Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em atenção às normas constitucionais pertinentes à advocacia pública, os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal
devem, obrigatoriamente, contestar todas as ações populares propostas em face da unidade federada que representam.
podem, representando o Estado, propor ações diretas de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal ou o Tribunal de Justiça.
exercem, com exclusividade, a representação judicial e extrajudicial das respectivas unidades federadas.
exercem, privativamente, a consultoria jurídica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das respectivas unidades federadas.
podem, representando o Estado, propor ações civis públicas para a proteção do meio ambiente ou de outros interesses difusos.
Compete privativamente à União legislar sobre direito
comercial.
tributário.
financeiro.
penitenciário.
urbanístico.
Constitui crime de responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal se da receita gastar com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores, mais de
cinquenta por cento.
setenta por cento.
quarenta por cento.
sessenta por cento.
cinquenta e cinco por cento.
Nos termos do parágrafo 8º do artigo 37, da Constituição Federal, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração Indireta poderá ser
ampliada, mediante contrato que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.
reduzida, com base em contrato de gestão, por meio do qual o Poder Público estabelece, de acordo com as diretrizes governamentais, as metas de desempenho a serem cumpridas pela entidade.
ampliada, independentemente da celebração de contrato com o Poder Público, desde que a entidade ou órgão estabeleça metas de desempenho claras e cujo cumprimento possa ser comprovado por critérios objetivos.
ampliada ou reduzida, conforme o nível de atendimento das metas de desempenho estabelecidas em contrato de gestão firmado com o Poder Público.
ampliada, por decreto do Chefe do Executivo, que poderá, no caso de entidades integrantes da Administração Indireta, dispensar o cumprimento das regras gerais relativas à licitação e ao concurso público.
Com relação ao Distrito Federal, considere as assertivas abaixo.
I. O Distrito Federal reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa.
II. Ao Distrito Federal é atribuída a competência legislativa reservada à UNIÃO, que dependerá de Lei Federal.
III. A eleição do Governador e do Vice-Governador, observadas as regras contidas na Constituição Federal, e dos Deputados Distritais coincidirá com a do Presidente da República.
IV. Lei Federal disporá sobre a utilização, pelo Governo do Distrito Federal, das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros militar.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
O número de Vereadores deve ser proporcional à população do Município, observado o limite de, no mínimo,
quarenta e dois e máximo de cinquenta e dois, nos Municípios de mais de cinco milhões de habitantes.
quarenta e três e máximo de cinquenta e um, nos Municípios de mais de cinco milhões de habitantes.
trinta e quatro e máximo de quarenta e um, nos Municípios de mais de um milhão e menos de cinco milhões de habitantes.
dez e máximo de trinta e um, nos Municípios de até um milhão de habitantes.
nove e máximo de vinte e um, nos Municípios de até um milhão de habitantes.
Sobre os princípios básicos da Administração Pública, é correto afirmar que
o princípio da supremacia do interesse público não precisa estar presente no momento da elaboração da lei, mas apenas quando da sua aplicação em concreto.
os princípios da ampla defesa e do contraditório devem ser observados tanto nos processos administrativos punitivos como nos não punitivos.
o princípio da motivação é exigível apenas nos atos discricionários.
o princípio da eficiência sobrepõe-se a todos os demais princípios da Administração.
a aplicação retroativa de nova interpretação desfavorável aos interesses do particular encontra respaldo no princípio da segurança jurídica.
Quanto ao Poder Legislativo é correto afirmar que
cada Estado e o Distrito Federal elegerão quatro Senadores, com mandato de oito anos.
o Senado Federal compõe-se de representantes dos Municípios, Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
a representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e três terços.
as deliberações de cada Casa do Congresso Nacional e de suas Comissões, em regra, serão tomadas por maioria dos votos, presente um quarto de seus membros.
Os Tribunais Regionais Eleitorais deliberam, em sessão pública, por
unanimidade de votos, com a presença da maioria de seus membros.
maioria de votos, com a presença da maioria de seus membros.
maioria de votos, com a presença de todos os seus membros.
maioria de votos, com a presença de pelo menos um terço de seus membros.
unanimidade de votos, com a presença de pelo menos um terço de seus membros.
Direito Constitucional - Princípios Gerais da Atividade Econômica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
No Brasil, a defesa do consumidor
é matéria reservada ao legislador federal, o qual, segundo a Lei Maior, somente o protegerá nas hipóteses de comprovada hipossuficiência econômica.
é cláusula pétrea.
encontra-se regulada pelo Código de Defesa do Consumidor, a qual fundamenta-se no princípio da responsabilidade objetiva do profissional liberal em razão do risco da atividade.
encontra-se regulada pelo Código de Defesa do Consumidor, a qual se aplica a todos os ramos de atividades, exceto a exercida pelas instituições financeiras, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça.
evista pelo Código de Defesa do Consumidor não se aplica à relação jurídica entre a entidade de previdência privada e seus participantes, haja vista a não caracterização de relação de consumo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...