Questões de Direito Administrativo da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Numa concorrência, as exigências do edital concernentes à regularidade fiscal dos licitantes diz respeito à fase de

  • A.

    pré-requisito.

  • B.

    idoneidade financeira.

  • C.

    habilitação preliminar.

  • D.

    julgamento.

  • E.

    instrução.

Por ocasião da edição dos atos administrativos, o conteúdo jurídico do princípio da razoabilidade permite concluir que o agente da Administração Pública

  • A.

    possui certa margem de liberdade para a escolha da opção mais adequada.

  • B.

    encontra-se totalmente afastado dos limites legais.

  • C.

    encontra-se totalmente vinculado à lei.

  • D.

    está autorizado a desconsiderar os demais princípios administrativos aplicáveis.

  • E.

    possui poder discricionário para toda decisão administrativa vinculada.

A auto-executoriedade dos atos administrativos

  • A.

    é admitida em quaisquer casos.

  • B.

    deve ser indiferente ao interesse público.

  • C.

    não pode contrariar o interesse jurídico legítimo do particular.

  • D.

    não poderá ser reapreciada pelo Poder Judiciário.

  • E.

    é contrária ao princípio da razoabilidade.

A inexistência do motivo que justifica a expedição de determinado ato da autoridade administrativa poderá ser

  • A.

    revogado.

  • B.

    anulado.

  • C.

    suspenso.

  • D.

    cassado.

  • E.

    confirmado.

O ato administrativo unilateral, discricionário e precário, pe lo qual a Administração consente na prática de determinada atividade individual incidente sobre um bem público, é intitulado de

  • A.

    concessão de uso.

  • B.

    permissão de uso.

  • C.

    autorização de uso.

  • D.

    convênio de uso.

  • E.

    contrato de uso.

A atuação da administração deve pautar-se pela legalidade expressa, em que o administrador ou seus agentes só podem exercer atos em conformidade estrita da lei. Se houver atuação fora das margens da lei, haverá

  • A.

    atividade discricionária.

  • B.

    atividade vinculada.

  • C.

    atividade subordinada.

  • D.

    prevaricação.

  • E.

    desvio de finalidade.

A Administração Estadual descobre e comprova, observado o devido processo legal, que um funcionário público aposentado havia aplicado, indevidamente, dinheiro público, quando ainda estava em atividade, tendo causado prejuízo ao Erário. Nesse caso, o inativo

  • A.

    não mais poderá ser apenado, pois a Administração deveria ter tomado as devidas providências legais antes da aposentadoria do funcionário.

  • B.

    não mais poderá sofrer pena administrativa, mas somente poderá responder civil e criminalmente pelo seu ato.

  • C.

    poderá ser submetido a processo administrativo, mas não poderá ser apenado, uma vez que se operou a prescrição da pena com a concessão da aposentadoria pela Administração.

  • D.

    deverá responder somente perante o Poder Judiciário, podendo vir a perder a sua aposentadoria, caso o fato em questão venha a ser devidamente comprovado em Juízo.

  • E.

    estará sujeito à pena de cassação de sua aposentadoria pela Administração, desde que não extrapolado o prazo prescricional.

A alteração unilateral de um contrato administrativo pelo Estado é possível quando

  • A.

    existir anuência do contratado.

  • B.

    mantiver intangível a equação econômico-financeira.

  • C.

    existir previsão permitindo a alteração expressa no contrato.

  • D.

    a cláusula contratual for desproporcional para as partes.

  • E.

    ocorrer o inadimplemento.

O regime jurídico-administrativo requer

  • A.

    igualdade entre a Administração Pública e os particulares.

  • B.

    predomínio da vontade do agente público.

  • C.

    parcial submissão à lei.

  • D.

    predomínio do dever e da finalidade.

  • E.

    imposição do interesse do agente público.

O Princípio da Legalidade deve ser entendido na Administração Pública como

  • A.

    atuar de acordo com a lei e o Direito.

  • B.

    agir somente de acordo com a lei complementar.

  • C.

    atender as decisões proferidas pelo Poder Judiciário.

  • D.

    observar o interesse público em todas as decisões administrativas.

  • E.

    tratar igualmente agentes públicos e privados.

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