Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na opinião de muitas pessoas, a capacidade de criar é um dom quase que supernatural que surge milagrosamente em alguns seres excepcionais, artistas e cientistas, autores de novas formas expressivas e de conhecimentos novos. Os atos de criação, nessa visão, tornam-se eventos fora do alcance da experiência normal, ocorrendo apenas em certos momentos exaltados, momentos de inspiração, ou seja, momentos desligados da realidade e continuidade do viver. Partindo de um enfoque inteiramente oposto a essa concepção sobre o fenômeno da criatividade, a artista e autora Fayga Ostrower propõe que os comportamentos criativos do homem se baseiam
nas possibilidades materiais, circunstâncias econômicas e sociais e repertório histórico.
na conexão entre intuições psicológicas e imagens metafóricas.
na integração do consciente, do sensível e do cultural.
na fusão do recolhimento do sujeito com sua rejeição ao mundo externo.
na combinação entre a convenção da linguagem artística e a investigação de sua subversão por parte do sujeito.
A respeito da liberdade de criação, pode-se afirmar que:
a liberdade no criar está na opção descompromissada e individual de como criar e o que criar, portanto, é liberdade de expressão pessoal.
a liberdade no criar está na própria aceitação de limites, das delimitações que existem em todos os fenômenos, em nós e na matéria a ser configurada por nós.
a liberdade no criar corresponde a própria idéia de ser espontâneo e, do ponto de vista artístico, depende da maestria e perfeição técnica do artista.
o criar livremente consiste num processo impulsionador dos aspectos expressivos do sujeito que predominam sobre os aspectos comunicativos.
a liberdade de criar é gerada pelas oportunidades surgidas na primeira infância e na adolescência.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Leia o trecho da letra da música Sampa, de Caetano Veloso, transcrito abaixo e julgue as afirmativas que seguem:
I. Em Sampa, Caetano está falando da dificuldade que teve de se identificar com a cidade de São Paulo.
II. Identidade cultural é aquilo que aproxima e une os indivíduos, formando a base para a construção do sentido de pertencimento a um grupo social.
III. O compartilhamento do espaço físico, das atividades de trabalho, das crenças e das manifestações culturais, não cria uma identificação entre os moradores de um determinado local.
IV. O conceito de identidade é restrito ao aspecto interior do indivíduo.
Somente é correto o que se afirma em:
I e II.
I e III.
II e III.
I e IV.
No cerne da criação está a nossa capacidade de nos comunicar por meio de ordenações, isto é, através de formas. Mas somente quando na forma se estruturam aspectos de espaço e tempo, mais do que assinalar o evento, poderá a mensagem adquirir as qualificações de:
formas estéticas.
simbolização espacial e temporal.
formas e qualidades psíquicas.
simbolização associativa.
formas simbólicas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Leia os versos das letras de músicas transcritas abaixo e julgue as afirmativas que seguem:
"É pau é pedra, é o fim do caminho..." (Tom Jobim)
"O mar quando quebra na praia É bonito, é bonito...
" (Dorival Caimmi)
I. Pau, pedra, mar e praia são elementos da natureza, portanto, não fazem parte do patrimônio cultural.
II. Pau, pedra, mar e praia são bens naturais.
III. Os bens naturais, numa concepção mais atual e ampla de patrimônio, fazem parte do patrimônio cultural.
IV. O patrimônio cultural é constituído apenas de bens históricos, arquitetônicos, artísticos, arqueológicos e das manifestações culturais populares.
O correto está em apenas:
I e II.
I e II.
II e III.
I e IV.
Considere as características dos processos criativos e suas definições.
I. Intuição
II. Seletividade
III. Imagem Referencial
IV. Percepção
a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados.
b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido.
c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma.
d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural.
Está corretamente associado em:
I-c; II-a; III-d; IV-b.
I-b; II-c; III-a; IV-d.
I-a; II-b; III-c; IV-d.
I-d; II-a; III-b; IV-c.
I-c; II-d; III-a; IV-b.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Leia o poema do paraense Luiz Carlos França e julgue as afirmativas que seguem:
"barcos de miriti
navegam nos rios da infância
aportam nos trapiches
da lembrança"
I. O brinquedo de miriti é considerado um bem natural porque é feito com a tala do miritizeiro.
II. O brinquedo de miriti é um bem de ordem emocional porque representa o sentimento individual e coletivo dos artesãos de Abaetetuba e dos paraenses de um modo geral.
III. O brinquedo de miriti não pode ser considerado um bem cultural porque ainda não foi tombado.
IV. A técnica que foi desenvolvida para elaborar os brinquedos de miriti pode ser considerada um bem de ordem intelectual do patrimônio cultural paraense.
Somente é correto o que se afirma em:
I e II.
I e II.
II e III.
II e IV.
Observe atentamente as imagens abaixo.
Pode-se afirmar que, no diálogo visual destas duas imagens há:
Cópia.
Releitura.
Citação.
Intertextualidade.
Paródia.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a seqüência correta, são etapas da metodologia da educação patrimonial centrada nos acervos culturais e que os trata como fontes primárias de conhecimento:
Percepção, Recriação, Registro e Interpretação.
Observação, Registro, Exploração e Apropriação.
Intervenção, Registro, Percepção e Interpretação.
Observação, Compreensão, Exploração e Apropriação.
O sentido se faz durante as descobertas e não existe mais um objeto fechado ou uma representação única fixa sobre um suporte material como um quadro, uma pintura ou uma gravura.
O trecho acima está se referindo a:
arte tecnológica.
artes visuais.
arte material.
arte concreta.
arte abstrata.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...