Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à posse e ao exercício é INCORRETO afirmar que
NÃO constitui motivo para a rescisão unilateral de um contrato administrativo pela Administração
No que tange ao provimento de cargos públicos, analise:
I. O servidor empossado no cargo de Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho, se não entrar em exercício dentro do prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da posse, será exonerado do cargo.
II. Publicado o ato de provimento, o aprovado em concurso público terá o prazo de 20 (vinte) dias para ser empossado.
III. O servidor público habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de carreira.
IV. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
Está correto o que consta APENAS em
No Direito brasileiro, foge à possibilidade do controle parlamentar exercido sobre a Administração pública
Dentre outras hipóteses, é dispensável a licitação
para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
quando houver possibilidade de comprometimento de segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho Nacional de Justiça.
nas compras de hortifrutigranjeiros, pão e outros gêneros perecíveis, no tempo necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, realizadas diretamente com base no preço do dia.
para a contratação de serviços de auditoria financeira, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.
quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas apresentarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado.
O regime jurídico administrativo, aplicável às entidades da administração indireta, resulta na
As questões de números 28 e 29 referem-se à Lei no 8.666/93.
No transcorrer do procedimento licitatório, todos os concorrentes foram declarados inabilitados. Diante desta situação, o órgão responsável pelo certame poderá
fixar aos licitantes o prazo de 8 dias úteis para a apresentação de nova documentação escoimada das causas que deram margem à inabilitação.
declarar inexigível a licitação e contratar diretamente com o interessado que apresentou melhor técnica e preço.
dispensar a licitação e adjudicar seu objeto ao concorrente que ofereceu o menor preço.
anular o procedimento licitatório e realizar outro, desde que mantidas todas as condições preestabelecidas.
revogar a licitação em curso e contratar diretamente com o concorrente que propôs o menor preço.
Em conformidade com a Lei nº 8.666/93, a licitação será dispensável quando
o órgão responsável pelo certame, de forma vinculada, decide adjudicar o objeto licitado a qualquer interessado, independente de previsão legal específica.
a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento, na hipótese de inviabilidade jurídica de competição.
não for possível a competição, desde que observada uma das hipóteses exemplificativamente estabelecidas em lei.
a Administração Pública objetivar a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente, ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
a Administração Pública verificar a viabilidade de competição, mas, discricionariamente, opta por não realizá-la em virtude, dentre outros casos, de grave perturbação da ordem.
Determinado município cria empresa pública para a consecução de atividade definida como serviço público titularizado pelo próprio município. Considerando que esta seja a atividade efetivamente exercida, seu regime jurídico será de direito
Após dois anos da assinatura do contrato entre o município de Corumbá e a empresa vencedora da licitação, esta não pode dar início ao objeto pactuado devido à nãoliberação, por parte da municipalidade, no prazo contratual, do local para a execução da obra. Não podendo mais manter o avençado, a empresa terá a faculdade de
revogar unilateralmente o contrato em virtude da ocorrência de caso fortuito regularmente comprovado.
rescindir unilateralmente o contrato ante a existência da causa justificadora da inexecução do contrato denominada exceptio non adimpleti contractus.
alegar a existência de interferências imprevistas para interromper imediatamente a execução do contrato.
pleitear a rescisão do contrato em virtude da caracterização do fato da Administração.
determinar a recomposição do equilíbrio econômicofinanceiro em razão do fato do príncipe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...