Lista completa de Questões de Direito Processual Penal da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Devem ser intimados pessoalmente o
advogado do assistente e o defensor público.
defensor nomeado e o Ministério Público.
advogado do querelante e o defensor público.
Ministério Público e o advogado do assistente.
defensor nomeado e o advogado do querelante.
Sobre os meios de impugnação no processo penal, é correto afirmar:
Os embargos infringentes e de nulidade opostos contra acórdão de Tribunal de Justiça são admissíveis na apelação e no recurso em sentido estrito, não cabendo em revisão criminal e pedido de desaforamento.
No mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público contra decisão proferida em processo penal, não é exigível a citação do réu como litisconsorte passivo.
A ação revisional, se acolhida, leva a uma sentença objetivamente complexa, correspondente a dois pedidos: o de desconstituição da sentença revidenda e o da nova sentença, que a substitua e que poderá ser condenatória ou absolutória.
O recurso ex officio está em conformidade com o sistema acusatório de índole constitucional e é obrigatório quando da decisão de absolvição sumária na sentença do procedimento do Júri, sendo que não transita em julgado a sentença por haver omitido o recurso ex officio, que se considera interposto ex lege.
No recurso de apelação no procedimento comum ordinário, a renúncia do réu ao direito de recorrer, mesmo que manifestada sem a assistência de seu defensor constituído, impede o conhecimento da apelação por este interposta.
Dispõe o Código de Processo Penal que será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Essa regra constitui exceção ao princípio da
indisponibilidade.
legalidade.
intranscendência.
obrigatoriedade.
oficialidade.
A prisão preventiva
pode ser decretada para garantia da instrução criminal, ainda quando o acusado seja primário e de bons antecedentes.
é obrigatória nos casos de o acusado ser citado por edital e não constituir defensor.
não pode ser decretada no processo que apura a prática de crime punido com detenção.
não necessita de decreto fundamentado, já que execepcional.
não pode ser decretada no caso de apresentação espontânea do acusado à autoridade.
Aditada a denúncia, o juiz
baixará o processo para que a defesa fale no prazo de oito dias e, se quiser, produza provas, podendo ser ouvidas até três testemunhas.
ouvirá o defensor do acusado no prazo de cinco dias e, admitido o aditamento, designará dia e hora para continuação da audiência, podendo cada parte, no prazo de três dias, arrolar até cinco testemunhas, dispensado novo interrogatório.
abrirá prazo de três dias à defesa, que poderá oferecer prova, arrolando até três testemunhas.
ouvirá o defensor do acusado no prazo de três dias e, admitido o aditamento, designará dia e hora para continuação da audiência, podendo cada parte, no prazo de cinco dias, arrolar até três testemunhas, realizando-se novo interrogatório.
ouvirá o defensor do acusado no prazo de cinco dias e, admitido o aditamento, designará dia e hora para continuação da audiência, podendo cada parte, no prazo de cinco dias, arrolar até três testemunhas, realizando-se novo interrogatório.
Segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justiça,
o benefício da suspensão do processo não é aplicável em relação às infrações penais cometidas em concurso material, concurso formal ou continuidade delitiva, quando a pena mínima cominada, seja pelo somatório, seja pela majorante, ultrapassar o limite de dois anos.
não se aplica transação penal às infrações penais cometidas em concurso formal, quando a pena mínima cominada, pelo somatório, ultrapassar o limite de um ano.
para fins de aplicação da suspensão condicional do processo em caso de concurso material, analisa-se a pena de cada uma das infrações, isoladamente, tal como ocorre no caso de extinção da punibilidade.
o benefício da suspensão do processo é aplicável às infrações penais cometidas em continuidade delitiva, analisando-se a pena mínima cominada sem a majorante da continuidade.
o benefício da suspensão do processo não é aplicável em relação às infrações penais cometidas em concurso material ou concurso formal, quando a pena mínima cominada, seja pelo somatório, seja pela majorante, ultrapassar o limite de um ano.
No julgamento em plenário do júri,
o tempo inicial destinado à acusação e à defesa será de uma hora para cada.
durante os debates as partes não poderão, sob pena de nulidade, fazer referências à decisão de pronúncia.
os jurados poderão formular perguntas diretamente ao acusado.
havendo mais de um acusado, o tempo para acusação e defesa será acrescido de meia hora.
será permitido o uso de algemas no acusado durante o período em que permanecer em plenário se lhe for imputada a prática de crime equiparado a hediondo.
É correto afirmar que
o procedimento comum será sumário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja igual ou inferior a quatro anos.
as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida.
a expedição de carta precatória suspenderá a instrução criminal.
após proceder ao interrogatório, o juiz indagará das partes se restou algum fato para ser esclarecido, permitindo que formulem diretamente ao acusado as perguntas correspondentes.
o procedimento comum ordinário será concluído no prazo máximo de oitenta dias.
Atenção: Nas questões 62 a 64 são apresentadas três assertivas, que podem ser corretas ou incorretas. Para responder a cada uma das questões, use a seguinte chave:
Sobre o procedimento do Júri, considere as seguintes assertivas:
I. A defesa poderá interpor, no prazo de 20 (vinte) dias, recurso em sentido estrito da decisão que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir, sendo de 2 (dois) dias o prazo para o oferecimento das respectivas razões.
II. As nulidades ocorridas posteriormente à pronúncia deverão ser arguidas logo depois de ocorrerem, conforme previsto na norma processual.
III. Segundo o Código de Processo Penal, não será permitida a leitura de qualquer documento que possa influenciar a decisão dos Jurados se este não tiver sido juntado aos autos com antecedência mínima de 5 (cinco) dias, dando-se ciência à outra parte.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
III.
I e III.
II e III.
No que concerne aos sujeitos processuais, é correto afirmar que
é cabível recurso em sentido estrito da decisão que não admite o assistente do Ministério Público.
ocorre suspeição do juiz, se este for administrador de sociedade interessada no processo.
poderá ser perito no processo aquele que tiver opinado anteriormente sobre o objeto da perícia, desde que tal ressalva conste do preâmbulo do laudo.
a defesa técnica, quando realizada por defensor público ou constituído, será sempre exercida através de manifestação fundamentada.
é suspeito o juiz que for amigo íntimo ou inimigo capital do defensor do acusado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...