Lista completa de Questões de Direito Trabalho do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para responder às questões de 63 a 66, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:
Segundo a CLT,
( ) os abonos pagos pelo empregador integram o salário.
( ) o desconto no salário do empregado, no caso de danos por ele causados, será lícito, desde que tal possibilidade tenha sido acordada.
( ) o empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando for tratado pelo empregador com rigor excessivo.
( ) o empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais incompatíveis com a continuação do serviço.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para responder às questões de 63 a 66, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Em seguida, marque, na Folha de Respostas, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:
Em relação aos direitos dos trabalhadores, pode-se afirmar:
( ) As multas, a correção monetária e os juros moratórios devidos constituem recursos incorporados ao FGTS.
( ) As contas vinculadas em nome dos trabalhadores são absolutamente impenhoráveis.
( ) Os recursos do FGTS não poderão ser aplicados em saneamento básico.
( ) A dispensa do trabalhador, por culpa recíproca, reconhecida pela Justiça do Trabalho, implica a obrigatoriedade do depósito de 25% (vinte e cinco por cento) do montante de todos os depósitos efetuados na conta vinculada durante a vigência do contrato de trabalho, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.
( ) O salário pago ao empregado é intangível.
( ) É vedado o salário complessivo.
( ) O salário pago pelo empregador não será objeto de penhora, salvo para pagamento de prestação alimentícia.
A alternativa que preenche corretamente os parênteses é
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Com relação à rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, todas as alternativas contém verbas rescisórias devidas ao empregado, exceto
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando-se o disposto no art. 451 da CLT, o contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez:
autoriza ao empregado pedir rescisão indireta do mesmo;
desencadeia aplicação de multa ao empregador pelo Ministério do Trabalho;
dará direito ao recebimento do salário em dobro;
passa a vigorar sem determinação de prazo
implica o reconhecimento de culpa recíproca;
João falsificou documentos para obtenção de horas extras não prestadas. Neste caso, João praticou
incontinência de conduta.
ato de improbidade.
ato de indisciplina.
ato de insubordinação.
ato de desídia.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em relação a remuneração do empregado, é correto afirmar que
a habitação e a alimentação fornecidas como salário- utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% e 20% do salário-contratual.
as comissões, percentagens e abonos pagos pelo empregador não integram o salário.
incluem-se nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% do salário percebido pelo empregado.
equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço serão considerados salário in natura.
em regra, o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, pode ser estipulado por período superior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões e percentagens.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito
aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa no valor de 50% sobre o valor do último salário recebido, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa no valor de 50% sobre o valor do último salário recebido, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa de 3 vezes o salário mínimo vigente à época, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
Considere as seguintes assertivas a respeito de empregador, de acordo com o Decreto-Lei no 5.452/43:
I. As instituições de beneficência bem como os profissionais liberais, que admitirem trabalhadores como empregados, equiparam-se ao empregador para os efeitos exclusivos da relação de emprego.
II. Considera-se empregador a empresa individual que, não assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige pessoalmente a prestação de serviço ou delega a direção.
III. Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção de outra, constituindo grupo industrial serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II.
II e III.
III.
O prazo de prescrição para o empregado urbano ou rural propor ação na Justiça do Trabalho, contado da cessação do contrato de trabalho, é de
7 anos.
5 anos.
4 anos.
3 anos.
2 anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...