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Considera-se mecanismo de controle repressivo de constitucionalidade atribuído pela Constituição ao Poder Legislativo
a resolução do Congresso Nacional que suspende, com eficácia retroativa, os efeitos de norma declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
o parecer elaborado pelas Comissões de Constituição e Justiça das Casas legislativas no curso do processo legislativo.
a competência para eleger os membros do Conselho de Defesa Nacional indicados pelo Presidente da República.
a sustação de atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa.
Direito Constitucional - Garantias Fundamentais (Remédios Constitucionais) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A respeito do mandado de segurança, é INCORRETO afirmar:
A decisão que denegar o mandado de segurança impedirá o requerente de pleitear seus direitos por ação própria.
A inicial será desde logo indeferida, quando não for caso de mandado de segurança ou lhe faltar algum requisito legal.
Da sentença que conceder o mandado de segurança cabe recurso de apelação.
O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
Os processos de mandado de segurança terão prioridade sobre todos os atos judiciais, salvo habeas corpus.
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No mandado de segurança preventivo
inexiste a aplicação do prazo decadencial de cento e vinte dias
o prazo para impetração é de cento e vinte dias e de natureza prescricional
o impetrante terá cento e oitenta dias para a impetração e o prazo é decadencial
o prazo para a impetração é de cento e vinte dias, podendo ocorrer sua suspensão ou interrupção
também incide o prazo prescricional de cento e vinte dias
O princípio da independência e harmonia entre os Poderes figura entre os princípios constitucionais fundamentais, tendo merecido um tratamento segundo o qual
nenhum dos Poderes poderá exercer funções típicas dos demais.
a separação dos Poderes goza da garantia reforçada de integrar o núcleo imutável da Constituição.
quem for membro de um dos Poderes deverá sempre renunciar ao respectivo cargo para ocupar cargo em outro Poder.
não será obrigatório que nenhum Poder preste contas de seus atos a outro dos Poderes.
a nomeação de membros de um dos Poderes não poderá depender da aprovação de outro Poder.
No Brasil o Poder Legislativo da União é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que têm em comum o fato de
ser igual, nas duas Casas, o número de representantes eleitos em cada Estado, proporcionalmente à população.
serem ambos Casas de representação do povo.
os membros das duas Casas serem eleitos pelo sistema de representação proporcional.
a representação de ambas as Casas se renovar de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
haver, em ambas as Casas, representantes do Distrito Federal.
Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente,
o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República, nas infrações penais comuns.
os habeas corpus, quando o coator ou paciente for Governador de Estado ou do Distrito Federal, Desembargador dos Tribunais de Justiça dos Estados ou do Distrito Federal.
os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União.
a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias.
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A liberdade de locomoção
é protegida pelo habeas corpus, desde que o sujeito ativo seja o Estado
obsta o confinamento de pessoas em razão de medidas de defesa da saúde pública
é plenamente assegurada em tempo de paz ou de guerra e ainda que esta não esteja deflagrada
diz respeiro a um direito pessoal, razão pela qual não se estende ao patrimônio
Para evitar o uso indiscriminado de medidas provisórias, a Constituição em vigor inclui uma lista de matérias que não podem ser por elas disciplinadas, assim as relativas
à criação de novos tributos.
à segurança nacional.
aos direitos políticos.
à criação de cargos públicos.
aos direitos previdenciários.
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Analise as proposições abaixo relativas ao Mandado de Segurança.
I. Da sentença que concede ou nega o mandado de segurança, bem como da decisão que indefere a inicial de plano, cabe apelação.
II. A decisão que nega o mandamus fica sujeita ao duplo grau de jurisdição.
III. Não cabe mandado de segurança contra decisão judicial, quando haja recurso previsto nas leis processuais.
IV. É de cento e oitenta dias o prazo para impetração do mandado de segurança, contados da ciência, por parte do interessado, do ato a ser impugnado.
Estão corretas APENAS
O Senado Federal é composto de representantes
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, eleitos pelo princípio majoritário, com mandato de quatro anos, sendo tal representação renovada a cada legislatura.
dos Estados e do Distrito Federal, eleitos pelo princípio majoritário, com mandato de oito anos, sendo a representação no Senado renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
exclusivamente dos Estados, eleitos pelo princípio proporcional, com mandato de oito anos, sendo tal representação renovada a cada oito anos.
do povo brasileiro em geral, eleitos pelo princípio proporcional à população de cada região, com mandato de quatro anos, renovável em igual período.
dos Estados, eleitos pela respectiva Assembléia Legislativa pelo princípio majoritário, sendo tal representação renovada de quatro em quatro anos.
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