Lista completa de Questões de Direito Processual do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos Direitos Sociais previstos na Constituição Federal, é correto afirmar que
Um representante comercial ajuíza reclamação trabalhista, pleiteando vínculo de emprego e verbas daí decorrentes, não obstante a prestação de serviços tenha ocorrido mediante a celebração de contrato de representação autônoma. À luz do princípio da primazia da realidade,
Direito Processual do Trabalho - Atos, termos e prazos processuais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética a respeito do direito processual do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. A pessoa jurídica Delta dispensou 200 empregados, ao fechar um de seus estabelecimentos empresariais. Com base na alegação de força maior, pagou apenas metade do que pagaria a cada um de seus empregados na rescisão sem justa causa. O sindicato da categoria, como substituto processual, ajuizou reclamação trabalhista em que redargüiu a alegação de força maior e requereu a condenação da empregadora ao pagamento integral das verbas rescisórias. A referida ação trabalhista foi julgada absolutamente procedente e transitou em julgado. Oportunamente, a empresa Delta ajuizou ação rescisória. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a empresa Delta deve promover a citação de todos os 200 ex-empregados e não apenas do sindicato substituto.
Com relação ao Processo Judiciário do Trabalho, considere as seguintes assertivas:
I. É lícito às partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, ainda mesmo depois de encerrado o juízo conciliatório.
II. A compensação poderá ser argüida em qualquer fase do processo, por expressa determinação legal, sendo uma faculdade da parte alegá-la em contestação.
III. Os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II.
II e III.
III.
O prazo para interposição do recurso ordinário é de
5 (cinco) dias.
8 (oito) dias.
10 (dez) dias.
15 (quinze) dias.
30 (trinta) dias.
No Processo do Trabalho, a nulidade
quando pronunciada, não obriga o juiz ou Tribunal que a pronunciou a declarar os atos a que ela se estende, tratando-se de mera faculdade.
fundada em incompetência da Justiça do Trabalho, não será declarada senão mediante provocação das partes.
será pronunciada, mesmo que seja possível suprirse a falta ou repetir-se o ato, em decorrência da formalidade inerente ao processo do trabalho.
será pronunciada, mesmo quando argüida por quem lhe tiver dado causa, por expressa determinação legal.
do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam conseqüência.
Quanto à revelia, é correto afirmar:
Havendo pluralidade de réus, não serão considerados verdadeiros os fatos afirmados pelo autor, em relação ao revel, se algum deles contestar a ação.
O autor, ocorrendo a revelia, poderá demandar declaração incidente independentemente de nova citação do réu.
Contra o revel, os prazos somente correrão após a intimação de cada ato processual.
O revel poderá intervir no processo até a sentença de primeiro grau, recebendo-o no estado em que se encontra.
O autor, ocorrendo a revelia, poderá alterar o pedido ou a causa de pedir independentemente de nova citação do réu.
Direito Processual do Trabalho - Forma de reclamação e notificação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, referente a direito processual do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. Paulo ajuizou reclamação trabalhista contra seu antigo empregador. Na petição inicial, o patrono constituído pelo reclamante não juntou o instrumento de procuração. Entretanto, o processo teve seu curso regular, tendo sido proferida sentença com resolução de mérito, que julgou improcedente o pedido do autor. Inconformado, Paulo recorreu, todavia, sem ter regularizado a situação processual. O tribunal regional do trabalho (TRT) confirmou a sentença de primeira instância. Paulo, então, argüiu a falta de procuração, requerendo a declaração judicial de inexistência dos atos processuais realizados. Nessa situação, em face da legislação de regência, a nulidade não deverá ser pronunciada.
De acordo com o Decreto Lei nº 5.452/43, a reclamação trabalhista do menor de 18 anos será feita por seus representantes legais e, na falta destes,
apenas pela Procuradoria da Justiça do Trabalho, pelo sindicato ou curador nomeado em juízo.
apenas pela Procuradoria da Justiça do Trabalho ou pelo Ministério Público estadual.
apenas pela Procuradoria da Justiça do Trabalho ou pelo curador nomeado em juízo.
apenas pelo curador nomeado em juízo ou pelo sindicato.
pela Procuradoria da Justiça do Trabalho, pelo sindicato, pelo Ministério Público estadual ou curador nomeado em juízo.
Direito Processual do Trabalho - Procuradoria da Justiça do Trabalho - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Quando o reclamante der causa ao arquivamento da reclamação por duas vezes seguidas, ele perderá o direito de reclamar perante a Justiça do Trabalho pelo prazo de:
dois anos.
um ano e seis meses.
um ano.
seis meses.
três meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...