Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ocorrendo a inabilitação de todos os licitantes, a Administração
poderá conceder àqueles que manifestarem, no ato da correspondente sessão, a intenção de apresentarem novas propostas, o prazo de 3 dias úteis daquela data.
deverá conceder aos licitantes o prazo de 5 dias para apresentação de novas propostas que atendam às exigências editalícias.
ficará com a faculdade de estabelecer o prazo de 2 dias úteis para apresentação de nova documentação e propostas que atendam às condições do edital.
estará obrigada a conceder o prazo de 48 horas para os licitantes substituírem a documentação e as propostas.
poderá fixar aos licitantes o prazo de 8 dias úteis para a apresentação de nova documentação, escoimada das causas que motivaram aquele ato.
Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa, foi desrespeitado o princípio da
eficiência.
impessoalidade.
tipicidade.
motivação.
publicidade.
Em relação aos contratos regidos pela Lei das Licitações, os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro. Nesses casos, é INCORRETO afirmar que a referida prorrogação só poderá ocorrer por força de algum motivo, devidamente autuado em processo, a exemplo da
omissão ou atraso de providências a cargo da Administração Pública.
alteração do projeto ou especificações, pela Administração.
interrupção da execução do contrato por ordem e no interesse da Administração.
diminuição do ritmo de trabalho por determinação e no interesse da Administração.
diminuição das quantidades inicialmente previstas no contrato, e dentro dos limites permitidos em lei.
Em matéria de direito de petição do servidor público é INCORRETO afirmar que
seu principal efeito é informar a Administração Pública da irregularidade do desmando ou do abuso.
a juízo da autoridade competente, o recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo.
os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado, em caso de provimento do pedido de reconsideração.
em caso de provimento do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado.
com o provimento do pedido de reconsideração, a decisão gera efeitos futuros ou ex nunc.
Nas licitações nas modalidades concorrência e tomada de preços, o prazo para recorrer em face dos atos de habilitação ou inabilitação do licitante ou de julgamento das propostas é de
3 dias, contados da lavratura da correspondente ata; e, na modalidade de pregão, o licitante deverá recorrer no prazo de 5 dias úteis, contado da lavratura da ata da sessão pública de abertura dos envelopes contendo as propostas, ou da publicação do respectivo ato.
3 e 5 dias, respectivamente, contados da publicação do ato de entrega dos envelopes contendo as propostas; e, na modalidade de pregão, o licitante poderá recorrer até o 1º dia útil subseqüente ao da sessão pública de abertura dos envelopes, apresentando as suas razões.
3 e 5 úteis, respectivamente, contados das lavraturas das correspondentes atas; e, na modalidade de pregão, o licitante deverá recorrer até o 3º dia consecutivo ao da apresentação das propostas, mediante o protocolo de suas razões.
5 dias úteis, da intimação do ato ou da lavratura da ata; e, na modalidade de pregão, o licitante poderá manifestar, imediata e motivadamente na sessão pública de abertura dos envelopes, a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 dias para apresentação das razões do recurso.
8 dias úteis, contados da lavratura do correspondente ato; e, na modalidade de pregão, o licitante deverá apresentar as razões do recurso na mesma sessão pública designada para a abertura dos envelopes contendo as propostas.
Por meio de lei específica, o chefe do executivo da cidade de Campo Verde obteve autorização para instituir pessoa jurídica de direito privado, constituída mediante capital público e privado, destinada à prestação de serviço público de saneamento básico, a qual deverá observar a seguinte denominação:
Saneamento Básico Campo Verde S/A.
Autarquia de Saneamento Básico Campo Verde.
Fundação de Saneamento Básico Campo Verde.
Empresa Pública de Saneamento Básico Campo Verde.
Organização Social de Saneamento Básico Campo Verde.
Dentre outras proibições, o servidor público federal NÃO poderá
exercer o comércio da qualidade de cotista.
participar da administração de empresa privada.
praticar o comércio na qualidade de comanditário.
atuar, como procurador, em qualquer caso, junto à repartição pública.
exercer o comércio na qualidade de acionista.
Quando o licitante vencedor for convocado e deixar de assinar o termo de contrato no prazo e condições estabelecidos,
é facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, observada a ordem de classificação, para celebrar o respectivo contrato em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório.
a Administração deverá anular a licitação, desde que nenhum dos 3 licitantes que ofereceram os menores preços, aceite celebrar o contrato nas condições oferecidas pelo vencedor.
a licitação deverá ser revogada para preservar o interesse público, vedada a convocação dos licitantes remanescentes, sob pena de acarretar vício no procedimento.
a Administração deverá convidar os licitantes remanescentes, independentemente da ordem de classificação, para celebrar o respectivo contrato no prazo fixado e nas mesmas condições propostas pelo primeiro.
poderá ser reaberta a sessão pública de julgamento das propostas, objetivando que os licitantes remanescentes apresentem novas propostas, desde que observadas as demais condições oferecidas pelo primeiro.
O novo Chefe do Poder Executivo Estadual, após cinco dias da posse, ao exonerar o Assessor Especial do Governador, nomeado em comissão há mais de 10 (dez) anos, estará praticando ato administrativo
de império e enunciativo.
vinculado e composto.
complexo e regulamentar.
discricionário e ex officio.
de gestão e constitutivo.
No ordenamento jurídico brasileiro, entende-se que a revogação, pelo Poder Judiciário, de um ato administrativo praticado pelo Poder Executivo
ocorre normalmente, porém não produz efeitos retroativos.
pode ocorrer somente mediante provocação da Administração.
pode ocorrer somente se tratando de ato vinculado.
pode ocorrer somente se esgotadas as vias administrativas.
não pode ocorrer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...