Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na opinião de muitas pessoas, a capacidade de criar é um dom quase que supernatural que surge milagrosamente em alguns seres excepcionais, artistas e cientistas, autores de novas formas expressivas e de conhecimentos novos. Os atos de criação, nessa visão, tornam-se eventos fora do alcance da experiência normal, ocorrendo apenas em certos momentos exaltados, momentos de inspiração, ou seja, momentos desligados da realidade e continuidade do viver. Partindo de um enfoque inteiramente oposto a essa concepção sobre o fenômeno da criatividade, a artista e autora Fayga Ostrower propõe que os comportamentos criativos do homem se baseiam

  • A.

    nas possibilidades materiais, circunstâncias econômicas e sociais e repertório histórico.

  • B.

    na conexão entre intuições psicológicas e imagens metafóricas.

  • C.

    na integração do consciente, do sensível e do cultural.

  • D.

    na fusão do recolhimento do sujeito com sua rejeição ao mundo externo.

  • E.

    na combinação entre a convenção da linguagem artística e a investigação de sua subversão por parte do sujeito.

A respeito da liberdade de criação, pode-se afirmar que:

  • A.

    a liberdade no criar está na opção descompromissada e individual de como criar e o que criar, portanto, é liberdade de expressão pessoal.

  • B.

    a liberdade no criar está na própria aceitação de limites, das delimitações que existem em todos os fenômenos, em nós e na matéria a ser configurada por nós.

  • C.

    a liberdade no criar corresponde a própria idéia de ser espontâneo e, do ponto de vista artístico, depende da maestria e perfeição técnica do artista.

  • D.

    o criar livremente consiste num processo impulsionador dos aspectos expressivos do sujeito que predominam sobre os aspectos comunicativos.

  • E.

    a liberdade de criar é gerada pelas oportunidades surgidas na primeira infância e na adolescência.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o trecho da letra da música Sampa, de Caetano Veloso, transcrito abaixo e julgue as afirmativas que seguem:

I. Em Sampa, Caetano está falando da dificuldade que teve de se identificar com a cidade de São Paulo.

II. Identidade cultural é aquilo que aproxima e une os indivíduos, formando a base para a construção do sentido de pertencimento a um grupo social.

III. O compartilhamento do espaço físico, das atividades de trabalho, das crenças e das manifestações culturais, não cria uma identificação entre os moradores de um determinado local.

IV. O conceito de identidade é restrito ao aspecto interior do indivíduo.

Somente é correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

No cerne da criação está a nossa capacidade de nos comunicar por meio de ordenações, isto é, através de formas. Mas somente quando na forma se estruturam aspectos de espaço e tempo, mais do que assinalar o evento, poderá a mensagem adquirir as qualificações de:

  • A.

    formas estéticas.

  • B.

    simbolização espacial e temporal.

  • C.

    formas e qualidades psíquicas.

  • D.

    simbolização associativa.

  • E.

    formas simbólicas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia os versos das letras de músicas transcritas abaixo e julgue as afirmativas que seguem:

                                    "É pau é pedra, é o fim do caminho..." (Tom Jobim)

                                          "O mar quando quebra na praia É bonito, é bonito...

                                                                                   " (Dorival Caimmi)

I. Pau, pedra, mar e praia são elementos da natureza, portanto, não fazem parte do patrimônio cultural.

II. Pau, pedra, mar e praia são bens naturais.

III. Os bens naturais, numa concepção mais atual e ampla de patrimônio, fazem parte do patrimônio cultural.

IV. O patrimônio cultural é constituído apenas de bens históricos, arquitetônicos, artísticos, arqueológicos e das manifestações culturais populares.

O correto está em apenas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

Considere as características dos processos criativos e suas definições.

I. Intuição
II. Seletividade
III. Imagem Referencial
IV. Percepção

a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados.
b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido.
c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma.
d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural.

Está corretamente associado em:

  • A.

    I-c; II-a; III-d; IV-b.

  • B.

    I-b; II-c; III-a; IV-d.

  • C.

    I-a; II-b; III-c; IV-d.

  • D.

    I-d; II-a; III-b; IV-c.

  • E.

    I-c; II-d; III-a; IV-b.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o poema do paraense Luiz Carlos França e julgue as afirmativas que seguem:

                                         "barcos de miriti

                                   navegam nos rios da infância

                                         aportam nos trapiches

                                                    da lembrança"

I. O brinquedo de miriti é considerado um bem natural porque é feito com a tala do miritizeiro.

II. O brinquedo de miriti é um bem de ordem emocional porque representa o sentimento individual e coletivo dos artesãos de Abaetetuba e dos paraenses de um modo geral.

III. O brinquedo de miriti não pode ser considerado um bem cultural porque ainda não foi tombado.

IV. A técnica que foi desenvolvida para elaborar os brinquedos de miriti pode ser considerada um bem de ordem intelectual do patrimônio cultural paraense.

Somente é correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

Observe atentamente as imagens abaixo.

Pode-se afirmar que, no diálogo visual destas duas imagens há:

  • A.

    Cópia.

  • B.

    Releitura.

  • C.

    Citação.

  • D.

    Intertextualidade.

  • E.

    Paródia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a seqüência correta, são etapas da metodologia da educação patrimonial centrada nos acervos culturais e que os trata como fontes primárias de conhecimento:

  • A.

    Percepção, Recriação, Registro e Interpretação.

  • B.

    Observação, Registro, Exploração e Apropriação.

  • C.

    Intervenção, Registro, Percepção e Interpretação.

  • D.

    Observação, Compreensão, Exploração e Apropriação.

O sentido se faz durante as descobertas e não existe mais um objeto fechado ou uma representação única fixa sobre um suporte material como um quadro, uma pintura ou uma gravura.

O trecho acima está se referindo a:

  • A.

    arte tecnológica.

  • B.

    artes visuais.

  • C.

    arte material.

  • D.

    arte concreta.

  • E.

    arte abstrata.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...