Lista completa de Questões de Direito Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a cláusula contratual de eleição de foro em contrato de adesão
I. em princípio, é válida e eficaz.
II. pode ser ignorada quando verificar-se abusiva, dificultando a defesa de uma das partes em detrimento da outra; podendo o Juiz declinar de ofício de sua competência.
III. prevalece sempre, mesmo se configurada que tal indicação está longe de se constituir uma livre escolha e implica em dificultar a defesa da parte contrária.
IV. é nula de pleno direito em face da proibição legal de cláusula contratual de eleição de foro.
V. somente valerá se convencionada em separado
. Está (ão) correta(s)
apenas as afirmativas I e V.
apenas as afirmativas I e II.
apenas as afirmativas II e III.
apenas as afirmativas II e IV.
apenas a afirmativa III.
Direito Civil - Direitos Reais Sobre Coisas Alheias - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Maria das Dores adquire um apartamento e logo após doa o bem à sua filha Maria de Fátima, que aceita o negócio jurídico, estipulando em favor da doadora usufruto deste bem imóvel. O instituto em análise configura-se um direito real e é FALSO afirmar.
Que o usufruto pode recair sobre bens móveis.
Que o usufruto pode ser restrito.
Que o usufruto não pode se transferir por alienação, mas o seu exercício pode ceder-se a título gratuito ou oneroso.
Que o usufruto não pode se extinguir com a consolidação.
Que o usufruto não se restabelecerá, caso o edifício sujeito a usufruto for destruído sem culpa do proprietário, salvo se a indenização do seguro for aplicada à reconstrução do prédio.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em dezembro de 2004, Alfredo, desejoso de aposentar-se logo e passar a morar em um sítio, assinou uma promessa de compra e venda de imóvel com Jorge, proprietário do mesmo. Entretanto Jorge, sem saber Alfredo, ao tempo da assinatura do contrato já era interditado por sentença transitada em julgado, que declarou-lhe incapacidade absoluta para a prática dos atos da vida civil. Doze anos depois, ao tomar conhecimento do fato, Alfredo propõe uma ação de usucapião contra o promissárioalienante. É correto afirmar que:
Alfredo é titular de posse da usucapionem, devendo, por isso, o Juiz reconhecer a aquisição da propriedade por Alfredo, já que é possuidor a justo título e com boa-fé, tendo decorrido o prazo legal para aquisição do referido bem pela modalidade suscitada.
mesmo sendo Jorge absolutamente incapaz ao tempo da assinatura do contrato, a promessa de compra e venda é válida, pois Alfredo não tomara conhecimento do conteúdo da sentença nem do seu trânsito em julgado.
a promessa de compra e venda em questão é ato jurídico stricto sensu anulável.
a promessa de compra e venda em questão é ato jurídico stricto sensu ineficaz.
apesar de sua posse ser exercida com animus domini, a aquisição do sobredito bem é impossível, pois não corre prescrição contra os absolutamente incapazes.
Direito Civil - Pessoas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto ao domicílio, analise as afirmativas abaixo:
1. O domicílio do ausente é o do seu curador.
2. O domicílio do preso provisório que não está cumprindo pena é o local onde está recolhido.
3. O domicílio do funcionário público é caracterizado por ser uma espécie de domicílio voluntário.
4. O domicílio de eleição é o domicílio eleitoral, para todos os efeitos legais.
Está(ão) incorreta(s):
apenas 1, 2 e 3.
apenas 2.
apenas 1 e 3.
apenas 2, 3 e 4
1, 2, 3 e 4
Direito Civil - Direitos Reais Sobre Coisas Alheias - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Não pode(m) ser objeto de hipoteca.
O domínio útil.
O domínio dire
As estradas de ferro.
Os navios.
Os trens.
A sociedade simples, regida pelas disposições do art. 997 e seguintes do Código Civil da Lei nº 10.406/02, caracteriza-se por:
permitir combinar sócios que contribuem serviços com os que aportam capitais.
ser modelo geral do instituto jurídico sociedade com finalidade de natureza intelectual.
oferecer normas supletivas para reger as relações externas da sociedade em comum.
garantir a todos os sócios participação nas deliberações sociais.
determinar a completa separação patrimonial entre bens dos sócios e obrigações sociais.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa correta:
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a nulidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a mera ineficácia do negócio jurídico que lhe deu origem em relação a terceiros de boa-fé.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a inexistência do negócio jurídico que lhe deu origem em relação a terceiros de boa-fé.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, não implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, implica a anulabilidade do negócio jurídico que lhe deu origem.
A disciplina sociedade limitada, predisposta no Código Civil, a par de ter revogado o Decreto n. 3.708/1919, no que diz respeito aos administradores prevê que:
pode ser destituído, sem motivação, qualquer sócio indicado no instrumento de contrato.
não podem ser destituídos terceiros que, no instrumento de contrato, figurem como delegados de sócios.
o instrumento de contrato não precisa nomear qualquer administrador, providência que será feita sempre por instrumento separado.
não pode ser destituído o liquidante designado no instrumento de contrato.
pode ser destituída qualquer pessoa nomeada administrador por instrumento separado.
Considere as seguintes assertivas sobre os bens, de acordo com o Código Civil em vigor:
I. Os bens públicos de uso comum do povo, os de uso especial e os dominicais são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.
II. As energias que tenham valor econômico são consideradas bens móveis para os efeitos legais.
III. Constitui universalidade de direito a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária.
IV. Os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações são considerados bens móveis para os efeitos legais.
Está correto o que se afirma APENAS em
Uma sociedade limitada, com dois sócios, teve seus atos constitutivos assinados, mas não arquivados no órgão competente. Não obstante a falta de arquivamento, iniciou- se a operação empresarial. De acordo com o contrato social, os sócios podiam praticar isoladamente quaisquer atos compreendidos no objeto da sociedade. Na eventualidade de a sociedade contrair dívidas de natureza civil, o respectivo credor poderá satisfazer-se com os bens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...