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A respeito da responsabilidade civil, penal e administrativa do servidor pelo exercício irregular de suas atribuições, é correto afirmar:
A obrigação de reparar o dano é personalíssima, não se estendendo aos herdeiros e sucessores do servidor.
A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho de cargo ou função.
O servidor não responderá, por meio de ação regressiva, perante a Fazenda Pública, por dano causado a terceiros.
A responsabilidade civil decorre apenas de ato comissivo ou omissivo doloso, de que resulte prejuízo a terceiros.
A responsabilidade administrativa é independente da criminal e não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
No que tange às modalidades de licitação, a concorrência é obrigatória, entre outros, para a
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Em matéria de responsabilidade civil do Estado, a adoção da chamada teoria do risco integral implica que a Administração
O atributo da imperatividade garante que os atos administrativos obrigacionais sejam
revogados pela própria administração, em razão de seu poder de autotutela.
executados pela própria Administração Pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário.
considerados verdadeiros e conforme o ordenamento jurídico.
convalidados ante a constatação de sua nulidade absoluta, com efeitos ex nunc.
impostos a terceiros, independentemente de sua concordância.
O princípio que exige objetividade no atendimento do interesse público, vedando a promoção pessoal de agentes ou autoridades; e aquele que impõe a todo agente público a realização de suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional denominam-se, respectivamente,
impessoalidade e eficiência.
publicidade e impessoalidade.
impessoalidade e moralidade.
eficiência e legalidade.
publicidade e eficiência.
No que diz respeito à remoção do servidor público federal, considere as assertivas abaixo:
I. O retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado é uma das características do ato de remoção.
II. É considerada modalidade de remoção quando for a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração.
III. É também modalidade de remoção quando for de ofício, no interesse da Administração.
IV. A cessão do servidor para ter exercício em outro órgão ou entidade pública é um dos requisitos para o ato de remoção.
Estão corretas APENAS o que se afirma em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
No que tange às penalidades disciplinares, considere:
I. Configura abandono de cargo punível com suspensão, a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de 30 dias consecutivos.
II. Ao servidor que faltar ao serviço, sem causa justificada, por 60 dias, intercaladamente, durante o período de 12 meses, será aplicada a pena de demissão.
III. Quanto às infrações puníveis com destituição de cargo em comissão, a ação disciplinar prescreverá em até 10 anos.
IV. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.
Está correto APENAS o que se afirma em:
I, II e III.
I e III.
I e IV.
II, III e IV.
II e IV.
Observe as seguintes proposições referentes aos atos administrativos:
I. Ao praticar atos de gestão, a Administração utiliza sua supremacia sobre os destinatários.
II. Constitui ato administrativo complexo o decreto assinado pelo Presidente da República e referendado pelo Ministro de Estado.
III. O ato será vinculado quando o ordenamento jurídico estabelecer apenas um objeto como possível para atingir determinado fim.
IV. Os atos pendentes não estão aptos a produzir efeitos jurídicos, posto que não completaram seu ciclo de formação.
Estão corretas APENAS
I e II.
I, II e IV.
II e III.
II, III e IV.
III e IV.
Acerca das empresas privadas concessionárias de serviços públicos, é correto afirmar que
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A imposição de limitações administrativas ao direito de propriedade, como expressão do poder de polícia administrativa,
incumbe apenas ao Município, no exercício de sua competência de ordenação de seu território urbano.
poderá gerar indenização ao proprietário, se as limitações esvaziarem o conteúdo do direito de propriedade, ou se não forem impostas em caráter genérico.
é inconstitucional, tendo em vista que o direito de propriedade é constitucionalmente garantido e, como direito individual, é absoluto e perpétuo.
cabe apenas nas hipóteses específicas previstas na Constituição, tais como a ocupação administrativa e a requisição.
regula-se pelas regras legais aplicáveis à desapropriação, inclusive quanto à imprescindibilidade de declaração judicial.
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