Lista completa de Questões de Direito Processual Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a validade dos atos e termos processuais é correto afirmar que
o juiz não poderá anulá-los de ofício, se as partes concordarem com a manutenção de ato ou termo inválido.
sempre dependem de forma determinada, sendo inválidos caso não observada.
mesmo quando preencherem a finalidade essencial, sempre deverão ser repetidos, caso não tenha sido observada a forma usual.
não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
a nulidade só pode ser arguida pelo Ministério Público, ou declarada de ofício pelo juiz, sendo vedado às partes suscitá-la.
O prazo para o Defensor Público interpor recurso adesivo é de
trinta dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazões do recurso principal.
dez dias, contados da publicação do despacho que admitiu o recurso principal.
vinte dias, contados da publicação do despacho que admitiu o recurso principal.
dez dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazões do recurso principal.
quinze dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazões do recurso principal.
No procedimento comum ordinário, sobre a ordem em que as provas serão produzidas em audiência, aplica-se a seguinte regra:
o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo réu e pelo autor, finalmente o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos.
o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, finalmente serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu.
o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu, finalmente o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos.
o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu; o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, finalmente serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu.
o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do réu e depois do autor; o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, finalmente serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo réu e pelo autor.
Considere as afirmações abaixo.
I. Tratando-se de penhora de meação de bem indivisível, a alienação judicial só poderá ser efetivada com a concordância do cônjuge alheio à execução.
II. Na execução de crédito com garantia anticrética, a penhora recairá, preferencialmente, sobre a coisa dada em garantia.
III. A parte poderá requerer a substituição da penhora se não obedecer à ordem legal.
De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que se afirma APENAS em
III.
II e III.
I e III.
I e II.
I.
Sobre as respostas do réu em uma ação de conhecimento considere:
I. De acordo com o ônus da impugnação específica, o réu, até a decisão saneadora, deverá manifestar-se sobre todos os fatos narrados na petição inicial, sob pena destes serem tidos por incontroversos.
II. Antes de discutir o mérito, caberá ao réu, na contestação, arguir a perempção, quando esta tiver ocorrido.
III. A exceção de incompetência poderá ser protocolizada no juízo do domicílio do réu, com requerimento de sua remessa ao juízo que determinou a citação.
IV. Os fatos não impugnados pelo réu na contestação não serão tidos por incontroversos, se estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
V. Se indeferida liminarmente a reconvenção, contra essa decisão caberá apelação que deverá ser recebida somente no efeito devolutivo, permitindo o prosseguimento da ação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Devem ser arguidas em preliminar da contestação
a incompetência absoluta, a coisa julgada e a conexão.
a incompetência absoluta, a incompetência relativa e a coisa julgada.
a incompetência relativa, a conexão e a coisa julgada.
somente a incompetência absoluta e a incompetência relativa.
somente a conexão e a coisa julgada.
A sentença que concluir pela procedência de ação popular, em que o Município figura, juntamente com o prefeito, como réus,
não está sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório.
está sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal
pode ser recorrida pelo Ministério Público.
está sujeita a recurso de apelação, sem efeito suspensivo.
está sujeita a agravo de instrumento, com efeito suspensivo.
Publicado o acórdão do Superior Tribunal de Justiça que julga em definitivo recurso especial repetitivo, escolhido dentre aqueles que tratam de idêntica questão de direito,
os agravos de instrumento serão julgados pelo Presidente do STJ, se ainda não distribuídos.
os recursos especiais deverão ser encaminhados ao STJ, independentemente do resultado do acórdão recorrido coincidir ou não com a orientação do STJ.
na hipótese de o acórdão recorrido divergir da orientação do STJ, não poderá o tribunal examinar a admissibilidade do recurso especial, que será remetido ao STJ.
o Presidente do STJ não terá competência para julgar os recursos especiais encaminhados após a referida publicação e ainda não distribuídos.
os recursos sobrestados serão novamente examinados pelo tribunal de origem na hipótese de o acórdão recorrido coincidir com a orientação do STJ.
É defesa a sentença ilíquida nos processos sob procedimento comum sumário, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critério, o valor devido, nas causas de
ressarcimento por danos em prédio urbano.
cobrança de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veículo.
cobrança ao condômino de quaisquer quantias devidas ao condomínio.
cobrança de honorários de profissionais liberais.
ressarcimento por danos em prédio rústico.
Em ação acidentária, o segurado, assistido por advogado, celebrou transação com o INSS, fixando o valor do benefício mensal a ser recebido pelo segurado. A transação foi homologada judicialmente. Dessa decisão apelou o Ministério Público. Nesse caso, a apelação do Ministério Público
somente poderá ser conhecida se for interposta na forma adesiva ao recurso interposto pelo segurado, por meio de seu advogado.
não deverá ser conhecida, por falta de legitimidade recursal, porque o segurado está assistido por advogado.
não deverá ser conhecida, por falta de interesse recursal, porque houve transação livremente celebrada e homologada judicialmente.
deverá ser conhecida, porque o Ministério Público tem legitimidade e interesse recursais, ainda que o segurado esteja assistido por advogado.
somente poderá ser conhecida se o segurado, por meio de seu advogado, não recorrer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...