por lei e constituída mediante qualquer das formas societárias admitidas em direito.

Os conceitos acima referem-se, respectivamente, a

  • A.

    fundação pública e sociedade de economia mista.

  • B.

    autarquia e empresa pública.

  • C.

    autarquia e fundação.

  • D.

    empresa pública e fundação de direito privado.

  • E.

    sociedade de economia mista e autarquia.

Constituem modalidades de sanções previstas na Lei federal no 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa)

  • A.

    a suspensão temporária da função pública e a privação da liberdade.

  • B.

    a suspensão temporária da função pública e a proibição de contratar com o poder público.

  • C.

    a suspensão temporária dos direitos políticos e a perda de bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio.

  • D.

    a cassação dos direitos políticos e o ressarcimento integral do dano.

  • E.

    a cassação dos direitos políticos e a perda da função pública.

A respeito dos princípios básicos da Administração Pública, considere:

I. Conjunto de princípios ou padrões morais que norteiam a conduta dos agentes públicos no exercício de suas funções e a prática dos atos administrativos.

II. Adequação entre meios e fins, vedada imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.

Os itens I e II referem-se, respectivamente, aos princípios da

  • A.

    finalidade e adequabilidade.

  • B.

    legalidade e finalidade.

  • C.

    continuidade e moralidade.

  • D.

    moralidade e proporcionalidade.

  • E.

    eficiência e proporcionalidade.

Sobre dispensa e inexigibilidade de licitação, é certo que,

  • A.

    a dispensa de licitação ocorre ante a impossibilidade de competição.

  • B.

    a inexigibilidade decorre da impossibilidade de competição.

  • C.

    as causas de dispensa de licitação previstas na legislação são meramente exemplificativas.

  • D.

    a alienação de bens imóveis da Administração adquiridos por meio de dação em pagamento pode ser feita com dispensa de licitação.

  • E.

    para a compra de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de localização condicionem a sua escolha, sendo o preço compatível com o mercado, é inexigível a licitação.

Considerando o que dispõe a Lei no 8.666/93, especialmente quanto à fase de habilitação, o registro ou inscrição do engenheiro no conselho regional de engenharia, diz respeito à sua

  • A. qualificação jurídica.
  • B. qualificação técnica.
  • C. regularidade fiscal.
  • D. habilitação econômica-financeira.
  • E. qualificação social.

O Poder Público lançou mão, urgente e transitoriamente, de um prédio de três andares, pertencente a João Silva, empresário do ramo de equipamentos de incêndio, para atender demanda de perigo iminente. Nesse caso, ele o fez, corretamente, por meio de

  • A.

    limitação administrativa.

  • B.

    ocupação temporária.

  • C.

    desapropriação indireta.

  • D.

    servidão administrativa.

  • E.

    requisição.

Sendo um dos requisitos do ato administrativo, o objeto consiste

  • A.

    na criação, modificação ou comprovação de situações jurídicas concernentes a pessoas, coisas e atividades sujeitas à ação do Poder Público.

  • B.

    na situação de direito ou de fato que determina ou autoriza a realização do ato administrativo.

  • C.

    no revestimento exteriorizador do ato administrativo.

  • D.

    no resultado específico que cada ato deve produzir, conforme definido na lei.

  • E.

    no poder conferido pela lei ao administrador para que ele, nos atos discricionários, decida sobre a oportunidade e conveniência de sua prática.

Hervaldo, funcionário público efetivo, adquiriu um imóvel cujo valor é desproporcional à sua renda, não tendo ele outro rendimento além daquele decorrente do seu cargo, nem recebido herança ou qualquer tipo de prêmio, o que caracteriza, em tese, ato de improbidade administrativa. Nesse caso,

  • A.

    não está sujeito às penalidades da Lei de Improbidade Administrativa, se for processado criminalmente por corrupção passiva, tendo daí resultado o dinheiro para aquisição do imóvel.

  • B.

    está sujeito às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, somente.

  • C.

    está sujeito às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, sem prejuízo de sanções civis, penais e administrativas cabíveis.

  • D.

    se for demitido em razão de processo administrativo, reconhecendo conduta ilegal que tenha sido a fonte dos recursos para a aquisição do imóvel, não responderá por ato de improbidade administrativa.

  • E.

    não está sujeito à pena de proibição de contratar com o Poder Público, prevista na Lei de Improbidade Administrativa, se pedir demissão antes do término do processo a que responde, nos termos dessa lei.

Em decorrência do processo de mudança para uma administração pública gerencial e da obtenção de padrões elevados de desempenho e de excelência na gestão de serviços públicos, um dos princípios que constitucionalmente deve nortear a atuação da administração pública é o da

  • A.

    desconcentração.

  • B.

    descentralização.

  • C.

    efetividade.

  • D.

    eficiência.

  • E.

    eficácia.

Nos termos da Constituição federal, como regra, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. Uma das exceções a essa regra, quando houver compatibilidade de horários, é a de

  • A.

    dois cargos de professor com um de profissional da saúde.

  • B.

    dois cargos de profissional da saúde com um de professor.

  • C.

    dois cargos privativos de profissionais da segurança pública.

  • D.

    dois cargos privativos de profissionais de saúde, com outro técnico ou científico.

  • E.

    um cargo de professor com outro técnico ou científico.

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