Questões de Direito Administrativo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O controle judicial sobre os atos legislativos é exercido por meio de

  • A.

    ação declaratória de ilegalidade.

  • B.

    ação direta de inconstitucionalidade.

  • C.

    mandado de segurança coletivo.

  • D.

    ação civil pública.

  • E.

    ação popular.

Têm por características a necessidade de serem criadas por lei bem como terem personalidade jurídica de direito público, patrimônio próprio e capacidade de autoadministração, submeterem-se a controle do Poder Público e desempenharem funções públicas.

O texto descreve:

  • A.

    agentes públicos.

  • B.

    sociedades de economia mista.

  • C.

    fundações públicas.

  • D.

    autarquias.

  • E.

    serviços sociais autônomos.

O contrato de prestação de serviços a ser executado de forma contínua poderá ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosos para a administração, limitada a

  • A.

    sessenta meses.

  • B.

    quarenta meses.

  • C.

    trinta meses.

  • D.

    vinte e quatro meses.

  • E.

    doze meses.

Os contratos administrativos poderão ser alterados, com as devidas justificativas, por acordo das partes

  • A.

    quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela lei.

  • B.

    quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.

  • C.

    quando conveniente a substituição da garantia de execução.

  • D.

    por oportunidade e conveniência da Administração.

  • E.

    por ilegalidade nas cláusulas econômico-financeiras.

As pessoas jurídicas de Direito Privado, sem fins lucrativos, instituídas por iniciativa de particulares, para desempenhar serviços sociais não exclusivos do Estado, com incentivo e fiscalização do Poder Público, mediante vínculo jurídico instituído por meio de contrato de gestão, denominam-se

  • A.

    organizações sociais.

  • B.

    órgãos reguladores.

  • C.

    parcerias público-privadas.

  • D.

    convênios administrativos.

  • E.

    agências executivas.

No tocante à responsabilidade civil do Estado, é correto afirmar que

  • A.

    as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  • B.

    dependerá da comprovação do dano provocado, assim como do dolo ou culpa do servidor público.

  • C.

    o dever do Estado de indenizar o dano sofrido pelo particular somente existe caso seja comprovada a existência de falha da atividade administrativa (o serviço público não funcionou ou funcionou mal e causou dano).

  • D.

    no Brasil, adotou-se a responsabilidade subjetiva do Estado, na modalidade ‘teoria do risco administrativo’; assim, é correto dizer que deve ser comprovado o nexo causal entre o dano e a conduta do agente público.

  • E.

    o concessionário ou permissionário de um serviço público responderá sempre subjetivamente perante os usuários do serviço público.

O termo de contrato tem como principal objetivo assegurar o cumprimento, por parte do licitante, das obrigações por ele assumidas, quando lhe é adjudicado o objeto da licitação. Nessas condições, nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos dos quais não resultem obrigações futuras, é dispensável o termo de contrato e sua substituição fica a critério

  • A.

    apenas do Ministro da Economia, ressalvados os valores de acordo com o previsto no art. 60, parágrafo único da lei n.º 8.666/93.

  • B.

    apenas do Ministro da Economia, independente do seu valor.

  • C.

    da administração, independente do seu valor.

  • D.

    apenas do Presidente da República, ressalvados os valores de acordo com o previsto no art. 60, parágrafo único, da lei n.º 8.666/93.

  • E.

    apenas do Presidente da República, independente do seu valor.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • B.

    O servidor público estável não poderá perder o cargo por decisão judicial, mesmo transitada em julgado, havendo a necessidade da instauração de processo administrativo.

  • C.

    Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

  • D.

    São estáveis após um ano de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • E.

    Como condição para a aquisição da estabilidade, não é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

No que diz respeito à estabilidade do servidor público, pode-se afirmar que:

  • A.

    são estáveis os servidores que cumprirem um interstício de dois anos de estágio probatório.

  • B.

    durante o período de estágio probatório, o servidor não poderá ser demitido.

  • C.

    extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável será demitido.

  • D.

    se invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele aproveitado em cargo diverso ao que ocupava.

  • E.

    como condição para aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

Conforme a Lei n.º 8.666/93, art. 3º, bem como a Lei n.º 12.349/10, a licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos. Nas contratações destinadas à implantação, manutenção e ao aperfeiçoamento dos sistemas de tecnologia de informação e comunicação, considerados estratégicos em ato do Poder Executivo Federal, a licitação poderá ser

  • A.

    ampla a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o processo produtivo básico de que trata a Lei n.º 10.176, de 11 de janeiro de 2001.

  • B.

    ampla a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o processo produtivo básico de que trata a Lei n.º 10.176, de 11 de janeiro de 2001 e limitada a bens e serviços com tecnologia desenvolvida fora do País.

  • C.

    restrita a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o processo produtivo básico de que trata a Lei n.º 10.176, de 11 de janeiro de 2001 e ampla a bens e serviços com tecnologia desenvolvida fora do País.

  • D.

    restrita a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o processo produtivo básico de que trata a Lei n.º 10.176, de 11 de janeiro de 2001.

  • E.

    restrita a bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País e produzidos de acordo com o processo produtivo básico de que trata a Lei n.º 10.176, de 11 de janeiro de 2001, bem como a bens e serviços com tecnologia desenvolvida fora do País.

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