Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos problemas de exclusão relacionados à prática esportiva na escola é o da divisão entre meninos e meninas. Essa divisão não é apenas reflexo de um fato biológico, mas está também relacionada
à opção sexual e comportamental apresentada por grupos de crianças e adolescentes.
à construção social dos gêneros masculino e feminino, cada qual com suas características socialmente atribuídas.
à cultura familiar e educacional, que carrega traços característicos de camadas sociais diferentes.
aos jogos e brincadeiras características da região de origem das crianças.
aos hábitos adquiridos pelos alunos em seus primeiros anos de educação infantil.
No texto Imagem e Ação, Betti, referindo-se à relação mídia − educação e Educação Física, entende que esta não deve ser considerada na visão de combate ao sedentarismo, desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras e muito menos na de formação de futuros atletas. E enfatiza que a Educação Física só ocorrerá de forma pedagógica eficiente quando for concebida
articulando-se vivência corporal, conhecimento e reflexão.
incentivando a cultura, a participação e o companheirismo.
incorporando a sociedade, o pragmatismo e o conhecimento.
estimulando a comunicação, a educação e a vivência corporal.
aprimorando a motricidade, a imagem e a reflexão.
Betti, com base em Sérgio, define motricidade humana como a capacidade de movimento para a transcendência, o que significa
utilizar o esporte para o desenvolvimento das capacidades e habilidades do ser humano.
esportivizar o conhecimento, para transformá-lo em benefício da saúde e bem estar.
usufruir, compartilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais do exercício.
refletir sobre o movimento físico, incorporando-o ao acervo motor.
instrumentalizar o movimento esportivo, transformando- o em ferramenta aplicável na vida cotidiana e no trabalho.
Sousa e Altmann contribuem para a fundamentação de uma Educação Física indutora de ação pedagógica que permite às mulheres e aos homens, conjunta e indiscriminadamente,
vivências esportivas do cidadão que frequenta todos os tipos de escola.
conhecimento e vivências lúdicas do corpo que pensa, sente, age, constrói e consome cultura.
construção de um projeto lúdico desportivo e cultural, que contribua para o desenvolvimento físico.
trabalho pedagógico que determine uma condição ideal de aproveitamento escolar.
trabalho escolar em conjunto e separadamente para o melhor benefício didático.
Nascimento e Almeida, sobre a tematização das lutas na Educação Física, e tentando relativizar os empecilhos postos para o tratamento pedagógico desse conteúdo na escola, reforçam a importância do professor ter claro para si sob qual perspectiva tratará os conteúdos, para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria, de forma a
reforçar as sequências pedagógicas e a grade curricular.
reformular os aspectos da psicologia de grupo associada à pedagogia escolar.
aprimorar as metodologias de aula e a interdisciplinaridade.
aproveitar as características agonísticas da luta para desenvolver valores como respeito, confiança e determinação.
valorizar os subsídios práticos ligados aos conhecimentos teóricos.
Nascimento e Almeida, comentando a atitude de alguns alunos frente à exposição extrema patrocinada pela indústria do futebol, principalmente após os finais de semana, constatam que, ao retornar às aulas, os alunos
melhoram, sobremaneira, sua interatividade.
participam das atividades com estado emocional mais tranquilo.
participam dos programas de forma mais prazerosa.
tornam-se menos passivos e mais questionadores.
apresentam um comportamento mais agressivo.
Em um planejamento de ensino na escola, a descrição das atividades parece ser a tarefa com a qual o professor se encontra mais familiarizado, ou seja, a tarefa de
selecionar os objetivos a serem atingidos durante a aula.
relacionar os jogos e atividades competitivas a serem utilizados na aula e no cotidiano.
esquematizar as proposições motoras a serem executadas pelos alunos.
discutir com os alunos as tarefas e relacioná-las aos conteúdos teóricos escolhidos.
discutir sobre as regras de cada atividade esportiva selecionada para a aula.
As aulas de Educação Física devem favorecer aos alunos a aprendizagem de um conhecimento específico que lhes possibilite interagir com a cultura de movimento, com vistas
à expressão corporal, aos aspectos esportivos e atléticos.
à recreação pelo exercício, pelo convívio escolar e pelo estímulo competitivo.
à diversão, melhoria da saúde física e desenvolvimento das habilidades atléticas.
ao usufruto dos benefícios e da forma de linguagem e inclusão social nas práticas motoras.
à aprendizagem das outras disciplinas práticas desevolvidas na escola do ensino médio.
Em uma de suas obras, Cecília Borges apresenta reflexões em uma perspectiva trinacional, envolvendo os países: Brasil, Canadá e França, sobre a formação dos docentes de Educação Física, seus saberes profissionais e outros aspectos, como
a inclusão nas escolas de primeiro e segundo graus bem como as deficiências mais encontradas no alunado.
a didática na formação básica dos alunos e os métodos utilizados para a implementação da atividade na escola.
os vários papéis profissionais, as condições de trabalho e as missões que os profissionais devem assumir e buscar.
a forma de atendimento ao aluno com necessidades especiais nas aulas de Educação Física e a relação com a família.
a formação filosófica do professor, enquanto produtor de conhecimento e estimulador de práticas esportivas e educativas.
Quando, em uma escola, meninos e rapazes praticam alguma modalidade esportiva ainda considerada por alguns como feminina, ouvem muitas vezes comentários pejorativos e podem ser até mesmo alvo de brincadeiras pesadas. Esse tipo de situação representa uma
brincadeira sem consequências, que docentes e familiares devem atribuir à imaturidade dos envolvidos.
forma de violência e requer a intervenção docente, para que se construa a inclusão de gênero.
forma salutar de pressão do grupo para que os praticantes dessa modalidade voltem-se para outras, mais adequadas.
manifestação comum entre praticantes de diferentes modalidades esportivas, que deve ser resolvida entre eles.
manifestação de desagrado de acordo com o direito de expressão garantido na lei.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...