Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para responder às questões de 63 a 66, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:
Segundo a CLT,
( ) os abonos pagos pelo empregador integram o salário.
( ) o desconto no salário do empregado, no caso de danos por ele causados, será lícito, desde que tal possibilidade tenha sido acordada.
( ) o empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando for tratado pelo empregador com rigor excessivo.
( ) o empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais incompatíveis com a continuação do serviço.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para responder às questões de 63 a 66, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:
Em relação aos direitos dos trabalhadores, pode-se afirmar:
( ) As multas, a correção monetária e os juros moratórios devidos constituem recursos incorporados ao FGTS.
( ) As contas vinculadas em nome dos trabalhadores são absolutamente impenhoráveis.
( ) Os recursos do FGTS não poderão ser aplicados em saneamento básico.
( ) A dispensa do trabalhador, por culpa recíproca, reconhecida pela Justiça do Trabalho, implica a obrigatoriedade do depósito de 25% (vinte e cinco por cento) do montante de todos os depósitos efetuados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, o trabalho noturno
Segundo a Constituição Federal, os juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, serão nomeados pelo
Presidente da República.
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do respectivo Estado.
Presidente do Tribunal de Justiça do respectivo Estado.
Governador do respectivo Estado.
Corregedor-Geral do Trabalho do respectivo Estado.
No que concerne aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais é correto afirmar que
o trabalhador terá direito a remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em quarenta por cento à do normal.
o trabalhador terá jornada de oito horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.
o rol de direitos dos trabalhadores previstos na Constituição Federal é exemplificativo.
é proibido o exercício de qualquer tipo de trabalho pelo menor de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de doze anos.
é proibida qualquer distinção de remuneração para o trabalho noturno e diurno, mesmo se as funções desempenhadas forem as mesmas.
Com relação à duração do trabalho, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, é certo que
não serão computadas como jornada extraordinária, em regra, as variações de horário no registro de ponto não-excedentes a quinze minutos, observado o limite máximo de vinte minutos diários.
a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não-excedente de 3, exclusivamente, mediante contrato coletivo de trabalho.
o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, em regra, será computado na jornada de trabalho.
os diretores e chefes de departamento terão direito ao recebimento das horas extras laboradas, por não exercerem encargos de gestão, havendo expressa disposição legal.
o acordo de compensação de horas trabalhadas será celebrado em acordo ou convenção coletiva de trabalho e o período será de um ano.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.
( ) O salário pago ao empregado é intangível.
( ) É vedado o salário complessivo.
( ) O salário pago pelo empregador não será objeto de penhora, salvo para pagamento de prestação alimentícia.
A alternativa que preenche corretamente os parênteses é
Com relação aos períodos de descanso segundo a Consolidação das Leis do Trabalho é correto afirmar:
Os intervalos de descanso serão computados na duração do trabalho, em razão de expressa determinação legal, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário.
Entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de quatorze horas consecutivas para descanso.
Não excedendo de seis horas o trabalho contínuo, será obrigatório um intervalo de trinta minutos quando a duração ultrapassar três horas.
Em qualquer trabalho contínuo cuja duração exceda de seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação.
Quando o intervalo para repouso e alimentação não for concedido pelo empregador, este ficará obrigado a remunerar o período correspondente acrescido de 100%.
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. João foi contratado para o cargo de vigia noturno. Nessa situação, João tem direito ao adicional de trabalho noturno, mas não faz jus ao horário noturno reduzido.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Com relação à rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, todas as alternativas contém verbas rescisórias devidas ao empregado, exceto
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...