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Segundo Nascimento e Almeida, entre os argumentos restritivos para se trabalhar adequadamente com lutas, destacam-se dois:
A falta de vivência em lutas por parte dos professores e a preocupação com o fator violência.
A ausência de espaços adequados e as reclamações por parte dos pais dos alunos.
O aumento da violência apresentada pelos alunos e a falta de apoio por parte da coordenação.
A falta de vivência dos alunos e professores e a dificuldade para relacionar o conteúdo com as outras disciplinas da grade.
A preocupação com os alunos mais fracos e a falta de material didático para o desenvolvimento da disciplina.
A Federação Brasileira dos Profissionais em Educação Física e o Colégio Brasileiro das Ciências do Esporte, segundo Cecília Borges, realizam, há mais de uma década,
a requalificação dos profissionais provisionados que atuam nos clubes e nas academias.
pesquisas sobre a qualificação do profissional e sua valorização.
programas de atualização profissional escolar e esportiva.
debate sobre o bacharelado em Educação Física nas escolas públicas e privadas.
um rico debate sobre a atualização dos objetivos da Educação Física e seu status profissional.
Segundo Paes, para promover o equilíbrio entre os aspectos técnicos e os valores humanos no esporte escolar, atendendo às necessidades das crianças, a pedagogia deve se estruturar a partir de dois referenciais: o metodológico e o
socioeducativo.
socioesportivo.
sociocultural.
sociométrico.
sociofilosófico.
Para Paes, com relação à estrutura pedagógica, o referencial metodológico para o ensino de esporte na escola deve responder basicamente a três questões: O que ensinar? Quando ensinar? Como ensinar? As respostas a essas questões deverão nortear
o desejo do aluno para a prática de atividades esportivas.
um elenco de atividades direcionadas para a série em questão.
a elaboração do planejamento com conteúdos, estratégias, procedimentos e avaliações.
a participação dos alunos em eventos esportivos, pedagógicos e culturais.
as viagens e trabalhos de estudo do meio, associadas às outras disciplinas.
Segundo Palma, a visão hegemônica aponta para um viés biológico e individualizado da doença. Por outro lado, já existem em várias pesquisas fortes evidências de relações entre saúde e
três refeições diárias.
acesso a plano de saúde.
sistema de assistência social pública.
condições socioeconômicas.
oportunidades de prática esportiva.
Sousa e Altmann comentam que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem um conjunto de temas, permeando a concepção dos diferentes componentes curriculares, dentre os quais, as questões de
estética na educação.
gênero na cultura brasileira.
mídias no esporte.
política na escola.
vivências psicomotoras.
Segundo Kishimoto, deve-se destacar que o contato da criança com a variedade de brinquedos, brincadeiras e jogos proporciona o desenvolvimento
da organização e da teorização de ideias e conceitos abstratos.
das qualidades físicas básicas como força, velocidade e flexibilidade.
da ludicidade e da lateralidade concêntrica.
de visão pragmática e semiótica que envolve questões de percepção extrassensorial.
de habilidades e competências, que estão relacionadas à coordenação e conhecimentos.
Kishimoto afirma que o jogo traz em si uma característica muito importante, que é a certeza da volta ao mundo real quando termina. Um professor, querendo desenvolver uma atividade nesse sentido, deve propor
um jogo de queimada.
dança em pequenos grupos.
teatro de sons.
brincadeira de origami.
rodas cantadas.
Marcellino adverte que, no âmbito do lazer, uma série de barreiras sociais inter e intraclasses dificultam a inclusão social, como as barreiras constituídas por
camadas sociais diferentes.
desconhecimento das regras institucionais.
desconhecimento pedagógico e geral.
diferenças socioeconômicas e culturais.
características pessoais e psicológicas diferenciadas.
Um dos problemas relacionados à inclusão na Educação Física refere-se ao fato de que crianças e adolescentes da mesma idade têm desenvolvimento diferente, o que pode levar, por exemplo, a que os menores não sejam escolhidos pelos maiores na hora da formação de times. O professor de Educação Física, diante dessa situação, pode interferir por meio dos princípios da
inclusão, da participação e da didática.
inclusão, da diversidade e das categorias de conteúdos.
reciprocidade, das categorias dos conteúdos e princípio da psicologia.
pedagogia, princípio da integração horizontal e das categorias de conteúdos.
socialização, princípio cognitivo e socioafetivo.
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