Lista completa de Questões de Direito Civil do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Decorre do artigo 1.231 do Código Civil que a propriedade:
presume-se plena e exclusiva, até prova em contrário;
presume-se plena e exclusiva, se a posse for velha, isto é, contar com duração de ano e dia;
não se presume;
é inalienável;
é imprescritível.
A respeito da aquisição da propriedade imóvel, considere:
I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até 250 m2, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
II. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé.
III. O possuidor não pode, para o fim de contar o tempo exigido para aquisição da propriedade através da usucapião, acrescentar à sua posse a dos seus antecessores, havendo expressa vedação legal.
IV. Aquele que exercer, por um ano ininterruptamente e sem oposição, posse direta, sobre imóvel urbano de até 250 m2 cuja propriedade divida com ex-cônjuge que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano.
De acordo com o Código Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em
II e III.
II, III e IV.
I e IV.
I, II e III.
I e II.
Acerca do direito das coisas, julgue os itens a seguir.
A usucapião é modalidade de aquisição originária da propriedade, uma vez que não existe vínculo entre o usucapiente e o antigo proprietário da coisa.
O direito de propriedade é um direito definido por ser
fundamental e, como tal, absoluto, resultando pleno do título que lhe dá origem.
representativo de um poder de atuação exclusivo do particular sobre a esfera alheia, impondo a ela limitações.
conformado pela vontade estatal, a qual prevalece em havendo conflito de interesses.
constituído pelas funcionalidades do domínio e também por ter função social.
vinculado privativamente ao atendimento dos interesses do proprietário e sua família.
De acordo com o Código Civil, as disposições da Convenção de Condomínio edilício obrigam a todos os condôminos a respeitá-la. Para ser oponível contra terceiros, o ato convencional deverá ser inscrito, obrigatoriamente, no Cartório
de Pessoas Jurídicas.
de Registro de Imóveis.
de Tabelionato de Notas.
de Registro de Títulos e Documentos.
Sobre a propriedade em geral, de acordo como Código Civil Brasileiro, é correto afirmar que
o Município não poderá abandonar a coisa em favor de quem a achou, mesmo se diminuto o seu valor.
o proprietário do solo tem o direito de explorar os recursos minerais de emprego imediato na transformação industrial.
o descobridor, não conhecendo o dono, fará por encontrá-lo e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente.
o descobridor da coisa responde pelos prejuízos causados ao proprietário ou possuidor legítimo, quando tiver procedido com culpa.
Lisbela possui um irmão chamado Gregório que é casado com Silmara. Lisbela, em razão de desavenças com Silmara, insiste em afirmar que não possui grau de parentesco com ela, mas resolveu estudar o assunto com sua vizinha Magda, advogada. Magda respondeu para Lisbela que, de acordo com o Código Civil brasileiro, Silmara é sua parente
por afinidade em linha colateral de primeiro grau.
por afinidade em linha colateral de terceiro grau.
por afinidade em linha colateral de segundo grau.
civil em linha colateral de terceiro grau.
natural em linha colateral de primeiro grau.
Direito Civil - Relação de Parentesco - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de pessoa jurídica, prescrição e decadência, julgue os próximos itens.
A ação de reconhecimento de paternidade é imprescritível, porém, no caso de petição de herança, corre o prazo prescricional.
Mauro e José contam, respectivamente, com dezoito e treze anos de idade. Paulo declara-se pai de Mauro e José neste ano de 2012 e pretende reconhecê-los como filhos, pois ambos seriam frutos de um relacionamento de oito anos que manteve com Ana, genitora de Mauro e José. Nesta hipótese, de acordo com o Código Civil, Paulo
não precisará do consentimento expresso de Mauro para o reconhecimento e José poderá impugnar o reconhecimento nos quatro anos que se seguirem à maioridade ou à emancipação.
não precisará do consentimento expresso de Mauro para o reconhecimento e José poderá impugnar o reconhecimento nos dois anos que se seguirem à maioridade ou à emancipação.
precisará do consentimento expresso de Mauro para o reconhecimento e José poderá impugnar o reconhecimento no prazo de até dois anos após à maioridade ou à emancipação.
precisará do consentimento expresso de Mauro para o reconhecimento e José poderá impugnar o reconhecimento nos quatro anos que se seguirem à maioridade ou à emancipação.
precisará do consentimento expresso de Mauro para o reconhecimento e José poderá impugnar o reconhecimento no prazo de até três anos após à maioridade ou à emancipação.
Indique a alternativa INCORRETA sobre a responsabilidade civil:
O direito de exigir a reparação e a obrigação de prestá-la transmite-se com a herança, de forma integral, independentemente do valor desta.
Se houver excessiva desproporção entre a gravidade da culpa e o dano, poderá o juiz reduzir equitativamente o valor da indenização.
O dono ou detentor do animal ressarcirá os danos por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.
A responsabilidade do empregador pelos atos do empregado, por atos praticados no exercício do trabalho que lhe competir, ou em razão deste, é objetiva.
O dono de edifício ou construção responde pelos danos que resultarem de sua ruína, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...