Lista completa de Questões de Direito Trabalho da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A perícia para apuração de periculosidade e insalubridade será realizada, segundo as normas da Consolidação das Leis do Trabalho,
por médico do trabalho ou por engenheiro do trabalho.
por médico do trabalho e por engenheiro do trabalho, respectivamente.
por médico credenciado pelo INSS e por engenheiro habilitado pelo CREA.
tanto por médico, quanto por engenheiro, exceto os engenheiros do trabalho.
apenas por médico do trabalho.
Mário é analista de sistemas e labora com habitualidade para duas empresas. Em ambas as empresas possui dia e horário de trabalho pré-estipulado, recebe salário, bem como recebe ordens de superiores hierárquicos, porém labora apenas duas horas por dia na empresa Y. Considerando que Mário não possui dependência econômica com a empresa Y, uma vez que seu salário representa 10% de seus rendimentos, mas possui dependência econômica com a empresa X em que seu salário representa 90% de seus rendimentos, é certo que Mário
poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que seu salário na empresa Y representasse mais de 50% de seus rendimentos.
pode ser considerado empregado de ambas as empresas tendo em vista que a dependência econômica não é requisito específico do contrato de emprego.
não pode ser considerado empregado da empresa Y, uma vez que se considera empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste.
poderia ser considerado empregado de ambas as empresas desde que laborasse mais que cinco horas de trabalho na empresa Y.
só pode ser considerado empregado de uma das empresas, tendo em vista que há expressa proibição legal de pessoa física possuir dois contratos de trabalho.
A garantia de emprego do empregado integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é
exclusiva do representante do empregador.
abrangente de todos os membros da comissão, eleitos e indicados.
inclusiva do suplente do representante do empregador.
do representante dos empregados e seu suplente, eleitos.
do representante dos empregados e seu suplente, indicados pelo empregador.
Joana é viúva e cria cinco filhos. Em sua residência possui quatro empregados: Cida, Maria, Débora e Osvaldo. Cida é a cozinheira; Débora é a auxiliar do lar com as funções de lavar louças, lavar e passar roupas, bem como arrumar toda a casa; Maria é a baba de seus filhos e Osvaldo foi contratado como motorista da família com a função principal de levar e buscar seus cinco filhos na escola. Considerando que a comida feita por Cida possui grande qualidade, Joana faz da sua residência um restaurante no horário do almoço. Nesse caso, NÃO é(são) considerado(s) empregado(s) domésticos
Osvaldo, apenas.
Cida e Débora, apenas.
Cida, Débora, Osvaldo e Maria.
Cida, apenas.
Cida, Débora e Maria, apenas.
O contrato de emprego, modalidade de relação de trabalho, caracteriza-se pelos seguintes elementos necessários e cumulativos:
autonomia, liberdade, pessoalidade e onerosidade.
onerosidade, subordinação, pessoalidade e natureza não-eventual da prestação dos serviços.
pessoalidade, caráter não-eventual dos serviços, exclusividade e autonomia.
subordinação, onerosidade e caráter eventual da prestação dos serviços.
alteridade, autonomia, liberdade e autodeterminação.
A empresa X pretende contratar aprendizes e, sendo assim, está entrevistando diversas pessoas. Após o período de entrevistas foram selecionados para a contratação João, com vinte e dois anos de idade; Paulo, com vinte e três anos de idade; Douglas com treze anos de idade; Débora, com dezesseis anos de idade; Mário, com dezoito anos de idade e Maria, com vinte e um anos de idade. Neste caso, dentre os selecionados, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, com relação à idade, poderão ser contratados como aprendizes
Débora, Mário e Maria, apenas.
Douglas, Débora e Mário, apenas.
Débora e Mário, apenas.
João, Paulo, Débora, Mário e Maria, apenas.
todos os candidatos.
Considere as seguintes assertivas a respeito do contrato de aprendizagem:
I. No Contrato de aprendizagem o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica.
II. O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de três anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência.
III. É obrigatório empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a no mínimo dez por cento dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento.
IV. A duração do trabalho do aprendiz não excederá de seis horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada.
É correto o que se afirma APENAS em
II, III e IV.
I e IV.
I e III.
I, II e III.
II e IV.
O adolescente pode trabalhar
em qualquer atividade lícita, a partir dos 18 anos de idade.
em qualquer atividade lícita, a partir dos 13 anos de idade, desde que autorizado pelo Ministério Público do Trabalho.
como aprendiz, desde que autorizado pelos pais, a partir de 13 anos de idade.
em atividades insalubres e perigosas, desde que autorizados pelos pais, a partir de 16 anos de idade.
em quaisquer atividades, desde que autorizado pelos pais, a partir dos 15 anos de idade.
Considere as assertivas abaixo a respeito do contrato de aprendizagem.
I. Não poderá ser estipulado por mais de dois anos.
II. Independe da forma escrita, podendo ser ajustado verbalmente pelas partes.
III. É contrato no qual o empregador se compromete a assegurar ao maior de dezesseis anos e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico.
IV. Extinguir-se-á no seu termo ou quando o aprendiz completar dezoito anos, ou ainda antecipadamente quando houver desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz.
É correto o que se afirma APENAS em:
I.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
III e IV.
Relação de trabalho é
espécie, da qual relação de emprego é o gênero.
gênero, do qual relação de emprego é espécie.
espécie de prestação de serviços que não se regula pela Consolidação das Leis do Trabalho, nem pelo estatuto dos servidores públicos ou pelo Código Civil.
gênero, que se equipara à prestação de serviços subordinada.
exclusivamente contrato de emprego, porque a carteira em que se registram os contratos é de "trabalho e previdência social", não de "emprego e previdência social".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...