Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NÃO pode ensejar a dispensa de licitação

  • A.

    a intervenção da União no domínio econômico.

  • B.

    a possibilidade de comprometimento da segurança nacional.

  • C.

    o pequeno valor de seu objeto.

  • D.

    a impossibilidade absoluta de competição.

  • E.

    a ocorrência de calamidades públicas.

Ao analisar a validade de um ato administrativo discricionário, um juiz percebe que seus requisitos legais estão presentes. Contudo, verifica que a medida tomada pelo Administrador viola o princípio da proporcionalidade e que o mesmo efeito poderá ser obtido mediante medida menos gravosa para o particular. Nessa hipótese, o juiz

  • A.

    não poderá anular, mas poderá revogar o ato administrativo, por ser discricionário.

  • B.

    poderá anular o ato administrativo, em razão de vício de forma.

  • C.

    poderá revogar o ato administrativo, por discordar dos motivos de conveniência e oportunidade invocados pelo Administrador.

  • D.

    poderá anular o ato administrativo, ou as medidas excessivas desproporcionais.

  • E.

    não poderá anular nem revogar o ato administrativo, pois não cabe ao Judiciário analisar ato discricionário.

Temístocles, alegando motivos relacionados com sua convicção política, negou-se a prestar o serviço militar e, alegando as mesmas convicções, recusou-se a cumprir obrigação alternativa. Nesse caso, Temístocles

  • A.

    está correto em seu procedimento, visto que ninguém pode ser obrigado a fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

  • B.

    alegou legítima escusa de consciência, uma vez que sua convicção política é contrária à prestação de qualquer serviço ao Estado.

  • C.

    alegou legítima escusa de consciência, uma vez que sua convicção política é contrária à prestação de qualquer serviço ao Estado.

  • D.

    terá seus direitos políticos suspensos e essa situação perdurará até que cumpra a obrigação alternativa.

  • E.

    não tem direito à escusa de consciência porque o serviço militar é obrigação imposta a todos os brasileiros.

Quanto aos elementos do ato administrativo, pode-se afirmar que

  • A.

    "sujeito é aquele a quem o ato se destina ou sobre quem ele versa".

  • B.

    "motivo é o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato".

  • C.

    "objeto é a finalidade a ser alcançada pelo ato".

  • D.

    "fim é o efeito jurídico imediato que o ato produz".

  • E.

    "competência é o modo pelo qual o ato se exterioriza ou deve ser feito".

Tendo em vista a extinção por retirada do ato administrativo, considere as hipóteses:

I. O estabelecimento tinha licença para funcionamento de um hotel, entretanto, converteuse em danceteria com casa de tolerância.

II. O parque de diversões funcionava em determinado local, porém, em face de uma lei de zoneamento editada posteriormente, tornou-se incompatível para aquele tipo de uso.

III. Os efeitos da exoneração de um servidor público em relação aos efeitos da nomeação dessa pessoa para o cargo efetivo.

I, II e III serão objeto das espécies conhecidas como

  • A.

    invalidação, cassação e caducidade.

  • B.

    cassação, caducidade e contraposição.

  • C.

    revogação, caducidade e cassação.

  • D.

    contraposição, invalidação e revogação.

  • E.

    caducidade, revogação e contraposição.

Em relação à improbidade administrativa:

I. Perda da função pública.

II. Proibição de contratar com o Poder Público e receber incentivos fiscais ou creditícios.

III. Suspensão dos direitos políticos.

IV. Perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio.

As medidas punitivas I, II, III e IV são, respectivamente, de natureza

  • A.

    político-administrativa, tributária, administrativa e penal.

  • B.

    administrativa, tributária, política e penal.

  • C.

    política, civil, administrativa e penal.

  • D.

    trabalhista, administrativa, político-administrativa e civil.

  • E.

    político-administrativa, administrativa, política e civil.

A competência para a revogação do ato administrativo é

  • A.

    de seu autor e do Poder Judiciário, ante a inafastabilidade da jurisdição.

  • B.

    do superior hierárquico e do Poder Judiciário, ante a inafastabilidade da jurisdição.

  • C.

    do superior hierárquico, somente mediante recurso, pois lhe é vedado agir de ofício.

  • D.

    de seu autor ou de quem tenha poderes para conhecer de ofício ou por recurso.

  • E.

    de seu autor, apenas na hipótese de ato vinculado, desde que agindo de ofício.

Dentre os princípios de observância obrigatória pela administração pública, expressamente previstos na Constituição Federal, está o da

  • A.

    proporcionalidade.

  • B.

    autotutela.

  • C.

    eficiência.

  • D.

    razoabilidade.

  • E.

    hierarquia.

Da apreciação da conveniência e oportunidade do ato administrativo pode resultar a

  • A.

    revogação.

  • B.

    nulidade.

  • C.

    anulação.

  • D.

    invalidação

  • E.

    repristinação.

A inclusão de dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa na Lei Orçamentária Anual fere o princípio orçamentário

  • A.

    da não afetação da receita.

  • B.

    da unidade.

  • C.

    da anualidade.

  • D.

    da exclusividade.

  • E.

    do orçamento bruto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...