Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Neira e Nunes, a cultura existe à medida em que o homem se afasta do estado "natural", havendo, assim, uma oposição entre "natureza" e "cultura", sendo esta uma característica que pode distinguir a espécie humana das demais. Por estar associada à idéia de razão, cultura nesta perspectiva está de acordo com o

  • A.

    Iluminismo.

  • B.

    Existencialismo.

  • C.

    Parnasianismo.

  • D.

    Culturalismo.

  • E.

    Negativismo.

Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.

O garoto B, por ser mais pesado e mais alto que os outros, além de ter boa potência de membros inferiores, pode ser direcionado para a prática de basquetebol.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:

  • A.

    operatório-concreto

  • B.

    operatório-formal

  • C.

    sensório-motor

  • D.

    pré-operatório

  • E.

    simbólico

A escola é uma instituição social e, como tal, participa das relações socioculturais que promovem as desigualdades. Por inserir boa parcela da população nessas relações desiguais, pode ser entendida como

  • A.

    local isento de parcialidades políticas.

  • B.

    palco primário de confrontos culturais.

  • C.

    contexto sociocultural nocivo à sociedade.

  • D.

    promotora de conflitos inter-raciais.

  • E.

    reguladora inicial dos anseios de classe.

Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.

O garoto A possui a maior potência aeróbia de membros inferiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:

  • A.

    do interesse da maioria da turma, para despertar maior motivação para a aprendizagem

  • B.

    da competência didático-pedagógica do professor, para garantir a eficácia do ensino

  • C.

    do estágio de desenvolvimento motor dos alunos, para assegurar a aprendizagem das habilidades motoras

  • D.

    da popularidade dos temas da cultura corporal junto a comunidade escolar, para reforçar a identidade comunitária

  • E.

    dos diferentes temas da cultura corporal, para possibilitar a vivência e a reflexão acerca do seu significado, sentido e fatores determinantes

Para Neira e Nunes, a tarefa do currículo crítico-emancipatório é a de promover condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas do ensino, encaminhando o indivíduo para a emancipação, possibilitada pelo uso da

  • A.

    retenção.

  • B.

    andragogia.

  • C.

    autodisciplina.

  • D.

    linguagem.

  • E.

    dedicação.

Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.

Apesar de o garoto C apresentar o melhor rendimento no teste de 40 segundos, possui potência anaeróbia total menor que o garoto B, devido a sua massa corporal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:

  • A.

    fomentar o interesse permanente pela prática recreativa das atividades físico-esportivas

  • B.

    educar a juventude por meio de atividades lúdico-esportivas para a ocupação das horas de ócio

  • C.

    trabalhar as atividades físicas na perspectiva da formação de corpos harmoniosos, saudáveis e robustos

  • D.

    desenvolver, por meio da prática de atividades físico-esportivas, um caráter altruísta, participativo e solidário

  • E.

    formar uma consciência crítica em relação aos fatores determinantes das normas e valores competitivos que impregnam o esporte

De acordo com Neira e Nunes, a preocupação com o pleno exercício da cidadania conduz o desenho curricular da Educação Física a uma perspectiva crítica, que deve levar em consideração o

  • A.

    indivíduo como resultado único das ações do meio que o rodeia.

  • B.

    efeito, causas e conseqüências do desenvolvimento biológico.

  • C.

    valor das regras e especificidades do jogo cooperativo.

  • D.

    conhecimento, a valorização, o respeito e a apropriação da pluralidade.

  • E.

    treinamento repetitivo de padrões de solução para problemas propostos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...