Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere a Súmula nº 473 do Supremo Tribunal Federal: "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial." Esse entendimento, tradicional no Direito administrativo brasileiro, comporta, presentemente, nova compreensão, decorrente de regra introduzida pela legislação federal em matéria de processo e atos administrativos. Com efeito, a lei

  • A.

    exclui a ocorrência de direitos adquiridos em matéria de atos administrativos.

  • B.

    admite hipótese em que a passagem de certo lapso temporal impede a Administração de anular atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários.

  • C.

    exclui a possibilidade de apreciação judicial quanto à revogação dos atos administrativos.

  • D.

    exige apreciação judicial para efetivar-se a anulação de atos administrativos, sempre que for invocado fundamento de inconstitucionalidade.

  • E.

    exige apreciação judicial para efetivar-se a revogação de atos administrativos, sempre que se estiver em face de direitos adquiridos.

As servidões administrativas têm como característica

  • A.

    a incidência genérica sobre imóveis indeterminados, retirando do proprietário determinadas prerrogativas inerentes ao direito de propriedade.

  • B.

    o desapossamento administrativo, na medida em que a instituição da servidão implica o compartilhamento da posse do imóvel com o particular proprietário.

  • C.

    a precariedade, pois apenas podem ser instituídas em casos de urgência ou necessidade pública, com posterior indenização ao proprietário.

  • D.

    a possibilidade de sua instituição diretamente por lei, prescindindo de ato administrativo para essa finalidade.

  • E.

    a desnecessidade de pagamento de indenização ao proprietário, que sempre tem o ônus de suportar o gravame instituído em favor do interesse público.

Quanto aos órgãos e agentes públicos é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os órgãos públicos colegiados, nas relações com a própria Administração e com terceiros, não são representados por seus dirigentes, mas por seus membros, conjunta ou isoladamente.

  • B.

    a criação e extinção de órgãos da administração pública depende de lei, de iniciativa privativa do Chefe do Executivo.

  • C.

    para a eficiente realização de suas funções cada órgão público é investido de determinada competência redistribuída entre seus cargos, com a correspondente parcela de poder necessária ao exercício funcional de seus agentes.

  • D.

    classificam-se como compostos os órgãos públicos que reúnem na sua estrutura outros órgãos menores, com função principal idêntica ou com funções auxiliares diversificadas.

  • E.

    agentes administrativos são todos aqueles que se vinculam ao Estado ou às suas entidades autárquicas e fundacionais por relações profissionais, sujeitos à hierarquia funcional e ao regime jurídico determinado pela entidade estatal a que servem.

Atenção: As questões de números 42 e 43 contêm cada qual duas afirmações. Em cada uma delas, assinale

É permitida, excepcionalmente, a convalidação de atos administrativos viciados

PORQUE

os atos administrativos gozam de presunção de legalidade e de veracidade

  • A.

    se as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    se as duas afirmações estão corretas e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    se a primeira afirmação está correta e a segunda incorreta.

  • D.

    se a primeira afirmação está incorreta e a segunda correta.

  • E.

    se as duas afirmações estão incorretas.

Considere:

I. Compra de material, equipamento ou gênero industrial de produtor privativo no Brasil.

II. Aquisição de bens destinados exclusivamente à investigação científica e tecnológica, com recursos concedidos por instituições oficiais de fomento à pesquisa.

III. Serviços prestados por associações de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, desde que os preços sejam compatíveis com o mercado.

IV. Contratação de profissional do setor artístico consagrado pela opinião pública, diretamente ou através de seu empresário.

As assertivas acima representam situações em que a licitação deve ser

  • a.

    dispensável, dispensável, inexigível, obrigatória.

  • b.

    obrigatória, obrigatória, dispensável, inexigível.

  • c.

    inexigível, obrigatória, inexigível, dispensável.

  • d.

    dispensável, inexigível, obrigatória, dispensável.

  • e.

    inexigível, dispensável, dispensável, inexigível.

A empresa XYZ Ltda. foi contratada, nos termos da Lei no 8.666/93, para o fornecimento de determinados bens a sociedade de economia mista com personalidade jurídica de direito privado. No curso da execução contratual, houve aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados − IPI incidente sobre os produtos objeto da contratação e a cargo da XYZ Ltda.. De acordo com a regra legal aplicável, o preço total a ser pago pela compradora

  • A. não sofrerá alteração.
  • B. será majorado proporcionalmente ao aumento da alíquota do tributo.
  • C. poderá ser majorado até o limite de 25% (vinte e cinco por cento).
  • D. apenas poderá ser alterado por comum acordo entre as partes.
  • E. apenas poderá ser alterado por sua decisão unilateral.

Tratando-se de crime contra a licitação pública, a Lei no 8.666/93 prevê que, recebida a denúncia e citado o réu, este poderá apresentar defesa escrita no prazo de

  • A.

    trinta dias, contado da sua citação.

  • B.

    quinze dias, contado da protocolização da denúncia.

  • C.

    três dias, contado da oitiva da última testemunha.

  • D.

    cinco dias, contado do recebimento da denúncia pelo juiz competente.

  • E.

    dez dias, contado da data do seu interrogatório.

Considere as seguintes assertivas a respeito do estágio probatório:

I. Não será objeto de avaliação para o desempenho do cargo o fator relacionado à capacidade de iniciativa.

II. Seis meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor.

III. Em regra, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

IV. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

Segundo a Lei nº 8.112/90, está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III e IV.

Em relação aos crimes e penas previstos na Lei no 8.666/93, a pena de multa consiste no pagamento de quantia fixada na sentença e calculada em índices percentuais, cuja base corresponderá ao valor da vantagem efetivamente obtida ou potencialmente auferível pelo agente. Levando-se em conta o valor do contrato licitado ou celebrado com dispensa ou inexigibilidade de licitação, esses índices percentuais não poderão ser inferiores a

  • A.

    2%, nem superiores a 5% do valor do contrato.

  • B.

    1%, nem superiores a 4% do valor do contrato.

  • C.

    2,5%, nem superiores a 4,5% do valor do contrato.

  • D.

    0,5%, nem superiores a 1,5% do valor do contrato.

  • E.

    2%, nem superiores a 4% do valor do contrato.

Considere as assertivas relacionadas aos Poderes Administrativos:

I. A punição decorrente do poder disciplinar e a resultante da Justiça criminal têm fundamentos idênticos quanto à natureza e à substância das penas, diferenciando- se apenas quanto ao seu grau.

II. Poder vinculado ou regrado é aquele que a lei confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização.

III. A discricionariedade é sempre relativa e parcial, porque, quanto à competência, à forma e à finalidade do ato, a autoridade está subordinada ao que a lei dispõe, como para qualquer ato vinculado.

IV. O poder regulamentar é a faculdade de que dispõem os agentes públicos em geral para avocar funções atribuídas a subordinados ou rever atos, invalidando- os de ofício, podendo ser delegado a qualquer subordinado.

V. O poder hierárquico do agente público não retira a capacidade de apreciação da conveniência e da oportunidade das determinações legais pelos subordinados, ainda que exerçam atribuições meramente administrativas.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III, IV e V.

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