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A partir da observação e análise do movimento dos alunos, o professor pode intervir com qualidade, visando, por exemplo, corrigir um movimento inadequado. Mas para que esta observação seja feita com qualidade é necessário que o professor posicione-se adequadamente em relação ao plano e eixo de execução de um movimento. Sobre o movimento e seu plano ou eixo delimitação do corpo humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O movimento de adução do braço ao lado do tronco e realizado no eixo antero-posterior.
( ) O movimento de extensão de quadril é realizado no plano transverso.
( ) O movimento de flexão do cotovelo é realizado no plano sagital.
( ) O movimento de rotação medial do braço e realizado no eixo látero-lateral.
A sequência está correta em
V, V, F, F
F, V, V, F
V, F, V, F
V, F, F, V
F, V, F, V
Marcellino afirma que ainda são anseios da sociedade aquelas fases da Educação Física colocadas historicamente como militarista e higienista. Para superar e combater essas tendências, sugere uma Educação Física escolar que
estimule apresentações de danças e lutas.
apresente exercícios com jogos, esportes e competição.
valorize o lazer e os aspectos sociais.
desenvolva os aspectos cooperativos e competitivos.
valorize exercícios e atividades holísticas e de relaxamento.
O ritmo, além de ajudar na organização do movimento, pode ser entendido como algo que flui de modo sequencial e com regularidade; por isso, é importante em qualquer atividade desportiva e pode ser trabalhado por meio de movimento com variações de direção, planos e eixos. Um bom exemplo desse trabalho pode ser verificado nas modalidades:
ginástica rítmica, capoeira e dança de rua.
dança de rua, basquetebol e natação.
natação, ciclismo e capoeira.
ginástica olímpica, ciclismo e corrida.
judô, corrida e dança de rua.
O uso de tratados de Anatomia, Biomecânica e Fisiologia na ginástica traduz uma concepção de corpo como objeto de intervenção da ciência, por centrar os esforços
nos modelos cartesianos de movimento, privilegiando as ações táticas e técnicas.
nas funções e mecanismos corporais, deixando de lado o empirismo.
nas teorias pedagógicas e técnicas do movimento corporal.
nos fundamentos fisiológicos e antropológicos do movimento humano.
nas visões pragmáticas do movimento humano, sem preocupação com o aspecto sociofilosófico.
Dois modelos de ensino utilizados em Educação Física são o integrativo e o transformativo. O integrativo é o modelo no qual o conhecimento elaborado depende do contexto em que o conteúdo é usado e o transformativo é aquele no qual o ensino efetivo depende da síntese de todos os conhecimentos. São exemplos desses dois modelos, respectivamente, as seguintes atividades:
um jogo de queimada mista com área do morto estendida para toda a lateral da quadra e uma série de cobranças ensaiadas de faltas no ataque de handebol.
o ensino de natação na parte da piscina onde os alunos não podem colocar os pés no fundo e uma atividade de caminhada de 3 quilômetros.
um jogo de futebol de mãos dadas com meninos e meninas formando duplas e um jogo de voleibol com a rede coberta.
a sequência de 3 séries de 30 abdominais com intervalos de 1 a 2 minutos e exercícios de agachamento no leg-press com 30 repetições e intervalos de 5 minutos.
o ensino do cálculo do IMC para relacionar alunos com hábitos alimentares e exercícios e um jogo de basquetebol com diferentes sistemas de defesa para testar jogadas de ataque.
Segundo Lomakine, a dança, como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo cognitivo e socioafetivo, o que significa
proporcionar ao educando um conhecimento técnico e artístico sobre a dança.
propiciar um trabalho voltado para os aspectos sociais.
buscar o entendimento sobre o corpo em movimento ritmado.
trabalhar a totalidade do ser humano.
contribuir para o desenvolvimento do ser humano no tocante ao conhecimento corporal.
Para Lomakine, ao ser ministrada no âmbito escolar, a interpretação e apreciação da dança representam um canal importante de informações e vivências para que os alunos possam
conhecer o próprio corpo e aprimorar a propriocepção.
conhecer os sons e os ritmos internacionais.
aprender técnicas teatrais.
desenvolver uma nova habilidade física.
aprender a protagonizar um espetáculo de dança.
Para Guedes, algumas doenças degenerativas que aparecem na idade adulta podem ter relação com atitudes na infância e na adolescência, pela aquisição de comportamentos inadequados, que favorecem o aparecimento dos chamados fatores de risco, como
inadequação dos ambientes escolares e alimentação desequilibrada.
falta de cuidados e excesso de atividade física.
excesso de carboidratos e hábitos inadequados de higiene.
hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física.
deficiência de proteínas e atividades esportivas precoces.
O modo de vida urbano leva os indivíduos a executar menos atividades no trabalho e nas horas de lazer, ao assistir TV e ir ao cinema. Em razão da progressiva automação e mecanização observadas nos dias de hoje, em que os movimentos são substituídos pelos avanços tecnológicos, a sociedade vem cultivando hábitos de vida cada vez mais
ecléticos, acompanhando as novas tecnologias de condicionamento físico.
lúdicos, devido à visão de que a tecnologia possibilita o entretenimento.
saudáveis e energéticos, decorrentes do culto ao corpo.
esportivos, que levam à vigorexia, síndrome que prolifera em algumas academias.
sedentários, o que contribui para o desenvolvimento de algumas doenças.
A principal meta dos programas de promoção da saúde por meio do esporte escolar é proporcionar fundamentação teórica e prática para que os educandos possam
incorporar conhecimentos que lhes serão úteis para toda a vida.
praticar atividade física em benefício do fortalecimento muscular.
evitar maus hábitos alimentares, para crescerem saudáveis.
incorporar hábitos esportivos em sua vida acadêmico- escolar.
evitar as doenças hipocinéticas, que costumam acometer os trabalhadores em funções repetitivas.
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