Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um servidor público federal comete um ato que supostamente configura, ao mesmo tempo, ilícito penal e administrativo. São instaurados processos distintos para apurar as duas ordens de responsabilidade, mas o processo penal encerra-se primeiro, com a absolvição do servidor pela negativa da existência do fato. Assim sendo, o servidor foi automaticamente absolvido na esfera administrativa. Na situação acima,
está errada a instauração simultânea dos dois processos, pois isso caracteriza o chamado bis in idem.
está correta a instauração simultânea dos dois processos, todavia, o processo penal deveria ter restado sobrestado até a decisão do processo administrativo.
foi corretamente absolvido o servidor na esfera administrativa, em face da decisão penal que negou a existência do fato.
a absolvição do servidor no processo administrativo não poderia ter sido automática, pois uma conduta que não configura ilícito penal ainda assim pode configurar ilícito administrativo.
está errada a instauração simultânea dos dois processos, pois deveria ter sido instaurado apenas um, perante a autoridade judicial, competente para apreciar as duas ordens de ilícitos.
Para responder às questões de números 31 a 50 considere o regime da Lei no 8.112/90.
Após cada cinco anos de exercício efetivo, o servidor poderá, no interesse da administração, obter licença para
prestar serviço militar, devendo reassumir o exercício do cargo 30 dias após concluído o serviço.
tratar de assuntos particulares, pelo prazo de até 5 anos seguidos, sem remuneração.
participar de curso de capacitação profissional, por até 3 meses, com remuneração.
candidatar-se a cargo eletivo, na localidade em que desempenha suas funções, sem remuneração.
desempenho de mandato em sindicato profissional, desde que cadastrado no Ministério da Administração e Reforma do Estado.
O instrumento de contrato administrativo é obrigatório, dentre outros casos,
no convite e pregão, assim como em todas as hipóteses de inexigibilidade de licitação.
na tomada de preços, assim como em algumas hipóteses de inexigibilidade de licitação.
na tomada de preços e no leilão, assim como em todas as dispensas de licitação.
no concurso, assim como em todas as hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação.
no pregão e concurso, assim como em algumas dispensas de licitação.
NÃO é proibido ao servidor público federal
manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, parente até o segundo grau civil.
aceitar pensão de estado estrangeiro ou dele aceitar comissão ou emprego.
promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição.
cometer, qualquer que seja a situação, a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.
participar nos conselhos de administração de empresas em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação do capital social.
Durante o dia, sou analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral. À noite, trabalho como digitador em uma fundação instituída pelo Município. Essa acumulação remunerada é
proibida, porque nenhuma acumulação é lícita quando os órgãos são de esfera diversa de governo e, no caso, o cargo é federal e o emprego é municipal.
proibida, a despeito da compatibilidade de horários, porque a proibição abrange também as fundações públicas.
permitida, porque a proibição abrange somente órgãos da mesma esfera de governo, e, no caso, o cargo é federal e o emprego é municipal.
permitida, porque os horários são compatíveis e a fundação é pessoa jurídica de direito privado.
permitida, porque a fundação não é órgão público e não pertence à administração pública direta.
Uma empresa que exerça atividade econômica, com 70% de seu capital votante nas mãos da União, sendo o restante de seu capital de propriedade de um Estado,
enquadra-se na definição legal de empresa pública, tendo personalidade jurídica de direito público.
enquadra-se na definição legal de sociedade de economia mista, tendo personalidade jurídica de direito público.
enquadra-se na definição legal de empresa pública, tendo personalidade jurídica de direito privado.
enquadra-se na definição legal de sociedade de economia mista, tendo personalidade jurídica de direito privado.
não se enquadra em nenhuma definição legal quanto às entidades da Administração indireta.
Na execução do contrato administrativo de obras, dentre outros, é certo que
a imprevisibilidade das partes com relação a fatos facilmente previsíveis, somente imprevistos por sua incúria ou inépcia também autoriza a aplicabilidade da teoria da imprevisão em face do grave desbalanceamento econômico-financeiro do contrato.
quando se tratar de sujeições a fatos imprevistos, a Administração, ao impor determinadas alterações às condições de execução, onera o contrato, caso em que o contratado terá direito ao ressarcimento integral do desbalanceamento econômico-financeiro.
nos casos de sujeições a fatos imprevistos, por ser prerrogativa da Administração, o exercício do ius variandi, ou seja, do poder de modificar o contrato, o ônus deve ser suportado pelo contratado, que não terá direito a qualquer ressarcimento.
a álea econômica extraordinária suportada pelo contratado, por motivos alheios à vontade da Administração Pública, sempre determina a recomposição financeira integral do primeiro, face ao interesse público subjacente ao contrato, que deve ser protegido.
se estiver presente o fato de o príncipe, em que o Estado provoca o desbalanceamento do contrato, por atitude tomada diretamente por ele, Estado, o ônus do contrato será menor e, assim, o contratado terá direito a uma reparação parcial.
NÃO constitui motivo, dentre outros, para a rescisão do contrato administrativo do contratado, se ocorreu em relação a ele a
requisição de inquérito policial.
decretação de falência.
instauração de insolvência civil.
dissolução da sociedade.
alteração social que prejudique a execução do contrato.
No que diz respeito ao empenho da despesa, pode-se afirmar que
o empenho poderá exceder o limite do crédito concedido se houver superavit financeiro.
será permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.
é absoluta a vedação da realização da despesa sem prévio empenho.
o empenho é ato administrativo destinado a cientificar o devedor sobre a existência de uma despesa.
a emissão de nota de empenho, sendo obrigatória, não poderá ser dispensada em hipótese alguma.
Considere as afirmações relativas aos contratos da administração.
I. A imprevisão não encontra amparo na lei que instituiu normas para licitações e contratos na administração pública, tratando-se de teoria largamente aceita.
II. O fato do príncipe caracteriza-se pela alteração unilateral do contrato pela administração pública.
III. Tanto a teoria da imprevisão quanto o fato do príncipe podem, por acordo das partes, ensejar a alteração dos contratos pertinentes a obra, serviço ou fornecimento à administração pública.
Está correto APENAS o que se afirma em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...