Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Supremo Tribunal Federal (STF) não reconhece legitimidade ativa para ajuizamento de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPC) para:
Presidente da República;
Mesa da Câmara dos Deputados;
Governador do Estado ou Distrito Federal;
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
Prefeito.
A aprovação de enunciado de súmula vinculante tem, em regra, eficácia imediata e depende da decisão tomada por:
2/3 dos membros do STF;
1/3 dos membros do STF;
1/4 dos membros do STF;
metade dos membros do STF;
unanimidade dos membros do STF.
Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar súmula vinculante aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá:
recurso ordinário ao SupremoTribunal Federal.
reclamação ao juiz de primeira instância competente, tratando-se de ato administrativo, ou ao tribunal hierarquicamente superior, tratando-se de decisão judicial.
reclamação ao SupremoTribunal Federal.
recurso ordinário ao Superior Tribunal de Justiça.
recurso inominado ao Supremo Tribunal Federal.
Sobre a efetividade dos direitos sociais, responda a questão com base no seguinte trecho de acórdão do STF: Não se ignora que a realidade dos direitos econômicos, sociais e culturais além de caracterizar-se pela gradualidade de seu processo de concretização depende, em grande medida, de um inescapável vínculo financeiro subordinado às possibilidades orçamentárias do Estado, de tal modo que, comprovada, objetivamente, a alegação de incapacidade econômico-financeira da pessoa estatal, desta não se poderá razoavelmente exigir, então, considerada a limitação material referida, a imediata efetivação do comando fundado no texto da Carta Política (Ag.Reg. no RE 410.715-1/SP). Em casos comprovados de escassez de recursos financeiros para a satisfação das prestações estatais positivas, o STF tem admitido a aplicação do princípio da
proibição de proteção social deficiente.
discricionariedade do administrador.
proibição do excesso.
reserva do possível.
proibição do retrocesso social.
Dadas as proposições abaixo,
I. São idênticos os legitimados para propor a ADIN (ação direta de inconstitucionalidade) e a ADC (ação declaratória de constitucionalidade).
II. É competência do Senado Federal suspender, no todo ou em parte, lei considerada inconstitucional no controle concentrado e no difuso.
III. A declaração de inconstitucionalidade sem modulação dos efeitos possui efeito repristinatório.
IV. Ato normativo federal pode ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade.
verifica-se que estão corretas apenas
I, III e IV.
II, III e IV.
I e II.
II e IV.
I, II e III.
A Constituição Federal de 1988 disciplina que o Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, quantos Ministros?
Onze.
Vinte e cinco.
Trinta e um.
Trinta e três.
Vinte e sete.
Quantos ministros possui o Supremo Tribunal Federal?
Cinco.
Sete.
Nove.
Onze.
Quinze.
Em outubro de 2011, ao apreciar Recurso Extraordinário em que se discutia a constitucionalidade da exigência formulada em lei federal de aprovação em exame da Ordem dos Advogados do Brasil para exercício da profissão de advogado, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que referido exame tem por fim assegurar que atividades de risco sejam desempenhadas por pessoas com conhecimento técnico suficiente, para evitar danos à coletividade. No julgamento, salientou-se que, quanto mais arriscada a atividade, maior o espaço de conformação deferido ao Poder Público; sob essa ótica, o exercício da advocacia sem a capacidade técnica necessária afeta tanto o cliente, indivíduo, como a coletividade, pois denega Justiça, a qual é pressuposto da paz social.
Nesse caso, o STF
reconheceu a eficácia limitada da norma constitucional que assegura a liberdade profissional, sujeitando seu exercício à autorização prévia do Poder Público.
exerceu interpretação criativa e extrapolou o papel de guardião da Constituição, uma vez que se substituiu ao legislador, ao analisar o mérito da exigência legal.
deu à exigência legal interpretação conforme à Constituição, para o fim de excluir do alcance da norma a possibilidade de exercício profissional sem a prévia aprovação em avaliação promovida pelo Poder Público.
procedeu à interpretação teleológica da norma constitucional segundo a qual é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
restringiu o alcance da norma constitucional segundo a qual o advogado é indispensável à administração da Justiça, ao condicionar o exercício profissional à aprovação prévia em avaliação promovida pelo Poder Público.
As amigas Helena com 33 anos de idade, Sofia com 39 anos de idade, Sara com 66 anos de idade e Débora com 62 anos são advogadas renomadas, de notável saber jurídico e reputação ilibada. De acordo com a Constituição Federal brasileira, poderão ser escolhidas para compor o Supremo Tribunal Federal APENAS
Sofia e Débora.
Sofia e Sara.
Débora e Helena.
Helena e Sofia.
Sara e Débora.
O Superior Tribunal de Justiça
terá aprovada a escolha de seus Ministros pela maioria absoluta da Câmara dos Deputados.
terá os seus Ministros nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
será composto de, no mínimo, trinta e três Ministros.
possui competência para processar e julgar, originariamente, nas infrações penais comuns, o Procurador- Geral da República.
possui competência para processar e julgar, originariamente, nas infrações penais comuns, o Vice-Presidente da República.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...