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Atenção: As questões de números 42 e 43 contêm cada qual duas afirmações. Em cada uma delas, assinale
A recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão de serviço público deve ser efetuada quando eventos imprevisíveis e extracontratuais diminuam a possibilidade de remuneração auferida pelo concessionário
PORQUE
é regra geral aplicável aos contratos administrativos a possibilidade de sua alteração pelo mútuo consentimento entre as partes, inexistindo limites legais para tanto.
se as duas afirmações estão corretas e a segunda justifica a primeira.
se as duas afirmações estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
se a primeira afirmação está correta e a segunda incorreta.
se a primeira afirmação está incorreta e a segunda correta.
se as duas afirmações estão incorretas.
No que diz respeito ao provimento de cargos públicos, é certo que
Acerca dos atos administrativos, considere:
I. Os atributos da imperatividade e da autoexecutoriedade são sinônimos.
II. Quando o objeto, o efeito ou o resultado do ato administrativo é inadequado à situação de fato que lhe haja determinado a prática, diz-se que houve vício de finalidade.
III. O agente público que ao praticar ato discricionário expõe o motivo, condiciona a validade do seu ato à verificação concreta do motivo declarado.
IV. A presunção de legitimidade dos atos administrativos é absoluta.
É INCORRETO apenas o que consta em:
III e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
I e IV.
I e II.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Sobre poderes e deveres do Administrador Público, é INCORRETO afirmar:
Enquanto no Direito Privado o poder de agir é uma faculdade, no Direito Público é uma imposição.
O poder do agente público, quando revestido de caráter de dever, é irrenunciável.
O dever de probidade consiste na imposição a todo agente público de realizar suas atribuições com perfeição e rendimento funcional.
"M", tendo tomado posse e entrado em exercício no cargo de analista judiciário, deve ter conhecimento de que, nesta oportunidade, será considerado como um de seus deveres funcionais
O aproveitamento do funcionário público ocorre quando
da transferência, no caso de readaptação do funcionário para cargo mais compatível com a sua capacidade física ou intelectual, atendida a conveniência do serviço.
do retorno para o serviço público com ressarcimento das vantagens ligadas ao cargo, de funcionário demitido ou exonerado ilegalmente.
do retorno no serviço público do servidor aposentado, quando insubsistentes os motivos da aposentadoria ou por interesse e requisição da Administração, respeitada a opção do servidor.
do retorno à atividade do funcionário em disponibilidade, em cargo igual ou equivalente, pela sua natureza e vencimento, ao anteriormente ocupado.
da elevação do funcionário, em caráter efetivo, à classe imediatamente superior à que pertence na respectiva série.
Vícios ou defeitos do ato administrativo são expressões comumente utilizadas para indicar ilegalidades relacionadas com cada um dos seus requisitos. Quando o agente público pratica um ato que não se inclui entre as suas atribuições legais, diz-se que este ato é defeituoso quanto ao requisito
da finalidade.
do objeto.
da competência.
da motivação.
da forma.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Quando o agente público, embora competente para a prática do ato administrativo, o executa de maneira que foge aos limites a ele tangidos, diz-se que ocorreu
exercício do poder discricionário.
ato lícito.
desvio de poder.
excesso de poder.
desvio de finalidade.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A limitação imposta pela Administração Pública, ao exercício de direitos e atividades individuais em função do interesse público, relaciona-se com o poder
de polícia.
regulamentar.
normativo.
de império.
hierárquico.
Tendo em vista as situações de acumulação remunerada de cargos públicos, analise:
I. A acumulação de cargos, quando lícita, independe da compatibilidade de horários.
II. O servidor que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comissão, não estará obrigado, em qualquer hipótese, a afastar-se desses cargos efetivos.
III. A proibição de acumular não se estende, dentre outros casos, a empregos em sociedade de economia mista dos Territórios federais.
IV. O servidor não poderá, de regra, exercer mais de um cargo em comissão.
Diante disso, está correto o que consta APENAS em
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
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