Questões de Educação Física do ano 2011

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A partir da observação e análise do movimento dos alunos, o professor pode intervir com qualidade, visando, por exemplo, corrigir um movimento inadequado. Mas para que esta observação seja feita com qualidade é necessário que o professor posicione-se adequadamente em relação ao plano e eixo de execução de um movimento. Sobre o movimento e seu plano ou eixo delimitação do corpo humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O movimento de adução do braço ao lado do tronco e realizado no eixo antero-posterior.

( ) O movimento de extensão de quadril é realizado no plano transverso.

( ) O movimento de flexão do cotovelo é realizado no plano sagital.

( ) O movimento de rotação medial do braço e realizado no eixo látero-lateral.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    V, F, V, F

  • D.

    V, F, F, V

  • E.

    F, V, F, V

Marcellino afirma que ainda são anseios da sociedade aquelas fases da Educação Física colocadas historicamente como militarista e higienista. Para superar e combater essas tendências, sugere uma Educação Física escolar que

  • A.

    estimule apresentações de danças e lutas.

  • B.

    apresente exercícios com jogos, esportes e competição.

  • C.

    valorize o lazer e os aspectos sociais.

  • D.

    desenvolva os aspectos cooperativos e competitivos.

  • E.

    valorize exercícios e atividades holísticas e de relaxamento.

O ritmo, além de ajudar na organização do movimento, pode ser entendido como algo que flui de modo sequencial e com regularidade; por isso, é importante em qualquer atividade desportiva e pode ser trabalhado por meio de movimento com variações de direção, planos e eixos. Um bom exemplo desse trabalho pode ser verificado nas modalidades:

  • A.

    ginástica rítmica, capoeira e dança de rua.

  • B.

    dança de rua, basquetebol e natação.

  • C.

    natação, ciclismo e capoeira.

  • D.

    ginástica olímpica, ciclismo e corrida.

  • E.

    judô, corrida e dança de rua.

O uso de tratados de Anatomia, Biomecânica e Fisiologia na ginástica traduz uma concepção de corpo como objeto de intervenção da ciência, por centrar os esforços

  • A.

    nos modelos cartesianos de movimento, privilegiando as ações táticas e técnicas.

  • B.

    nas funções e mecanismos corporais, deixando de lado o empirismo.

  • C.

    nas teorias pedagógicas e técnicas do movimento corporal.

  • D.

    nos fundamentos fisiológicos e antropológicos do movimento humano.

  • E.

    nas visões pragmáticas do movimento humano, sem preocupação com o aspecto sociofilosófico.

Dois modelos de ensino utilizados em Educação Física são o integrativo e o transformativo. O integrativo é o modelo no qual o conhecimento elaborado depende do contexto em que o conteúdo é usado e o transformativo é aquele no qual o ensino efetivo depende da síntese de todos os conhecimentos. São exemplos desses dois modelos, respectivamente, as seguintes atividades:

  • A.

    um jogo de queimada mista com área do morto estendida para toda a lateral da quadra e uma série de cobranças ensaiadas de faltas no ataque de handebol.

  • B.

    o ensino de natação na parte da piscina onde os alunos não podem colocar os pés no fundo e uma atividade de caminhada de 3 quilômetros.

  • C.

    um jogo de futebol de mãos dadas com meninos e meninas formando duplas e um jogo de voleibol com a rede coberta.

  • D.

    a sequência de 3 séries de 30 abdominais com intervalos de 1 a 2 minutos e exercícios de agachamento no leg-press com 30 repetições e intervalos de 5 minutos.

  • E.

    o ensino do cálculo do IMC para relacionar alunos com hábitos alimentares e exercícios e um jogo de basquetebol com diferentes sistemas de defesa para testar jogadas de ataque.

Segundo Lomakine, a dança, como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo cognitivo e socioafetivo, o que significa

  • A.

    proporcionar ao educando um conhecimento técnico e artístico sobre a dança.

  • B.

    propiciar um trabalho voltado para os aspectos sociais.

  • C.

    buscar o entendimento sobre o corpo em movimento ritmado.

  • D.

    trabalhar a totalidade do ser humano.

  • E.

    contribuir para o desenvolvimento do ser humano no tocante ao conhecimento corporal.

Para Lomakine, ao ser ministrada no âmbito escolar, a interpretação e apreciação da dança representam um canal importante de informações e vivências para que os alunos possam

  • A.

    conhecer o próprio corpo e aprimorar a propriocepção.

  • B.

    conhecer os sons e os ritmos internacionais.

  • C.

    aprender técnicas teatrais.

  • D.

    desenvolver uma nova habilidade física.

  • E.

    aprender a protagonizar um espetáculo de dança.

Para Guedes, algumas doenças degenerativas que aparecem na idade adulta podem ter relação com atitudes na infância e na adolescência, pela aquisição de comportamentos inadequados, que favorecem o aparecimento dos chamados fatores de risco, como

  • A.

    inadequação dos ambientes escolares e alimentação desequilibrada.

  • B.

    falta de cuidados e excesso de atividade física.

  • C.

    excesso de carboidratos e hábitos inadequados de higiene.

  • D.

    hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física.

  • E.

    deficiência de proteínas e atividades esportivas precoces.

O modo de vida urbano leva os indivíduos a executar menos atividades no trabalho e nas horas de lazer, ao assistir TV e ir ao cinema. Em razão da progressiva automação e mecanização observadas nos dias de hoje, em que os movimentos são substituídos pelos avanços tecnológicos, a sociedade vem cultivando hábitos de vida cada vez mais

  • A.

    ecléticos, acompanhando as novas tecnologias de condicionamento físico.

  • B.

    lúdicos, devido à visão de que a tecnologia possibilita o entretenimento.

  • C.

    saudáveis e energéticos, decorrentes do culto ao corpo.

  • D.

    esportivos, que levam à vigorexia, síndrome que prolifera em algumas academias.

  • E.

    sedentários, o que contribui para o desenvolvimento de algumas doenças.

A principal meta dos programas de promoção da saúde por meio do esporte escolar é proporcionar fundamentação teórica e prática para que os educandos possam

  • A.

    incorporar conhecimentos que lhes serão úteis para toda a vida.

  • B.

    praticar atividade física em benefício do fortalecimento muscular.

  • C.

    evitar maus hábitos alimentares, para crescerem saudáveis.

  • D.

    incorporar hábitos esportivos em sua vida acadêmico- escolar.

  • E.

    evitar as doenças hipocinéticas, que costumam acometer os trabalhadores em funções repetitivas.

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