Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A garantia para assegurar o cumprimento dos contratos administrativos
depende de previsão no instrumento convocatório e a modalidade não depende de opção por estar expressamente prevista em lei.
não depende de previsão no instrumento convocatório e a modalidade é escolhida pela administração.
é exigida apenas na fase da habilitação, quando apurada a qualificação econômico-financeira.
é imposta unilateralmente pela administração, ante o princípio da legalidade.
depende de previsão no instrumento convocatório, cabendo ao interessado a opção por uma das modalidades previstas em lei.
Segundo o Direito Administrativo Brasileiro, as entidades e órgãos públicos podem ser classificados, segundo sua hierarquia e função, como independentes
autônomos, superiores, subalternos, simples, compostos, singulares e colegiados.
autônomos, semi-autônomos, subalternos, simples, compostos, singulares e colegiados.
semi-autônomos, superiores, subalternos, simples, compostos, singulares e colegiados.
autônomos, superiores, subalternos, delegados, compostos, singulares e colegiados.
semi-autônomos, autônomos, superiores, delegados, singulares, compostos e colegiados.
Segundo os estudos de Celso Antônio Bandeira de Mello, os agentes públicos podem ser definidos como todos aqueles que,
exclusivamente vinculados ao Estado, prestam serviço a este, seja permanentemente seja de forma ocasional.
vinculados ou não ao Estado, prestam serviço a este, de forma ocasional.
vinculados ou não ao Estado, prestam serviço a este, seja permanentemente seja de forma ocasional.
exclusivamente vinculados ao Estado, prestam serviço a este, permanentemente.
exclusivamente ou não vinculados ao Estado, prestam serviço a este, permanentemente.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Alguns atos de improbidade administrativa importam enriquecimento ilícito, enquanto outros causam prejuízo ao erário. Outros, ainda, atentam contra os princípios da Administração Pública. Todavia, NÃO é ato de improbidade administrativa
permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.
deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo.
retardar ou deixar de praticar ato de ofício, declinando suas justificativas.
liberar verba pública sem a estrita observância das normas pertinentes.
usar, em proveito próprio, bens integrantes do acervo patrimonial público.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
A Lei no 8.429/92, conhecida como "Lei de Improbidade Administrativa", determina, ao fixar as penas previstas para a prática dos atos descritos, que
o Juiz, na fixação das penas, levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.
suas cominações e as sanções penais, civis e administrativas pelos mesmos fatos são interdependentes
a sanção de suspensão de direitos políticos tem seu limite máximo no direito brasileiro fixado em 8 anos.
a multa civil tem seu limite máximo fixado em até cem vezes o valor da remuneração do servidor agente.
o ressarcimento integral do dano ao erário consiste no confisco e na perda de bens até esse valor.
Para responder às questões de números 31 a 50 considere o regime da Lei no 8.112/90.
Se um servidor público faltar ao serviço, sem motivo justificado, perderá o equivalente
à remuneração do dia acrescida de um terço.
a um terço da remuneração do dia.
à metade da remuneração do dia.
à remuneração do dia.
ao dobro da remuneração do dia.
No que diz respeito aos registros cadastrais para fins da Lei nº 8.666, de 02/06/1993, que dispõe sobre as Licitações e os Contratos administrativos, é certo que
o chamamento público para o ingresso de novos interessados a cada dois anos é facultado à Administração Pública.
aos inscritos será fornecido certificado e, em qualquer hipótese, não estará sujeito à renovação.
o registro do inscrito pode ser cancelado ou suspenso a qualquer tempo, a critério da administração.
as unidades administrativas não podem utilizar os registros cadastrais de outros órgãos da Administração Pública.
os referidos registros cadastrais, para efeito de habilitação, serão válidos por, no máximo, um ano.
Para responder às questões de números 31 a 50 considere o regime da Lei no 8.112/90.
Quando um servidor é condenado a pagar uma indenização à Administração, o valor da indenização pode ser descontado em parcelas de sua remuneração. Se esse mesmo servidor for demitido,
terá o prazo de 90 dias para quitar o débito.
o parcelamento será mantido.
terá o prazo de 10 dias para quitar o débito.
terá o prazo de 30 dias para quitar o débito.
terá o prazo de 60 dias para quitar o débito.
Para responder às questões de números 31 a 50 considere o regime da Lei no 8.112/90.
NÃO pode ser aplicada ao servidor público penalidade disciplinar na forma desuspensão.
prisão administrativa.
cassação de aposentadoria.
advertência.
destituição de cargo.
Para responder às questões de números 31 a 50 considere o regime da Lei no 8.112/90.
É dever do servidor público
manter conduta incompatível com a moralidade administrativa.
aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro.
cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais.
recusar fé a documentos públicos.
guardar sigilo sobre assunto da repartição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...