Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São princípios inerentes ao regime jurídico de concessões dos serviços públicos:
qualidade e irregularidade.
cortesia e pontualidade.
faculdade de prestação e neutralidade.
insegurança e gratuidade.
modicidade nas tarifas e universalidade.
Com relação às espécies de atos administrativos, são considerados atos administrativos enunciativos a
Maria Camargo, Auxiliar Judiciário, pretende fazer doação de sangue para sua tia e, uma semana após a doação, contrair casamento com Paulo. Nesses casos, Maria, sem qualquer prejuízo, terá o direito de ausentar-se do serviço, respectivamente, por
1 (um) dia e 5 (cinco) dias úteis.
2 (dois) dias e 7 (sete) dias úteis.
2 (dois) dias e 5 (cinco) dias consecutivos.
1 (um) dia e 6 (seis) dias consecutivos.
1 (um) dia e 8 (oito) dias consecutivos.
Mário prestou concurso para o provimento de cargo público federal. A prova ocorreu no dia 15/06/05. Os resultados finais do concurso foram publicados em 01/08/05. No dia 05/08/05, houve republicação dos resultados em razão de erro material. No dia 25/08/05, Mário foi nomeado. E, em 01/09/05, tomou posse do cargo público. Neste caso, segundo a Lei nº 8.112/90, a investidura de Mário em cargo público ocorreu no dia
01/08/05, com a publicação dos resultados finais.
15/06/05, com a realização da prova.
01/09/05, com a posse.
05/08/05, com a republicação dos resultados finais.
25/08/05, com a nomeação.
Com o objetivo de construir a sede para os gabinetes de trabalho dos membros do Ministério Público do Estado de Pernambuco, o órgão responsável instaurou regular procedimento licitatório sob a modalidade de concorrência. Entretanto, durante o transcorrer do certame, apenas um licitante foi habilitado, sendo todos os demais motivadamente inabilitados em virtude de apresentarem irregularidades fiscais. Diante desta situação, em tese,
Considere as assertivas a respeito da discricionariedade e vinculação dos atos administrativos:
I. O ato administrativo de exoneração ex officio de funcionário nomeado para cargo de provimento em comissão possui motivo discricionário.
II. Não é possível o controle judicial dos atos administrativos discricionários, uma vez que nesses atos a administração goza de ampla liberdade administrativa.
III. Quando legalmente a ciência de determinado ato ao interessado puder ser dada por meio de publicação ou notificação direta, existirá discricionariedade quanto à forma do ato.
É correto o que consta APENAS em
A Administração Pública Federal pretende contratar dupla sertaneja consagrada pela crítica especializada e pela opinião pública, através do empresário exclusivo desta, para cantar o Hino Nacional Brasileiro na festa de comemoração da independência do Brasil em Brasília. Considerando as normas estabelecidas na legislação pertinente à licitação, tal contratação
não depende de licitação, por tratar-se de hipótese de dispensa.
depende de licitação, na modalidade concorrência.
não depende de licitação, por tratar-se de hipótese de inexigibilidade.
depende de licitação, na modalidade tomada de preço.
depende de licitação, na modalidade convite.
Francisco Carvalho, auxiliar judiciário, recebeu uma ajuda de custo. É certo que essa vantagem destina-se
à retribuição de transporte do servidor que realizar despesas com utilização de meios próprios de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições do cargo.
à retribuição ao servidor pelo exercício das funções de chefia que exigem maior capacidade funcional, esforço e responsabilidades especiais, face à natureza de suas atribuições.
à compensação de serviços extraordinários do servidor para o atendimento de situações temporárias, exer-cidas em razão do cargo e durante a jornada diurna.
à compensação de despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício na nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente.
ao pagamento de despesas extraordinárias como pousada, alimentação e locomoção em razão de necessidade de serviço e pelo afastamento do servidor de sua sede em caráter transitório.
Com relação aos atos administrativos, analise as seguintes afirmativas:
Está correto o que se afirma SOMENTE em
A invalidação de um ato administrativo é o seu desfazimento por
força do poder regulamentar objetivando execução da lei, sendo prerrogativa do Poder Legislativo.
motivos de conveniência e oportunidade, cuja prerrogativa é tão-somente do Poder Judiciário.
força do poder de polícia, sendo que poderá fazê-lo tão-somente a Administração Pública
necessidade de sua revogação discricionária, podendo ser feita pela Administração Pública e pelo Poder Legislativo.
razões de ilegalidade, podendo ser feita pela Administração e pelo Poder Judiciário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...