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Sobre as entidades da Administração indireta, considere:
I. Pessoa jurídica de Direito Público, criada por lei, com capacidade de auto-administração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei.
II. Pessoa jurídica de Direito Privado, autorizada por lei e constituída mediante qualquer das formas societárias admitidas em direito.
Os conceitos acima referem-se, respectivamente, a
fundação pública e sociedade de economia mista.
autarquia e empresa pública.
autarquia e fundação.
empresa pública e fundação de direito privado.
sociedade de economia mista e autarquia.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Constituem modalidades de sanções previstas na Lei federal no 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa)
a suspensão temporária da função pública e a privação da liberdade.
a suspensão temporária da função pública e a proibição de contratar com o poder público.
a suspensão temporária dos direitos políticos e a perda de bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio.
a cassação dos direitos políticos e o ressarcimento integral do dano.
a cassação dos direitos políticos e a perda da função pública.
A respeito dos princípios básicos da Administração Pública, considere:
I. Conjunto de princípios ou padrões morais que norteiam a conduta dos agentes públicos no exercício de suas funções e a prática dos atos administrativos.
II. Adequação entre meios e fins, vedada imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.
Os itens I e II referem-se, respectivamente, aos princípios da
finalidade e adequabilidade.
legalidade e finalidade.
continuidade e moralidade.
moralidade e proporcionalidade.
eficiência e proporcionalidade.
Sobre dispensa e inexigibilidade de licitação, é certo que,
a dispensa de licitação ocorre ante a impossibilidade de competição.
a inexigibilidade decorre da impossibilidade de competição.
as causas de dispensa de licitação previstas na legislação são meramente exemplificativas.
a alienação de bens imóveis da Administração adquiridos por meio de dação em pagamento pode ser feita com dispensa de licitação.
para a compra de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de localização condicionem a sua escolha, sendo o preço compatível com o mercado, é inexigível a licitação.
Considerando o que dispõe a Lei no 8.666/93, especialmente quanto à fase de habilitação, o registro ou inscrição do engenheiro no conselho regional de engenharia, diz respeito à sua
O Poder Público lançou mão, urgente e transitoriamente, de um prédio de três andares, pertencente a João Silva, empresário do ramo de equipamentos de incêndio, para atender demanda de perigo iminente. Nesse caso, ele o fez, corretamente, por meio de
limitação administrativa.
ocupação temporária.
desapropriação indireta.
servidão administrativa.
requisição.
Sendo um dos requisitos do ato administrativo, o objeto consiste
na criação, modificação ou comprovação de situações jurídicas concernentes a pessoas, coisas e atividades sujeitas à ação do Poder Público.
na situação de direito ou de fato que determina ou autoriza a realização do ato administrativo.
no revestimento exteriorizador do ato administrativo.
no resultado específico que cada ato deve produzir, conforme definido na lei.
no poder conferido pela lei ao administrador para que ele, nos atos discricionários, decida sobre a oportunidade e conveniência de sua prática.
Hervaldo, funcionário público efetivo, adquiriu um imóvel cujo valor é desproporcional à sua renda, não tendo ele outro rendimento além daquele decorrente do seu cargo, nem recebido herança ou qualquer tipo de prêmio, o que caracteriza, em tese, ato de improbidade administrativa. Nesse caso,
não está sujeito às penalidades da Lei de Improbidade Administrativa, se for processado criminalmente por corrupção passiva, tendo daí resultado o dinheiro para aquisição do imóvel.
está sujeito às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, somente.
está sujeito às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, sem prejuízo de sanções civis, penais e administrativas cabíveis.
se for demitido em razão de processo administrativo, reconhecendo conduta ilegal que tenha sido a fonte dos recursos para a aquisição do imóvel, não responderá por ato de improbidade administrativa.
não está sujeito à pena de proibição de contratar com o Poder Público, prevista na Lei de Improbidade Administrativa, se pedir demissão antes do término do processo a que responde, nos termos dessa lei.
Em decorrência do processo de mudança para uma administração pública gerencial e da obtenção de padrões elevados de desempenho e de excelência na gestão de serviços públicos, um dos princípios que constitucionalmente deve nortear a atuação da administração pública é o da
desconcentração.
descentralização.
efetividade.
eficiência.
eficácia.
Nos termos da Constituição federal, como regra, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. Uma das exceções a essa regra, quando houver compatibilidade de horários, é a de
dois cargos de professor com um de profissional da saúde.
dois cargos de profissional da saúde com um de professor.
dois cargos privativos de profissionais da segurança pública.
dois cargos privativos de profissionais de saúde, com outro técnico ou científico.
um cargo de professor com outro técnico ou científico.
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