Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considera-se abono de férias
a faculdade de o empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.
o gozo de férias anuais remuneradas com, pelos menos, 1/3 (um terço) a mais do que o salário normal.
o gozo de férias anuais acrescidas de um período, pelo menos, 1/3 (um terço) a mais do que o normal.
a faculdade de o empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito, recebendo o valor equivalente com o adicional de 50% (cinqüenta por cento).
a faculdade de o empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito, recebendo o valor equivalente com o adicional de 50% (cinqüenta por cento), inclusive para o trabalho em regime de tempo parcial.
O critério da dupla visita pela fiscalização do trabalho, antes de se autuar um estabelecimento como infrator, não precisa ser observado quando se tratar da
exigência do cumprimento de lei recentemente promulgada
exigência do cumprimento de decreto recentemente editado
exigência do cumprimento de portaria ministerial recentemente baixada
vistoria decorrente de requisição do Ministério Público do Trabalho
Plínio é empregado da empresa Vigilância e Segurança Ltda., a qual não lhe paga salário há dois meses e não lhe fornece vale transporte há cinco meses. Plínio não tem mais condições de ir ao trabalho e não consegue prover seu sustento e de sua família.
Na qualidade de advogado(a) de Plínio, de acordo com a CLT, assinale a opção que melhor atende aos interesses do seu cliente.
O restaurante Prato Cheio Ltda. resolveu contratar Gustavo para atuar como garçom. Gustavo receberá, como contraprestação, o valor de dois salários mínimos e as gorjetas cobradas na nota dos clientes que atender. Em relação à carteira profissional de Gustavo, de acordo com a CLT, assinale a afirmativa correta.
Uma vez fornecido pelo empregador, constitui salário in natura
habitação decorrente do contrato de trabalho ou do costume.
vestuário utilizado no local de trabalho para a prestação de serviços.
transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno.
assistência médica prestada diretamente ou mediante seguro-saúde.
seguro de vida e de acidentes pessoais.
As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão
por analogia, por eqüidade e outros princí-pios e normas gerais de direito, mas sempre de maneira que nenhum interesse público prevaleça sobre os interesses da classe.
conforme o caso, pela jurisprudência e ou-tros princípios de direito, principalmente de direito do trabalho, fazendo prevalecer o inte-resse do hipossuficiente.
por princípios e normas gerais de direito, principalmente de direito do trabalho, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe prevaleça sobre os usos e costumes.
por eqüidade e outros princípios gerais de direito, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, mas sempre de maneira que o in-teresse da classe prevaleça sobre o interesse individual.
por analogia e por eqüidade, mas sempre de maneira que nenhum interesse particular prevaleça sobre o interesse público.
Empregado comissionista admitido em 18 de março de 2002, que trabalha habitualmente 2 (duas) horas extras por semana e que recebeu prêmio semestral por produção, receberá, a título de gratificação natalina
da média anual de salários, consideradas as horas extras e o prêmio semestral.
da remuneração recebida no mês de dezembro.
da média anual de salários, consideradas as horas extras e o prêmio semestral.
da remuneração recebida no mês de dezembro acrescida da média das horas extras.
da remuneração recebida no mês de dezembro.
Tratando-se de salário mínimo, é correto afirmar que
a remuneração do trabalhador em domicílio poderá ser inferior ao salário mínimo, tendo em vista que corresponderá às tarefas que ele executar.
o recebimento de gorjetas pelo empregado em valor superior ao salário mínimo exime o empregador de qualquer outro pagamento.
o empregado cujo salário mensal é ajustado à base de comissão tem sempre garantido o salário mínimo, sendo vedado qualquer desconto em mês subseqüente a título de compensação.
o salário mínimo deve ser capaz de satisfazer as necessidades normais de saúde, educação, alimentação, habitação, vestuário, higiene, transporte e lazer de um empregado.
fornecendo parcelas do salário in natura, o empregador deverá efetuar um pagamento em dinheiro correspondente a 20% do salário mínimo.
Sobre a disciplina do salário mínimo na legislação brasi- leira é INCORRETO afirmar:
Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalha- dor, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfa- zer, em determinada época, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higi- ene e transporte.
Quando o salário for ajustado por empreitada, ou convencionado por tarefa ou peça, será garantida ao trabalhador uma remuneração diária nunca inferior à do salário mínimo por dia normal.
Ao menor aprendiz será pago salário nunca inferior a 1/2 (meio) salário mínimo durante a primeira meta- de da duração máxima prevista para o aprendizado do respectivo ofício
Aos trabalhadores rurais não se estende a garantia de salário que proíbe a remuneração inferior ao mínimo, em razão da natureza da atividade laboral.
O trabalhador a quem for pago salário inferior ao mínimo terá direito, não obstante qualquer contrato, ou convenção em contrário, a reclamar do emprega- dor o complemento de seu salário mínimo, prescre- vendo em dois anos a ação para reaver a diferença, contados para cada pagamento, da data em que o mesmo tenha sido efetuado
Na hipótese de adoção, o período de licença maternidade concedido à empregada será de
90 (noventa) dias, se criança até 1 (um) ano de idade.
90 (noventa) dias, se criança a partir de 1 (um) ano até 4 (quatro) anos de idade.
60 (sessenta) dias, se criança a partir de 1 (um) ano até 4 (quatro) anos de idade.
60 (sessenta) dias, se criança a partir de 4 (quatro) anos até 8 (oito) anos de idade.
30 (trinta) dias, se criança a partir de 8 (oito) anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...