Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A prerrogativa inerente ao Poder Público no sentido de, por meio de atos unilaterais, impor obrigações a terceiros, decorre do atributo da
Em um contrato administrativo, a responsabilidade por encargos comerciais, trabalhistas e fiscais é
do contratado.
da Administração.
compartilhada entre a Administração e o contratado.
do contratado nos dois primeiros casos e compartilhada, no último.
do contratado no primeiro caso e compartilhada, nos dois últimos.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Em matéria de responsabilidade do funcionário público considere:
I. As responsabilidades penal, civil e administrativa não se excluem mutuamente, ao contrário podem incidir simultaneamente.
II. A condenação penal não implica reconhecimento da responsabilidade civil se decorrente do mesmo ato, por ser a infração penal tecnicamente igual à sua congênere.
III. A responsabilidade administrativa resultando de atos praticados durante o cargo ou função, depende sempre do resultado das provas dos processos civil ou criminal, instaurado em razão dos mesmos fatos.
IV. A responsabilidade civil é independente das suas congêneres, devendo ser apurada, ainda que haja sentença criminal absolutória, sempre que na esfera penal não tiver sido categoricamente reconhecida a inexistência material do fato.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Além de outros, constituem requisitos dos atos administrativos a
finalidade, o motivo e a presunção de legalidade.
imperatividade, o objeto e a forma.
coercibilidade, o objeto e a competência.
auto-executoriedade, a coercibilidade e a legitimidade.
competência, a forma e o motivo.
Observe os atos administrativos abaixo:
I. A apreciação das concessões iniciais de aposentadoria e pensões outorgadas pelo Poder Executivo para lhe dar eficácia.
II. A transferência, a certos particulares, da execução dos serviços de transporte coletivo.
III. O reconhecimento aos particulares, que preencham os requisitos legais, do direito à prestação de um serviço público, a exemplo da educação em escolas públicas.
Os atos acima, dizem respeito, respectivamente,
à concessão, à permissão e à homologação.
à aprovação, à autorização e ao provimento.
à homologação, à permissão e à admissão.
ao visto, à concessão e à aprovação.
ao despacho, à portaria e à licença.
Pessoa jurídica de direito público, criada por lei específica para a prestação de serviço público, contando com capital exclusivamente público, é conceito jurídico de entidade
empresarial
fundacional
autárquica
paraestatal
permissionária
Em matéria de penalidades a que estão sujeitos os servidores públicos, é previsto que
a destituição do cargo em comissão sempre implica na indisponibilidade de bens e ressarcimento de danos.
será cassada a aposentadoria do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com demissão.
o servidor público que se recusar a ser submetido a inspeção médica será suspenso até 30 (trinta dias).
a penalidade de suspensão não poderá ser convertida em multa, o que será possível na pena de advertência.
a demissão do cargo efetivo não implica na indenização por danos, face a perda definitiva desse cargo.
De acordo com a Lei no 8.666/1993, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados, ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é
o concurso.
o leilão.
a tomada de preço.
a concorrência.
o convite.
É característica do ato administrativo discricionário
não poder ser questionado perante o Poder Judiciário.
permitir certa margem de escolha ao administrador, dentro de limites estabelecidos na lei.
exigir sempre motivação.
não conter aspectos de legalidade, mas apenas de mérito.
ser praticado com conteúdo precisamente determinado na lei, afastando a margem de decisão do administrador.
É considerada diferença, dentre outras, entre a sociedade de economia mista e a empresa pública,
a sua forma de organização.
a criação e extinção por lei.
a sua sujeição ao controle estatal.
o desempenho de atividade econômica.
sua personalidade jurídica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...