Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Instrução: Para responder à questão de número 39, considere a Lei nº 8.112/1990.

Silvia exerce o cargo de analista judiciário (área administrativa) há mais de dez anos no Tribunal Regional Federal. Concorrendo a eleições, foi eleita Deputada Federal. Seu marido Diógenes é técnico judiciário, área administrativa, no Tribunal Regional Eleitoral. Ambos residem no Município de São Paulo. Nesse caso, poderá ser concedida licença a Diógenes para acompanhar Silvia que tomou posse junto à Câmara dos Deputados em Brasília, Distrito Federal. Diante disso, a licença de Diógenes será por prazo

  • A.

    indeterminado, ou não, com ou sem remuneração, sempre a critério da Administração Federal, permitido o exercício de atividade em órgão público ou particular.

  • B.

    determinado, não excedendo a 8 (oito) anos, e sem remuneração, facultado o exercício em órgão da Administração Federal, em qualquer cargo disponível.

  • C.

    determinado, não excedendo a 8 (oito) anos, e com remuneração, vedado qualquer exercício em órgão ou entidade da Administração Federal.

  • D.

    indeterminado e sem remuneração, vedado qualquer exercício em órgão ou entidade da Administração Federal, mas permitido nas esferas estadual e municipal.

  • E.

    indeterminado e sem remuneração, facultado o exercício provisório em órgão da Administração Federal direta, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo.

A revogação de um ato administrativo

  • A.

    é prerrogativa da Administração, de caráter discricionário, consistente na extinção de um ato válido por razões de conveniência e oportunidade.

  • B.

    constitui atuação vinculada da Administração, na medida em que, em face da indisponibilidade do interesse público, a Administração está obrigada a revogar atos maculados por vício de oportunidade.

  • C.

    pode ser declarada tanto pela Administração como pelo Poder Judiciário, quando identificado que o ato se tornou inconveniente ou inoportuno do ponto de vista do interesse público.

  • D.

    somente pode ser procedida por autoridade hierarquicamente superior àquela que praticou o ato, de ofício ou por provocação do interessado, vedada a sua prática pelo Poder Judiciário.

  • E.

    constitui prerrogativa da Administração, quando fundada em razões de conveniência e oportunidade, e do Poder Judiciário, quando identificado vício relativo à motivação, competência ou forma.

Paciente internado em hospital público estadual sofreu lesão ocasionada por conduta negligente de funcionário público que lhe prestou atendimento médico, resultando na sua incapacitação permanente para o trabalho. Diante dessas circunstâncias, o Estado, com base no disposto no artigo 37, § 6º da Constituição Federal,

  • A.

    poderá ser responsabilizado pelos danos sofridos pelo paciente somente após a condenação do funcionário público em processo disciplinar.

  • B.

    está obrigado a reparar o dano, podendo exercer o direito de regresso em face do funcionário desde que comprovada a atuação culposa do mesmo.

  • C.

    está obrigado, exclusivamente, a compensar o paciente pela incapacitação sofrida, com a concessão de benefício previdenciário por invalidez.

  • D.

    somente estará obrigado a reparar o dano se comprovada, em processo judicial, a conduta culposa do funcionário e o nexo de causalidade com o dano sofrido.

  • E.

    está obrigado a reparar o dano apenas se comprovada culpa grave ou conduta dolosa do funcionário, em processo administrativo instaurado para esse fim específico.

Marco Antônio, ocupando o cargo de analista judiciário, na área de psicologia, no Tribunal Regional Eleitoral, foi investido no mandato de Vereador no Município de São Paulo. Nesse caso, Marco Antônio

  • A.

    será afastado de seu cargo efetivo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração havendo ou não compatibilidade de horário.

  • B.

    perceberá as vantagens de seu cargo, com prejuízo da remuneração desse cargo eletivo, observada a compatibilidade de horário.

  • C.

    perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração desse cargo eletivo, desde que haja compatibilidade de horário.

  • D.

    será afastado de seu cargo efetivo, não podendo optar pela sua remuneração, que será a própria desse cargo havendo ou não compatibilidade de horário.

  • E.

    perceberá a remuneração do cargo eletivo, com prejuízo das vantagens de seu cargo efetivo, ainda que haja compatibilidade de horário.

A licença para capacitação, a licença para tratar de interesses particulares e a licença para o desempenho de mandato classista, no regime da Lei nº 8.112/90, dão-se, respectivamente,

  • A.

    com remuneração, sem remuneração e com remuneração.

  • B.

    sem remuneração, sem remuneração e sem remuneração.

  • C.

    com remuneração, sem remuneração e sem remuneração.

  • D.

    com remuneração, com remuneração e com remuneração.

  • E.

    sem remuneração, com remuneração e com remuneração.

São formas de provimento de cargo público, de acordo com a Lei Federal no 8.112/90:

  • A.

    Nomeação e indicação.

  • B.

    Ascensão e reversão.

  • C.

    Transferência e readaptação.

  • D.

    Reintegração e readaptação.

  • E.

    Recondução e ascensão.

O julgamento das propostas apresentadas em regular procedimento de concorrência deve ser feito

  • A.

    de acordo com os critérios, subjetivos e objetivos, constantes do edital publicado.

  • B.

    objetivamente, sendo possível a desconsideração parcial dos critérios constantes no edital caso necessário para contratação da proposta de menor preço.

  • C.

    preliminarmente de acordo com os requisitos constantes do edital, facultando-se aos competidores, antes do julgamento definitivo, a redução de sua proposta.

  • D.

    observando-se os critérios objetivos constantes do edital e de seus anexos, ainda que publicados após o prazo para apresentação das propostas.

  • E.

    objetivamente, observando-se os critérios fixados no edital, que não poderá ser alterado para adequação das propostas.

Um político ou um servidor utiliza sua verba de representação ou cartão corporativo em negócios não previstos à sua condição de pessoa pública ou do exercício profissional. Com base nestas informações, os princípios de administração pública atingidos são:

  • A.

    Legalidade e Publicidade.

  • B.

    Moralidade e Legalidade.

  • C.

    Publicidade e Finalidade.

  • D.

    Moralidade e Impessoalidade.

  • E.

    Impessoalidade e Publicidade.

Miguel servidor público federal, ocupava o cargo de analista judiciário da área administrativa, junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Atualmente encontra-se em disponibilidade. Entretanto será possível seu retorno à atividade, a ser feita por

  • A.

    remoção, de ofício ou apedido, para cargo de atribuições correlatas e vencimentos assemelhados, ou não, com o anteriormente ocupado.

  • B.

    redistribuição obrigatória em função de atribuições e remuneração assemelhadas com o anteriormente ocupado.

  • C.

    substituição facultativa, em qualquer cargo com atribuições e vencimentos correlatos com o exercício da função.

  • D.

    aproveitamento facultativo em cargo de atribuições e vencimentos superiores com o exercício da função anterior.

  • E.

    aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

Nos termos da Lei nº 8.666/1993, nos casos de inexigibilidade e dispensa de licitação, se comprovado superfaturamento, respondem pelo dano causado à Fazenda Pública, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis:

  • A.

    solidariamente o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável.

  • B.

    o fornecedor ou o prestador de serviços e, subsidiariamente, o agente público responsável.

  • C.

    apenas os fornecedores ou prestador de serviços.

  • D.

    apenas os agentes públicos responsáveis.

  • E.

    o agente público responsável e, subsidiariamente, o fornecedor ou o prestador de serviços.

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