Lista completa de Questões de Direito Eleitoral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
João, brasileiro, eleitor, maior de 35 anos de idade, candidato a cargo eletivo de vereador nas eleições de 2002 pelo sistema proporcional, não se encontrava filiado a nenhum partido, sob a alegação de que o partido é um órgão governamental que cerceia o livre exercício da candidatura do cidadão, tendo, entretanto, aceitado filiar-se ao partido Y, situado em outro estado da federação e não-organizado na circunscrição eleitoral de João.
Acerca da situação hipotética apresentada e das normas referentes aos partidos políticos, julgue os itens que se seguem.Nos termos da CF e da legislação partidária, os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado.
A propaganda eleitoral somente é permitida
a partir do pedido de registro do candidato.
a partir da homologação do pedido de registro da candidatura.
a partir da convenção partidária.
após o dia 5 de julho do ano da eleição.
48 horas após a convenção partidária.
Em determinado município, o prefeito submeteu à câmara municipal projeto de lei que previa a criação de crime eleitoral para a conduta de candidato analfabeto que pleiteasse o cargo eletivo de vereador.
Considerando a situação hipotética acima e a legislação referente aos crimes eleitorais, julgue os itens abaixo.O projeto de lei apresentado pelo prefeito não poderia ser apreciado pela câmara municipal, mas poderia, entretanto, ser apreciado na assembléia legislativa do estado.
Em determinado município, o prefeito submeteu à câmara municipal projeto de lei que previa a criação de crime eleitoral para a conduta de candidato analfabeto que pleiteasse o cargo eletivo de vereador.
Considerando a situação hipotética acima e a legislação referente aos crimes eleitorais, julgue os itens abaixo.Nos termos da CF, a matéria do referido projeto é de competência preferencial e concorrente da União.
A respeito da Coligação é INCORRETO afirmar que
os Partidos, dentro da mesma circunscrição, poderão celebrar mais de uma Coligação para a eleição majoritária dentre os Partidos que integram a Coligação para as eleições proporcionais.
terá denominação própria, que poderá ser a junção de todas as siglas dos Partidos que a integra.
funcionará como um só Partido no relacionamento com a Justiça Eleitoral e no trato dos interesses interpartidários.
na propaganda para a eleição majoritária usará, obrigatoriamente, sob sua denominação, as legendas de todos os Partidos que a integra.
cada Partido usará apenas sua legenda sob o nome da Coligação na propaganda para a eleição proporcional.
Em determinado município, o prefeito submeteu à câmara municipal projeto de lei que previa a criação de crime eleitoral para a conduta de candidato analfabeto que pleiteasse o cargo eletivo de vereador.
Considerando a situação hipotética acima e a legislação referente aos crimes eleitorais, julgue os itens abaixo.A matéria eleitoral poderia ser apreciada pela câmara municipal, nos termos da CF vigente, enquanto a matéria criminal, não.
As convenções para escolha de candidatos
serão presididas pelo Juiz Eleitoral da circunscrição.
terão suas datas e horários designados pela Justiça Eleitoral.
deverão ter lugar no mês de agosto do ano das eleições.
poderão ser realizadas gratuitamente em prédios públicos.
utilizarão, obrigatoriamente, processo eletrônico de votação.
Se o candidato indicado por convenção de Partido Político integrante de Coligação vier a falecer após o final do prazo de registro,
o órgão de direção do Partido a que pertencia o substituído terá preferência para efetuar a sua substituição.
será substituído por decisão da maioria dos Partidos integrantes da Coligação, mesmo sem a concordância do Partido a que pertencia.
será necessária a realização de nova convenção partidária para efetivar a sua substituição.
não poderá em hipótese alguma ser substituído, ainda que haja concordância de todos os Partidos que integram a Coligação.
será automaticamente substituído pelo mais antigo participante da convenção do Partido a que pertencia o substituído.
No caso de a convenção partidária não indicar o número máximo de candidatos à Câmara dos Deputados que podiam ser registrados, na forma da lei,
o Partido Político perderá o direito de exaurir o número de vagas a que teria direito.
nova convenção partidária deverá ser convocada para preenchimento das vagas remanescentes.
os filiados que disputaram sem êxito a indicação na convenção, observada a ordem decrescente dos votos, serão registrados automaticamente.
os filiados que disputaram sem êxito a indicação na convenção, observado o critério de antigüidade de filiação, serão registrados automaticamente.
o órgão de direção do Partido Político poderá preencher as vagas remanescentes até 60 dias antes do pleito.
Se a convenção para escolha de candidatos não indicar o número máximo a que o Partido tem direito e não tiver sido celebrada Coligação, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas
pelos mais antigos dentre os integrantes da convenção.
pelo órgão de direção do Partido.
por nova convenção.
por livre escolha do candidato ao Governo do Estado.
por livre escolha dos 10 filiados de maior antiguidade no Partido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...