Questões de Educação Física do ano 2011

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Um dos problemas de exclusão relacionados à prática esportiva na escola é o da divisão entre meninos e meninas. Essa divisão não é apenas reflexo de um fato biológico, mas está também relacionada

  • A.

    à opção sexual e comportamental apresentada por grupos de crianças e adolescentes.

  • B.

    à construção social dos gêneros masculino e feminino, cada qual com suas características socialmente atribuídas.

  • C.

    à cultura familiar e educacional, que carrega traços característicos de camadas sociais diferentes.

  • D.

    aos jogos e brincadeiras características da região de origem das crianças.

  • E.

    aos hábitos adquiridos pelos alunos em seus primeiros anos de educação infantil.

No texto Imagem e Ação, Betti, referindo-se à relação mídia − educação e Educação Física, entende que esta não deve ser considerada na visão de combate ao sedentarismo, desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras e muito menos na de formação de futuros atletas. E enfatiza que a Educação Física só ocorrerá de forma pedagógica eficiente quando for concebida

  • A.

    articulando-se vivência corporal, conhecimento e reflexão.

  • B.

    incentivando a cultura, a participação e o companheirismo.

  • C.

    incorporando a sociedade, o pragmatismo e o conhecimento.

  • D.

    estimulando a comunicação, a educação e a vivência corporal.

  • E.

    aprimorando a motricidade, a imagem e a reflexão.

Betti, com base em Sérgio, define motricidade humana como a capacidade de movimento para a transcendência, o que significa

  • A.

    utilizar o esporte para o desenvolvimento das capacidades e habilidades do ser humano.

  • B.

    esportivizar o conhecimento, para transformá-lo em benefício da saúde e bem estar.

  • C.

    usufruir, compartilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais do exercício.

  • D.

    refletir sobre o movimento físico, incorporando-o ao acervo motor.

  • E.

    instrumentalizar o movimento esportivo, transformando- o em ferramenta aplicável na vida cotidiana e no trabalho.

Sousa e Altmann contribuem para a fundamentação de uma Educação Física indutora de ação pedagógica que permite às mulheres e aos homens, conjunta e indiscriminadamente,

  • A.

    vivências esportivas do cidadão que frequenta todos os tipos de escola.

  • B.

    conhecimento e vivências lúdicas do corpo que pensa, sente, age, constrói e consome cultura.

  • C.

    construção de um projeto lúdico desportivo e cultural, que contribua para o desenvolvimento físico.

  • D.

    trabalho pedagógico que determine uma condição ideal de aproveitamento escolar.

  • E.

    trabalho escolar em conjunto e separadamente para o melhor benefício didático.

Nascimento e Almeida, sobre a tematização das lutas na Educação Física, e tentando relativizar os empecilhos postos para o tratamento pedagógico desse conteúdo na escola, reforçam a importância do professor ter claro para si sob qual perspectiva tratará os conteúdos, para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria, de forma a

  • A.

    reforçar as sequências pedagógicas e a grade curricular.

  • B.

    reformular os aspectos da psicologia de grupo associada à pedagogia escolar.

  • C.

    aprimorar as metodologias de aula e a interdisciplinaridade.

  • D.

    aproveitar as características agonísticas da luta para desenvolver valores como respeito, confiança e determinação.

  • E.

    valorizar os subsídios práticos ligados aos conhecimentos teóricos.

Nascimento e Almeida, comentando a atitude de alguns alunos frente à exposição extrema patrocinada pela indústria do futebol, principalmente após os finais de semana, constatam que, ao retornar às aulas, os alunos

  • A.

    melhoram, sobremaneira, sua interatividade.

  • B.

    participam das atividades com estado emocional mais tranquilo.

  • C.

    participam dos programas de forma mais prazerosa.

  • D.

    tornam-se menos passivos e mais questionadores.

  • E.

    apresentam um comportamento mais agressivo.

Em um planejamento de ensino na escola, a descrição das atividades parece ser a tarefa com a qual o professor se encontra mais familiarizado, ou seja, a tarefa de

  • A.

    selecionar os objetivos a serem atingidos durante a aula.

  • B.

    relacionar os jogos e atividades competitivas a serem utilizados na aula e no cotidiano.

  • C.

    esquematizar as proposições motoras a serem executadas pelos alunos.

  • D.

    discutir com os alunos as tarefas e relacioná-las aos conteúdos teóricos escolhidos.

  • E.

    discutir sobre as regras de cada atividade esportiva selecionada para a aula.

As aulas de Educação Física devem favorecer aos alunos a aprendizagem de um conhecimento específico que lhes possibilite interagir com a cultura de movimento, com vistas

  • A.

    à expressão corporal, aos aspectos esportivos e atléticos.

  • B.

    à recreação pelo exercício, pelo convívio escolar e pelo estímulo competitivo.

  • C.

    à diversão, melhoria da saúde física e desenvolvimento das habilidades atléticas.

  • D.

    ao usufruto dos benefícios e da forma de linguagem e inclusão social nas práticas motoras.

  • E.

    à aprendizagem das outras disciplinas práticas desevolvidas na escola do ensino médio.

Em uma de suas obras, Cecília Borges apresenta reflexões em uma perspectiva trinacional, envolvendo os países: Brasil, Canadá e França, sobre a formação dos docentes de Educação Física, seus saberes profissionais e outros aspectos, como

  • A.

    a inclusão nas escolas de primeiro e segundo graus bem como as deficiências mais encontradas no alunado.

  • B.

    a didática na formação básica dos alunos e os métodos utilizados para a implementação da atividade na escola.

  • C.

    os vários papéis profissionais, as condições de trabalho e as missões que os profissionais devem assumir e buscar.

  • D.

    a forma de atendimento ao aluno com necessidades especiais nas aulas de Educação Física e a relação com a família.

  • E.

    a formação filosófica do professor, enquanto produtor de conhecimento e estimulador de práticas esportivas e educativas.

Quando, em uma escola, meninos e rapazes praticam alguma modalidade esportiva ainda considerada por alguns como feminina, ouvem muitas vezes comentários pejorativos e podem ser até mesmo alvo de brincadeiras pesadas. Esse tipo de situação representa uma

  • A.

    brincadeira sem consequências, que docentes e familiares devem atribuir à imaturidade dos envolvidos.

  • B.

    forma de violência e requer a intervenção docente, para que se construa a inclusão de gênero.

  • C.

    forma salutar de pressão do grupo para que os praticantes dessa modalidade voltem-se para outras, mais adequadas.

  • D.

    manifestação comum entre praticantes de diferentes modalidades esportivas, que deve ser resolvida entre eles.

  • E.

    manifestação de desagrado de acordo com o direito de expressão garantido na lei.

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