Lista completa de Questões de Direito Penal da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: Nas questões 62 a 64 são apresentadas três assertivas, que podem ser corretas ou incorretas. Para responder a cada uma das questões, use a seguinte chave:
Sobre prisão e liberdade, considere as seguintes assertivas:
I. Crimes envolvendo violência doméstica contra a mulher, ainda que punidos com detenção, poderão ensejar a decretação de prisão preventiva, desde que presentes elementos concretos que a autorizem.
II. A prolação de sentença condenatória no Tribunal do Júri não impede a revogação da prisão preventiva do condenado, mesmo tendo este sido mantido preso durante a instrução do feito.
III. Não se concede fiança nos crimes punidos com reclusão em que a pena mínima cominada for superior a 2 (dois) anos, devendo esta ser computada separadamente a cada delito na hipótese de concurso material.
Está correto o que se afirma APENAS emI.
I e II.
III.
I e III.
II e III.
Jeremias aproximou-se de um veículo parado no semáforo e, embora não portasse qualquer arma, mas fazendo gestos de que estaria armado, subtraiu a carteira do motorista, contendo dinheiro e documentos. Jeremias responderá por crime de
roubo qualificado pelo emprego de arma.
furto simples.
furto qualificado.
roubo simples.
apropriação indébita.
A respeito do crime de tráfico de drogas descrito no art. 33 da Lei no 11.343/2006 (Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar) é INCORRETO afirmar:
As penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa.
As penas serão aumentadas de um sexto a dois terços se o crime tiver sido praticado com violência, grave ameaça, emprego de arma de fogo, ou qualquer processo de intimidação difusa ou coletiva.
O indiciado ou acusado que colaborar voluntariamente com a investigação policial e o processo criminal na identificação dos demais coautores ou partícipes do crime e na recuperação total ou parcial do produto do crime, ficará isento de pena.
Na fixação da pena de multa, o juiz, atendendo ao que dispõe o art. 42 desta Lei, determinará o número de dias-multa, atribuindo a cada um, segundo as condições econômicas dos acusados, valor não inferior a um trinta avos nem superior a 5 (cinco) vezes o maior salário-mínimo.
Dar-se-á o livramento condicional após o cumprimento de dois terços da pena, vedada sua concessão ao reincidente específico.
José, brasileiro, cometeu crime de peculato, apropriando- se de valores da embaixada brasileira no Japão, onde trabalhava como funcionário público. Em tal situação,
somente se aplica a lei brasileira se José não tiver sido absolvido no Japão, por sentença definitiva.
somente se aplica a lei brasileira se José não tiver sido processado pelo mesmo fato no Japão.
aplica-se a lei brasileira, independentemente da existência de processo no Japão e de entrada do agente no território nacional.
a aplicação da lei brasileira, independe da existência de processo no Japão, mas está condicionada à entrada do agente no território nacional.
aplica-se a lei brasileira, somente se for mais favorável ao agente do que a lei japonesa.
Tendo em conta o tipo penal do crime de homicídio (art. 121 do Código Penal: Matar alguém), a mãe que intencionalmente deixa de amamentar a criança, causando-lhe a morte por inanição, pratica um
crime culposo.
crime omissivo.
crime sem resultado.
crime comissivo por omissão.
fato penalmente atípico.
No crime de homicídio,
não há incompatibilidade na coexistência de circunstâncias objetivas que qualificam o crime e as que o tornam privilegiado.
há incompatibilidade na coexistência de quaisquer circunstâncias que qualificam o crime e as que o tornam privilegiado.
não há incompatibilidade na coexistência de circunstâncias subjetivas que qualificam o crime e as que o tornam privilegiado.
há incompatibilidade na coexistência de duas ou mais qualificadoras, ainda que objetivas.
não há incompatibilidade na coexistência de duas qualificadoras de natureza subjetiva.
Constitui, dentre outros, efeito penal secundário da condenação
a inscrição do nome do condenado no rol dos culpados.
a reparação do dano resultante do crime.
o confisco dos instrumentos do crime, na forma prevista em lei.
a incapacidade para o exercício do pátrio poder, nos casos previstos em lei.
inabilitação para dirigir veículos, nos casos previstos em lei.
O princípio de intervenção mínima do Direito Penal encontra expressão
no princípio da fragmentariedade e na proposta funcionalista.
na teoria da imputação objetiva e no princípio da subsidiariedade.
no princípio da subsidiariedade e na proposta funcionalista.
nos princípios da fragmentariedade e da subsidiariedade.
na teoria da imputação objetiva e no princípio da fragmentariedade.
Sobre a reincidência, considere:
I. Trata-se de circunstância preponderante na fixação da pena e, em qualquer hipótese, impede que se inicie o cumprimento da sanção no regime semi aberto.
II. Revoga o sursis, obrigatoriamente, no caso de condenação por outro crime doloso ou culposo.
III. Suspende o prazo da prescrição.
IV. Impede o reconhecimento do furto e do estelionato privilegiados.
Está correto o que se afirma APENAS em
IV.
III e IV.
II, III e IV.
I e III.
I e II.
Mário, revoltado com os sucessivos defeitos de seu velho carro, levou-o até um lugar ermo e desabitado e ateou fogo no veículo, destruindo-o. Mário
cometeu o crime de incêndio culposo.
cometeu o crime de incêndio, em seu tipo fundamental.
cometeu o crime de incêndio, em seu tipo qualificado.
não cometeu crime de incêndio, porque era o proprietário da coisa incendiada.
não cometeu crime de incêndio, porque tratando-se de local ermo e desabitado, o fato não ocasionou perigo comum e concreto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...