Lista completa de Questões sobre Pessoas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O domicílio dos servidores públicos civis é o:
legal - aquele em que exercem permanentemente suas atribuições como servidores;
legal - o de sua residência;
legal - exclusivamente aquele em que se situa a sede da pessoa jurídica de direito público de que é servidor;
de sua livre eleição
que mais bem atender aos interesses do servidor e de sua família, previamente consultada, a este respeito, a Administração Pública.
Considere as seguintes assertivas a respeito das pessoas naturais:
Em conformidade com o Código Civil brasileiro, está correto o que se afirma SOMENTE em
Assinale a alternativa correta.
José tem dezesseis anos de idade e seus pais pretendem emancipá-lo por escritura própria. Consoante as normas do Código Civil Brasileiro em vigor, é absolutamente viável a pretensão.
Os maiores de dezesseis anos e os pródigos são pessoas relativamente incapazes e necessitam de representantes legais para a prática de certos atos jurídicos.
Contraindo matrimonio civil aos dezessete e vinte anos, respectivamente, Maria e José adquirem a maioridade civil.
Formalizando contrato de constituição da sociedade limitada é possível afirmar que a pessoa jurídica de direito privado já adquiriu a personalidade.
Todas as alternativas acima estão corretas.
Julgue os itens a seguir, relativos a tutela e a ausência.
Se alguém desaparecer de seu domicílio sem deixar representante legal, ainda que não possua bens, o juiz declarará a sua ausência e nomeará um curador especial para representá-lo em todos os atos da vida.
Assinale a alternativa correta.
A pessoa física ou natural, ao contrário da pessoa jurídica, não poderá ter domicílio plural.
A mulher casada sempre terá por domicílio o do marido, os presos são domiciliados onde cumprem a sentença e os militares em serviço ativo no lugar onde servem.
As fundações não poderão ser instituídas por escritura ou testamento particular.
A dissolução da pessoa jurídica somente poderá ocorrer mediante consenso dos seus componentes ou por determinação legal.
Todas as alternativas acima estão corretas.
Assinale a alternativa correta.
Um terremoto, um homicídio, o casamento e a aquisição de um bem imóvel são atos jurídicos.
O conjunto de faculdades e direitos, em estado de potencialidade e reunidos numa pessoa, consiste na capacidade de direito.
João é menor de dezessete anos, Maria é casada civilmente com Manoel e Antônio é pródigo. Todas estas pessoas, segundo o Código Civil Brasileiro em vigor, são consideradas relativamente incapazes.
São elementos essenciais à validade dos atos jurídicos agente capaz, forma prescrita e não defesa em lei, objeto lícito e número determinado de partes.
Todas as alternativas acima estão corretas.
A superação ou desconsideração da personalidade jurídica:
não é aceita em nosso Direito.
é aceita e aplicável nos casos de responsabilidade penal, e não nos de responsabilidade civil dos dirigentes.
tem aplicação restrita às relações de consumo.
não tem aplicação em sociedades anônimas.
foi desenvolvida pela jurisprudência e já se encontra incorporada em nosso Direito, tendo como pressuposto a fraude e o abuso de direito.
Segundo disposto no Código Civil, o domicílio necessário do
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada acerca do direito civil brasileiro. Determinada pessoa jurídica de direito privado possui estabelecimentos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Nesse caso, cada um dos mencionados estabelecimentos é considerado domicílio da pessoa jurídica para fins de atos nele praticados.
Assinale a alternativa correta.
A existência legal das pessoas jurídicas de direito público começa com a inscrição do ato constitutivo no registro pertinente, cujo prazo decadencial é de cinco anos para que o interessado postule a anulação de seus atos constitutivos.
Somente em caráter excepcional, as pessoas jurídicas de direito público são civilmente responsáveis pelos atos de seus representantes, que, nessa condição, causem danos a terceiros, quando agirem de modo contrário ao direito ou faltando a dever prescrito em lei, exceto o direito de regresso contra os causadores do dano.
São pessoas jurídicas de direito público a União, os Estados, os Municípios e os partidos políticos.
São pessoas jurídicas de direito privado as associações de utilidade pública e, excepcionalmente, o Distrito Federal.
Obrigam as pessoas jurídicas os atos praticados por seus administradores, que forem exercidos dentro dos limites fixados no ato constitutivo das mesmas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...