Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
João, 21 anos de idade; Vitor, 23 anos de idade; e José, 34 anos de idade, no pleno exercício dos seus direitos políticos, pretendem concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições de 2010. Assim, João, Vitor e José poderão concorrer, respectivamente, aos cargos de
Senador – Deputado Federal – Governador.
Deputado Federal – Deputado Estadual – Vice-Governador de Estado.
Governador – Senador – Vice-Presidente da República.
Vice-Presidente da República – Governador – Presidente da República.
Deputado Estadual – Vice-Presidente da República – Presidente da República.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na democracia brasileira atual, nas eleições para presidente da República, governadores estaduais, prefeitos municipais, senadores, deputados e vereadores, o voto é
masculino e aberto.
universal e aberto.
universal e secreto.
censitário e secreto.
Governador de Estado, brasileiro naturalizado, cônjuge de Deputada Federal, com 34 anos de idade completados no mês de janeiro do ano corrente, pretende candidatar-se a uma vaga no Senado Federal, no pleito de 2010. Nessa hipótese, o interessado
será inelegível para o fim pretendido, no território de jurisdição do Estado pelo qual se elegeu sua esposa.
não poderá pleitear vaga no Senado Federal, por se tratar de cargo privativo de brasileiro nato, nos termos da Constituição da República.
deverá renunciar ao mandato, até seis meses antes do pleito, para concorrer a uma vaga no Senado Federal.
será inelegível, pois a Constituição somente admite a reeleição de ocupantes de cargos de chefia do Poder Executivo para um único período subsequente.
será inelegível para o fim pretendido, por não possuir a idade mínima estabelecida como condição de elegibilidade para o caso em tela.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do direito constitucional brasileiro, julgue os itens seguintes.
A norma constitucional que estabelece que as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado, tem aplicação imediata.
A Constituição afirma que "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição." Diante disso, são formas de exercício da democracia direta, EXCETO:
o referendo.
o plebiscito.
a iniciativa popular.
o alistamento eleitoral.
Assinale a alternativa correta.
Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até um ano antes do pleito.
O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de trinta dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.
Terá cassado os direitos políticos o cidadão com condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.
É vedada a cassação de direitos políticos.
Assinale a alternativa INCORRETA.
É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana.
Os partidos políticos devem observar o caráter nacional.
Os partidos políticos com representação nacional podem receber recursos financeiros de entidade ou de governo estrangeiros.
Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, devem registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.
Em relação aos direitos políticos, estabelece a Constituição que
os analfabetos, embora sejam inelegíveis, podem votar.
é permitida a cassação de direitos políticos, no caso de improbidade administrativa.
o Presidente da República, para concorrer a outros cargos, não precisa renunciar a seu mandato até seis meses antes do pleito.
o militar alistável é elegível e, se contar com mais de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade.
o Vice-Governador que tenha assumido o cargo de Governador por falecimento do titular não poderá concorrer à reeleição, mesmo que para um único período subsequente.
Será considerado inelegível, nos termos da Constituição da República,
o Governador de Estado no exercício de seu primeiro mandato que, pretendendo a reeleição, não renunciar até seis meses antes do pleito.
o Deputado Federal no exercício de segundo mandato consecutivo que pretenda reeleger-se.
quem tenha sido condenado criminalmente por decisão judicial, mesmo que ainda não transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.
brasileiro naturalizado que queira candidatar-se a uma vaga no Senado Federal.
o filho adotado de Governador do Estado que pretenda candidatar-se a Prefeito da Capital do Estado.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
Tendo em vista o que reza a Carta Magna a respeito dos direitos políticos, é correto afirmar que
o alistamento eleitoral será obrigatório para os maiores de dezoito anos, vedado aos conscritos e facultativo aos estrangeiros e analfabetos.
é uma condição de elegibilidade a filiação partidária dois anos antes do pleito.
são inalistáveis os inelegíveis.
o mandato eletivo poderá ser impugnado na Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação.
a cassação dos direitos políticos poderá ocorrer, entre outros casos, em decorrência de improbidade administrativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...