Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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  • A.

    sobra de 11,0m3 de material proveniente de corte;

  • B.

    falta de 12,0m3 de material para a realização de aterro;

  • C.

    sobra de 14,0m3 de material proveniente de corte;

  • D.

    falta de 17,0m3 de material para a realização de aterros;

  • E.

    sobra de 28,0m3 de material para a realização de aterro.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

As contagens frequentes de tráfego realizadas numa via expressa em área urbana no Brasil, com 4 (quatro) faixas de tráfego por sentido e com tráfego misto de automóveis, ônibus e caminhões, operando com fluxo máximo (capacidade da via), no sentido mais carregado na hora de pico da tarde, registram com frequência um volume médio equivalente de veículos em UCP (Unidade de carro de passeio), por faixa de tráfego, variando entre

  • A.

    3.400 a 4.200 UCP/h.

  • B.

    200 a 1.000 UCP/h.

  • C.

    2.600 a 3.400 UCP/h.

  • D.

    1.000 a 1.800 UCP/h.

  • E.

    1.800 a 2.600 UCP/h.

A pavimentação de uma via requer uma estrutura em diversas camadas, de forma que as cargas dos veículos sejam adequadamente resistidas. Concreto asfáltico, areia-asfalto, macadame asfáltico e tratamento superficial são alternativas para a construção da camada denominada de:

  • A.

    revestimento;

  • B.

    leito;

  • C.

    sub-leito;

  • D.

    base;

  • E.

    sub-base.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

O Volume Médio Diário Anual (VMDa), em uma determinada seção de uma via é possível de ser determinado por meio de contagens contínuas ou permanentes durante

  • A.

    um conjunto de dias num mês típico, efetuadas por contagem manual ou por equipamentos eletrônicos.

  • B.

    um conjunto de dias de meses típicos, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos.

  • C.

    o período de 3 (três) semanas típicas no ano, efetuadas por contagem manual ou por equipamentos eletrônicos.

  • D.

    o período de um ano, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos, ou pelas praças de pedágio.

  • E.

    o período de 6 (seis) meses, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos.

Os pavimentos das estradas podem ser classificados em flexíveis ou rígidos, de acordo com o tipo de revestimento empregado. Um exemplo de pavimento rígido é o que possui revestimento de:

  • A.

    pó-de-pedra;

  • B.

    argila;

  • C.

    asfalto;

  • D.

    brita mal graduada;

  • E.

    concreto.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Na fase de reconhecimento para a escolha do traçado de uma rodovia, são levantados os dados necessários, analisados e definidos os

  • A.

    taludes de corte e/ou aterro, a indicação e localização de obras de arte, dispositivos de drenagem e áreas de corte e /ou aterro.

  • B.

    limites das obras de arte correntes e especiais, as cotas da linha de greide e as declividades das rampas em porcentagem.

  • C.

    cálculos de todos os elementos necessários para a definição do projeto em planta, perfil longitudinal e seções transversais.

  • D.

    raios das curvas horizontais, estaqueamento do traçado, levantamento do perfil do terreno e escolha das curvas verticais.

  • E.

    principais obstáculos topográficos, geológicos, hidrológicos e escolhidos os locais para o lançamento de anteprojetos.

Durante os estudos para o dimensionamento de um pavimento rígido para o projeto de uma estrada, realizouse um ensaio “in loco” aplicando uma força de 2tf sobre uma placa circular de diâmetro 20cm. Se o recalque verificado foi de 0,40cm, o coeficiente de recalque do solo, em (tf/m2)/cm, vale:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Para realizar o movimento de ultrapassagem em curvas horizontais ou verticais, em rodovias de pista simples e sentido duplo de circulação, os veículos se utilizam da faixa contrária nesta manobra, necessitam de boa visibilidade e distância para garantir sua realização com segurança. Para a velocidade regulamentada de 80 km/h a distância mínima de visibilidade, em metros, é de

  • A.

    355.

  • B.

    320.

  • C.

    180.

  • D.

    245.

  • E.

    140.

Sabendo-se que o raio R vale 80m, o desenvolvimento total D da curva, em metros, é de:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Atenção: As questões de números 75 a 80 referem-se à Legislação.

A União pretende delegar ao Estado do Ceará a administração e exploração de rodovia federal. De acordo com a legislação que rege a matéria, deverá fazê-lo mediante

  • A.

    consórcio administrativo, pelo prazo necessário à amortização dos investimentos necessários.

  • B.

    contrato de concessão, pelo prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos, prorrogável por igual período.

  • C.

    convênio, pelo prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos, prorrogável por igual período.

  • D.

    convênio, pelo prazo máximo de 5 (cinco) anos, prorrogável por igual período.

  • E.

    contrato de concessão, pelo prazo máximo de 25 (vinte e cinco) anos, ou convênio, em caráter precário.

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