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A eficiência alçada a princípio norteador da atividade administrativa, conforme a Constituição Federal de 1988, provocou mudanças na administração, conforme se segue.
I, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
I, II e VI.
I, V e VI
Indique a opção que apresenta corretamente iniciativas governamentais no sentido de disponibilizar informações e dar transparência, utilizando tecnologia de informação, às ações estatais no Brasil, dando cumprimento a dispositivo da Constituição de 1988.
Centralização do processo de compra da União, emissão da folha de pagamento do funcionalismo público, declaração do imposto sobre serviços.
Sistema integrado de administração financeira, pregão eletrônico virtual, apuração das eleições.
Emissão da folha de pagamento do funcionalismo público, apuração das eleições, controle da manutenção dos veículos oficiais.
Declaração do imposto sobre serviços. Sistema integrado de administração financeira, controle da manutenção dos veículos oficiais.
Emissão da folha de pagamento do funcionalismo público, pregão eletrônico virtual, centralização do processo de compra da União.
Considere o que segue:
I. Os membros do Ministério Público dos Estados, nos crimes comuns e de responsabilidade, serão julgados, de regra, pelos Tribunais de Justiça.
II. A proposta ao Poder Legislativo da criação ou extinção dos Tribunais inferiores caberá também aos Tribunais Superiores.
III. O provimento dos cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdição é de competência de seus Governadores de Estado.
IV. Os juízes federais e estaduais, nos crimes comuns, eleitorais e de responsabilidade, serão julgados originariamente pelo Superior Tribunal de Justiça.
Nesses casos, é correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
II e III.
III e IV.
Nas questões 41 e 42, assinale a opção correta.
Nas matérias da competência privativas da União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios não podem legislar para suprir a falta de lei federal.
A criação de municípios depende apenas de consulta às populações interessadas e de lei estadual autorizadora.
Autoridades municipais não se sujeitam à Justiça Federal.
Pacificou-se o entendimento de que as leis federais são hierarquicamente superiores às leis estaduais.
Para pôr fim a situações de grave violação a direitos humanos, a União pode intervir nos Estadosmembros e nos Municípios brasileiros.
Direito Constitucional - Prerrogativas Parlamentares - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Nas questões 24 e 25, assinale a opção correta.
Na Questão 25, assinale a opção correta.
Pelos discursos que profere no Plenário da Câmara dos Deputados, em assuntos relacionados com a competência do Legislativo, o deputado não pode ser punido criminalmente, mesmo que o discurso agrida a imagem de outro deputado.
O número de representantes por Estado no Senado Federal é estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população de cada unidade da Federação.
A elaboração do Regimento Interno da Câmara dos Deputados e do Senado Federal depende da sanção do presidente da República para entrar em vigor.
Somente o Poder Judiciário tem competência constitucional para julgar autoridades da República por crimes de responsabilidade.
A Constituição proíbe expressamente que as Comissões Parlamentares de Inquérito exerçam os poderes de investigação próprios das autoridades judiciais
Assinale a opção que alude a matéria que não enfrenta proibição explícita ao uso de medida provisória.
Revogação de artigo do Código Penal.
Alteração de norma do Código de Processo Civil sobre prazo para contestar ações
Alteração de artigo do Código Civil sobre direito de propriedade.
Reorganização da carreira do Ministério Público
Alteração de artigo do Código de Processo Penal que estabelece prazo para apelação.
Com referência à organização, à competência e ao funcionamento do Ministério Público, instituição essencial à função jurisdicional do Estado, assinale a opção incorreta.
O Ministério Público da União compreende o Ministério Público Federal e o Ministério Público Militar.
Existe Ministério Público junto aos Tribunais de Contas.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios integra o Ministério Público da União.
O Procurador-Geral da República é nomeado para exercer mandato de dois anos, permitida sua recondução.
São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, indivisibilidade e independência funcional.
Quando uma ação declaratória de constitucionalidade é julgada, no seu mérito, improcedente pelo STF, é possível afirmar que:
A lei, objeto da ação, foi considerada inconstitucional.
A lei, objeto da ação, pode ainda ser aplicada pela Administração Pública e pelos demais órgãos do Judiciário, enquanto não for ajuizada e julgada procedente uma ação direta de inconstitucionalidade tendo como objeto a mesma lei.
Somente por meio do controle constitucional difuso a lei, objeto da ação declaratória de constitucionalidade, poderá ser declarada inconstitucional.
Nada impede que os juízes e demais tribunais do país, em outros processos, venham a declarar a constitucionalidade da mesma lei.
O Congresso Nacional estará proibido de editar outra lei com o mesmo teor da que foi objeto da ação declaratória de constitucionalidade
Assinale a opção em que consta matéria de regulação não vedada por meio de medida provisória.
Aumento de alíquota de imposto.
Matéria de Direito Penal relativa à criação de hipótese de extinção da punibilidade.
Instituição de prazo mais dilatado para recursos em processos civis quando a parte for pessoa jurídica de direito público.
Estabelecimento de causas de perda da nacionalidade brasileira.
Organização do Ministério Público da União.
Sobre as medidas provisórias, assinale a opção correta.
Nenhuma medida provisória pode ter vigência por prazo superior a 120 dias corridos.
Se o Congresso Nacional não aprecia a medida provisória no prazo constitucional, ela perde eficácia desde a edição e o Congresso Nacional deverá editar lei, sujeita a sanção ou veto do Presidente da República, para disciplinar as relações jurídicas formadas durante a sua vigência.
A medida provisória que perdeu eficácia por decurso de prazo pode ser reeditada pelo Presidente da República, mas este não pode, em tempo algum, reeditar a medida provisória que foi rejeitada pelo Congresso Nacional.
Mesmo que rejeitada a medida provisória pelo Congresso Nacional, há caso em que as relações jurídicas decorrentes de atos praticados durante a sua vigência conservam-se regidas por essa mesma medida provisória.
De acordo com a atual disciplina constitucional do tema, uma medida provisória não pode revogar outra medida provisória que ainda esteja pendente de apreciação pelo Congresso Nacional.
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