Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto as funções essenciais à Justiça estabelecidas na Constituição Federal, considere:
I. Ao Ministério Público incumbe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
II. O Conselho Nacional do Ministério Público tem como seu presidente o Presidente do Superior Tribunal de Justiça.
III. O Chefe do Ministério Público nos Estados é o Defensor Público-Geral, escolhido, em lista tríplice pelas Assembléias Legislativas.
IV. O Membro do Ministério Público adquirirá a vitaliciedade, após quatro anos de exercício. V. São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
Está correto o que consta APENAS em
A remoção de ofício dos membros do Ministério Público da União
ocorrerá somente por motivo de interesse público, por iniciativa do Procurador-Geral, mediante decisão do Conselho Superior, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa.
é totalmente vedada pela Constituição Federal, em virtude da garantia da inamovibilidade, que se destina a proteger a função de seus agentes políticos.
ocorrerá em virtude de conveniência do serviço, mediante autorização expressa do Conselho Superior do Ministério Público Federal.
somente será admitida por interesse do serviço, exigidas a anuência do interessado e a autorização do Corregedor-Geral.
poderá ocorrer, por motivo de conveniência e oportunidade, mediante decisão do Colégio dos Procuradores da República, pelo voto de dois terços de seus membros.
O Procurador-Geral do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios será nomeado pelo
Presidente da Câmara Legislativa dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal.
Presidente da República dentre integrantes de lista tríplice elaborada pelo Colégio dos Procuradores e Promotores de Justiça.
Procurador-Geral da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta dos membros do Colégio dos Procuradores.
Governador do Distrito Federal dentre os membros do Ministério Público da União integrantes de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior.
Chefe do Ministério Público da União dentre integrantes da instituição, escolhidos em lista tríplice mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, pelo Conselho Superior.
Direito Constitucional - Ministério Público - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
São funções institucionais do Ministério Público, EXCETO
zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos constitucionalmente assegurados, promovendo as medidas necessárias à sua garantia.
expedir notificação nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informação e documento para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva.
coordenar a elaboração dos planos, programas e projetos permanentes de desenvolvimento do Estado, orientando, fiscalizando e controlando-lhes a execução, na forma da lei complementar respectiva.
exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar respectiva.
No que diz respeito do Ministério Público considere as afirmativas abaixo.
I. Aos membros do Ministério Público é assegurada garantia da vitaliciedade, após três anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença transitada em julgado.
II. O Conselho Nacional do Ministério Público escolherá, em votação pública um Corregedor regional, dentre membros do Ministério Público, juízes e advogados de notável saber jurídico, vedada a recondução.
III. É atribuição institucional do Ministério Público, dentre outras, exercer funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com suas finalidades, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.
IV. O Ministério Público deve observar, de regra, que durante a execução orçamentária do exercício, não poderá haver a realização de despesas ou a assunção de obrigações que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.
Nessas situações, está correto APENAS o que se afirma em
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
II e IV.
III e IV.
Dentre os princípios institucionais do Ministério Público, a indivisibilidade significa que seus membros
devem acatar as decisões dos órgãos da administração superior, sob pena de perderem os respectivos cargos.
integram um único órgão sob a direção do Procurador- Geral da República.
não se encontram subordinados a nenhum outro órgão ou poder quando desempenham seus deveres profissionais.
somente podem ser removidos compulsoriamente de seus respectivos cargos mediante decisão do colegiado competente.
podem ser substituídos uns pelos outros, não arbitrariamente, mas conforme a forma estabelecida na lei.
É certo que o Conselho Nacional do Ministério Público
poderá, dentre outras atribuições, destituir, pelo voto de dois terços de seus membros, os Procuradores-Gerais que atentem contra os princípios constitucionais.
possui, dentre outras atribuições, o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.
compõe-se de quinze membros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e seis anos de idade, com mandato de dois anos, admitida uma recondução.
escolherá, em votação secreta, um Corregedor Nacional, dentre os membros do Ministério Público que o integram, para um mandato de dois anos, admitida a recondução.
compõe-se de dezesseis membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução.
O Procurador da República, mesmo que em estágio probatório, dentre outras funções,
poderá interceptar comunicações telefônicas, para a produção de prova em investigação criminal ou inquérito civil, mesmo sem autorização judicial.
exercerá a consultoria jurídica de entidades públicas e representará judicialmente os interesses patrimoniais da União.
presidirá, obrigatoriamente, os inquéritos policiais que versem sobre crimes contra o meio ambiente.
promoverá, concorrentemente, a ação penal pública, o inquérito civil e a ação civil pública.
poderá requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicando os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.
O órgão do Ministério Público Federal competente para determinar o afastamento preventivo do exercício de suas funções, do membro do Ministério Público Federal indiciado ou acusado em processo disciplinar, e o seu retorno, é
o Colégio de Procuradores da República.
o Conselho Nacional do Ministério Público.
o Conselho Superior do Ministério Público Federal.
a Corregedoria-Geral do Ministério Público Federal.
a Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.
NÃO é atribuição do Conselho Superior do Ministério Público:
decidir recurso interposto dos atos dos Promotores de Justiça com atribuição em matéria de fundações;
rever decisão de indeferimento de representação para instauração de inquérito civil;
rever arquivamento de auto de apuração de ato infracional atribuído a adolescente;
indicar ao Procurador-Geral de Justiça o nome do mais antigo Procurador de Justiça para remoção por antiguidade;
sugerir ao Procurador-Geral de Justiça a edição de recomendação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...