Questões de Direito Constitucional

Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre os cargos e funções públicas, é possível afirmar que a Constituição Federal

  • A.

    impõe à administração pública indireta as mesmas regras proibitivas sobre a acumulação remunerada de cargos públicos voltadas à administração pública direta.

  • B.

    veda a definição de critérios de admissão de pessoas portadoras de deficiência a cargos e empregos públicos.

  • C.

    condiciona a nomeação em cargos em comissão à aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos.

  • D.

    restringe o exercício das funções de confiança exclusivamente aos servidores ocupantes de cargo efetivo com atribuições de natureza gerencial, orçamentária e financeira.

  • E.

    permite a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, ainda que a profissão não esteja regulamentada.

Durante a realização da Copa das Confederações, o Brasil conviveu com ondas de manifestações ligadas aos reajustes no transporte público, e que, aos poucos, canalizou insatisfações das mais diversas, da qualidade do ensino à corrupção.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao direito à liberdade de expressão e de reunião e à proteção constitucional a esse direito.

O STF considera que a defesa, em espaços públicos, da legalização das drogas ou da abolição de qualquer outro tipo penal é amparada pelo exercício legítimo do direito à livre manifestação do pensamento, propiciada pelo exercício do direito de reunião.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Constituição Federal, em seu artigo 7º, elenca uma série de direitos trabalhistas, EXCETO

  • A.

    a proteção em face da automação, na forma da lei.

  • B.

    o reajuste anual dos salários por índice nunca inferior ao dos rendimentos da caderneta de poupança.

  • C.

    a proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

  • D.

    a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

  • E.

    a licença paternidade, nos termos fixados em lei.

No que concerne ao Poder Judiciário, julgue os itens a seguir.

Não poderá ser promovido o juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder além do prazo legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao direito constitucional brasileiro, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

Seria inválida disposição legal que reservasse ao menos um cargo de diretor da ANS a servidor ocupante de cargo efetivo na administração federal porque a CF veda a reserva de cargos comissionados aos servidores de carreira.

  • C. Certo
  • E. Errado

São privativos de brasileiro nato, entre outros, os cargos

  • A.

    de Deputado Federal e de Vice-Presidente da República.

  • B.

    de Presidente da República e de Senador.

  • C.

    da carreira diplomática e de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

  • D.

    de Deputado Estadual e de Ministro de Estado da Defesa.

  • E.

    da carreira diplomática e de Procurador-Geral da República.

leia as sentenças abaixo sobre a inscrição na Previdência social, e assinale a alternativa correta:

I. Todo trabalhador com carteira assinada é automaticamente filiado à Previdência Social.

II. Quem trabalha por conta própria precisa se inscrever e contribuir mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários.

  • A. A afirmativa I está correta e a II está incorreta.
  • B. A afirmativa I está incorreta e a II está correta.
  • C. As afirmativas I e II estão corretas.
  • D. As afirmativas I e II estão incorretas.

Com relação à organização político administrativa da República Federativa do Brasil, julgue os itens subsecutivos.

Por meio de lei complementar, a União pode autorizar os estados a legislarem sobre questões específicas relacionadas à PRF.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue os itens a seguir.

Caso um militar de determinado estado pratique homicídio contra vítima civil, a justiça militar estadual não é competente para processar e julgar esse militar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à organização e competência da Justiça do Trabalho, conforme previsões contidas na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar que

  • A.

    compete ao Tribunal Superior do Trabalho processar e julgar originalmente o pedido de medida cautelar das ações diretas de inconstitucionalidade.

  • B.

    os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, nomeados pelo Presidente da República, após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.

  • C.

    não compete à Justiça do Trabalho processar e julgar as ações relativas às penalidades administrativas impostas às empresas pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

  • D.

    não compete à Vara do Trabalho processar e julgar os conflitos resultantes de contratos de empreitadas em que o empreiteiro seja operário ou artífice e não discuta verbas da relação de emprego.

  • E.

    em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro de celebração do contrato ou naquela da prestação dos respectivos serviços.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...