Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como uma das causas justificadoras da inexecução do contrato administrativo, o fato do príncipe caracteriza-se como sendo

  • A.

    toda determinação estatal, positiva ou negativa geral, imprevista e imprevisível, que onera substancialmente a execução do contrato.

  • B.

    o ato individual emanado do Poder Público que, reflexamente ou não, desequilibra a economia do contrato, impedindo a sua parcial execução.

  • C.

    toda ação ou omissão do Poder Público que, incidindo direta e especificamente sobre o contrato, retarda ou impede a sua execução.

  • D.

    ocorrências materiais não cogitadas pelas partes na celebração do contrato, mas que surgem no decorrer da sua execução.

  • E.

    eventos materiais imprevisíveis e inevitáveis, criando para o contratado a impossibilidade intransponível para a execução do objeto contratual.

Os órgãos públicos que se localizam na cúpula da Administração, detendores de autonomia administrativa, financeira e técnica, e que participam das decisões governamentais, denominam-se

  • A.

    independentes

  • B.

    superiores

  • C.

    autônomos

  • D.

    subalternos

  • E.

    compostos

Observadas as demais condições legais, a licitação é dispensável nas seguintes hipóteses, sem a estas se limitar:

I. Aquisição de equipamentos que só possam ser fornecidos por vendedor exclusivo.

II. Restauração de obras de arte e objetos históricos.

III. Contratação de instituição brasileira dedicada à recuperação social do preso.

IV. Serviços técnicos especializados de publicidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

No decorrer do procedimento licitatório pertinente à modalidade de concorrência, ao ser analisada a documentação apresentada pelos licitantes para ser aferida a capacidade jurídica, a capacidade técnica, a idoneidade econômicofinanceira e a regularidade fiscal, compete à Comissão de Julgamento

  • A.

    habilitar os licitantes que atenderem todas as exigências constantes no edital, ou inabilitar aqueles que deixaram de atender pelo menos parte do exigido.

  • B.

    desclassificar as propostas comerciais que não atenderem total ou parcialmente as exigências editalícias.

  • C.

    qualificar os licitantes para avaliação dos documentos após o julgamento das propostas comerciais.

  • D.

    desqualificar os licitantes que deixaram de atender pelo menos parte dos documentos exigidos, qualificando os demais.

  • E.

    submeter a documentação à decisão da autoridade superior, mediante manifestação fundamentada.

É INCORRETO afirmar que os atos administrativos

  • A.

    de gestão são os que a Administração Pública pratica sem usar de sua supremacia sobre os destinatários.

  • B.

    compostos são os que resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, cujas vontades se fundem para formar um ato único.

  • C.

    de expediente são os de rotina interna do órgão público, sem caráter vinculante e sem forma especial.

  • D.

    simples decorrem da declaração de vontade de um único órgão, seja ele singular ou colegiado.

  • E.

    de império são os que a Administração Pública pratica valendo-se de sua supremacia sobre o particular e lhes impõem obrigatório atendimento.

Com relação à administração pública, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

  • B.

    os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

  • C.

    os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

  • D.

    é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

  • E.

    a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.

Servidor público competente editou ato que não observou formalidade essencial prevista em lei. Contudo, enquanto não for decretada sua invalidade, referido ato administrativo produzirá seus efeitos em virtude

  • A.

    do requisito da legalidade.

  • B.

    do atributo da imperatividade.

  • C.

    do princípio da publicidade.

  • D.

    do atributo da finalidade.

  • E.

    da presunção de legitimidade.

De acordo com o disposto no artigo 37, XXI, da Constituição Federal, o procedimento licitatório constitui a garantia de isonomia em face dos particulares que pretendam contratar com o poder público, somente podendo ser afastado nas hipóteses previstas em lei. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • a.

    a enumeração legislativa das hipóteses de inexigibilidade de licitação é exaustiva.

  • b.

    a singularidade do serviço é requisito essencial para o reconhecimento da situação de inexigibilidade de licitação por notória especialização.

  • c.

    na hipótese de os licitantes apresentarem ofertas que correspondam a preço manifestamente abaixo do mercado, a licitação deverá ser declarada deserta, autorizando-se a contratação direta.

  • d.

    é possível a inexigibilidade de licitação em relação a serviços de publicidade, restringindo-se, porém, às situações de notória especialização devidamente comprovada.

  • e.

    as hipóteses de dispensa de licitação, previstas de forma exaustiva na lei, comportam interpretação extensiva e possuem caráter vinculante, ficando a Administração impedida de instaurar procedimento licitatório caso verifique a ocorrência de uma das situações descritas na lei.

Quanto aos contratos administrativos, é correto afirmar:

  • A.

    A rescisão contratual somente pode se verificar judicialmente.

  • B.

    A Administração Pública não poderá exigir prestação de garantia nas contratações.

  • C.

    O Poder Público não pode alterar o contrato unilateralmente.

  • D.

    A ocorrência de caso fortuito regularmente comprovado não constitui motivo para rescisão contratual.

  • E.

    É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.

As proibições aos servidores públicos consistentes na coação de subordinados a filiarem-se a associação profissional, e o procedimento de forma desidiosa, sujeitam seus autores à pena disciplinar, respectivamente, de

  • A.

    destituição e suspensão até 90 dias.

  • B.

    suspensão até 60 dias e repreensão.

  • C.

    exoneração e advertência.

  • D.

    demissão e disponibilidade.

  • E.

    advertência por escrito e demissão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...