Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO é vedado ao Estado do Amazonas:
estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino;
instituir isenções de tributos da competência da União ou dos Municípios;
instituir na iminência ou no caso de guerra externa, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criação;
instituir impostos sobre transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos e sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior;
utilizar tributo com efeito de confisco.
Para que seja concedida isenção, redução de base de cálculo, crédito presumido, anistia ou remissão, é necessário:
lei;
decreto;
portaria;
medida provisória;
emenda constitucional.
Direito Tributário - NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Avalie as indagações abaixo e em seguida assinale a resposta correta.
É vedada a aplicação ao lançamento da legislação que, posteriormente à ocorrência do fato gerador da obrigação, tenha ampliado os poderes de investigação das autoridades administrativas?
O crédito tributário tem a mesma natureza da obrigação tributária principal?
A lei vigente à data da ocorrência do fato gerador da obrigação, que tenha sido posteriormente revogada, é aplicável ao lançamento do crédito tributário?
Com relação à escrituração fiscal e contabilização dos tributos e contribuições, julgue os itens subseqüentes.
Direito Tributário - Interpretação e integração da legislação tributária - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2005
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a definição do Código Tributário Nacional, os tributos são taxas, impostos, contribuições sociais e contribuições de melhoria.
Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha, salvo em caso de guerra.
O emprego da analogia poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.
O emprego da eqüidade não poderá resultar na dispensa do pagamento do tributo devido.
A doutrina é fonte formal primária do Direito Tributário.
No ICMS, a Constituição da República Federativa do Brasil, assim como a Lei Complementar 87/96, estabelecem que deverá haver a compensação do que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal. Essa regra é conhecida como princípio da:
não-cumulatividade;
isenção;
imunidade;
não incidência;
remissão.
A imunidade distingue-se da isenção porque a primeira
é sempre de caráter subjetivo, ao contrário da isenção que é exclusivamente objetiva.
constitui uma limitação constitucional ao poder de tributar, enquanto a isenção pode ser concedida por lei ordinária ou complementar.
existe somente em relação a pessoas jurídicas de direito público, ao passo que a isenção também pode beneficiar pessoas de direito privado.
não libera o contribuinte do cumprimento de obrigações acessórias, diversamente do que ocorre com a isenção, que possui natureza mais abrangente.
existe em relação a todos os tributos, enquanto que a isenção restringe-se apenas aos impostos.
Direito Tributário - Exclusão do crédito tributário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Se a CLDF decidir estabelecer determinadas isenções do imposto sobre veículos automotores (IPVA), deverá se submeter às determinações do Código Tributário Nacional (CTN) e da Constituição Federal. Com relação a essas determinações, julgue os itens seguintes. Toda isenção será determinada por lei, não se admitindo que seja instrumentalizada por meio de decreto legislativo.
Considerando as normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, assinale a alternativa correta:
sujeito passivo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento;
as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, podem ser opostas à Fazenda Pública, para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes;
são modalidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário: moratória; o depósito do seu montante integral; as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo; a concessão de medida liminar em mandado de segurança; a decadência; a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial;
são modalidades de extinção do crédito tributário: o pagamento; a compensação; a transação; a remissão; a prescrição; a anistia; a conversão de depósito em renda;
o conteúdo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em função das quais sejam expedidos.
É modalidade de suspensão do crédito tributário
a compensação.
a transação.
a interpelação extrajudicial.
as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo administrativo.
a decadência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...