Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O tombamento é um dos institutos que têm por objeto a tutela do patrimônio histórico e artístico nacional. Esta intervenção acarreta a
transferência do bem ao patrimônio público, quando instituído sobre bem de particular.
restrição total da utilização do bem que, embora permaneça no patrimônio do particular, não pode ter destinação econômica.
transferência do bem ao patrimônio público do interventor, ainda que se trate de bem integrante de patrimônio público de outra pessoa política.
transferência do bem ao patrimônio público do interventor somente quando se trate de pessoa política de grau hierárquico superior ao da proprietária do bem.
restrição parcial sobre o bem, que permanece no patrimônio do proprietário, de quem se exige, em contrapartida, a conservação das características do bem que ensejaram a intervenção.
A respeito da classificação dos atos administrativos, quanto à sua exeqüibilidade, considera-se como ato imperfeito
a nomeação de Secretário de Município que ainda não seja publicado no Diário Oficial.
o decreto do Prefeito Municipal que regulamenta uma Lei Municipal, mas condiciona sua vigência ao próximo exercício orçamentário.
aquele que necessita da manifestação de dois ou mais órgãos.
a resolução que opera efeitos num caso concreto.
aquele que apenas reconhece um direito preexistente.
Considere as assertivas:
I. A Constituição Federal proíbe a inserção de nome, símbolo ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.
II. A Administração Pública, em toda sua atividade funcional, só poderá fazer o que a lei expressamente autorizar.
As proposições citadas correspondem, respectivamente, aos princípios da Administração Pública, denominados
impessoalidade e legalidade.
presunção de legitimidade e impessoalidade.
publicidade e presunção de legitimidade.
impessoalidade e auto-executoriedade.
publicidade e legalidade.
Considere as proposições abaixo.
I. O ajuste administrativo celebrado por pessoas públicas de qualquer espécie ou realizado por essas pessoas e outras de natureza privada para a consecução de objetivos dos respectivos interesses comuns, caracteriza o convênio.
II. O ajuste celebrado pelo Poder Público com órgãos e entidades da Administração direta, indireta, entidades privadas qualificadas como organizações sociais, para lhes ampliar a autonomia gerencial, orçamentária e financeira ou para lhes prestar variados auxílios e lhes fixar metas de desempenho na consecução de seus objetivos, diz respeito ao contrato de gestão.
III. O ajuste administrativo celebrado por pessoas públicas da mesma espécie, para a consecução de objetivos de interesse comum dos partícipes, configura um consórcio.
IV. O ajuste através do qual a Administração Pública adquire, por compra, coisas móveis ou empréstimo em dinheiro de certo particular, com quem celebra o ajuste, refere-se ao contrato de fornecimento.
Está correto o que se propõe APENAS em
No que tange à seguridade social do servidor, especialmente quanto ao benefício da pensão e, considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, é INCORRETO afirmar:
A percepção cumulativa de mais de duas pensões é vedada, sendo permitido ao beneficiário optar por uma delas.
A pensão provisória será concedida por morte presumida do servidor, se a autoridade judiciária competente declarar a ausência dele.
São beneficiários da pensão vitalícia, dentre outros, o cônjuge e o companheiro (ou companheira) designado que comprove união estável como entidade familiar.
São beneficiários da pensão temporária, dentre outros, o irmão órfão, até 21 (vinte e um) anos, e o inválido, enquanto durar a invalidez, desde que comprovem dependência econômica do servidor.
O direito do beneficiário à pretensão de concessão da pensão prescreve no prazo de 5 (cinco) anos.
Para responder às questões de números 26 a 30, considere o Regime da Lei no 8.112/90.
É pena administrativa aplicável ao servidor público:
prisão administrativa.
exoneração de cargo em comissão.
perda de bens.
cassação de aposentadoria.
prestação de serviços à comunidade.
Para responder às questões de números 26 a 30, considere o Regime da Lei no 8.112/90.
A ação disciplinar correspondente a uma infração administrativa punível com advertência
prescreve em 180 dias.
prescreve em 150 dias.
prescreve em 60 dias.
prescreve em 30 dias.
não prescreve.
O Diretor Administrativo da Secretaria da Educação de determinado Estado da Federação, atuando nos limites de sua competência no sentido de autorizar a abertura de licitação na modalidade Tomada de Preços, inseriu no edital determinada condição a ser comprovada pelas licitantes para fins de habilitação técnica, privilegiando determinada empresa. Esta conduta caracteriza
abuso do poder sob a forma de desvio da finalidade.
excesso de poder como espécie de abuso do poder.
inobservância ao principio da vinculação ao edital.
desvio do princípio da publicidade.
desrespeito ao julgamento objetivo.
A contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatuariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento instituicional, ou de dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos.
ocorrerá mediante licitação dispensada, desde que o valor da contratação seja correspondente à modalidade tomada de preços.
deverá ser realizada mediante inexigibilidade de licitação.
será objeto de licitação vedada.
poderá ser precedida de licitação dispensável.
deverá ser objeto de licitação na modalidade convite, independentemente do valor estimado do futuro contrato.
A posse do servidor público no cargo em comissão, ocorrerá no prazo de
trinta dias da publicação do ato de provimento.
quinze dias da publicação do ato de designação.
até quarenta e cinco dias da publicação do ato de nomeação.
sessenta dias do ato de recondução.
quarenta dias da publicação do ato de admissão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...